ViaMobilidade forma 14 novas operadoras de trens na Linha 5-Lilás nesta terça (23)

23/04/2024

Colaboradoras contam com 540 horas de treinamento e passam a transportar cerca de 580 mil passageiros por dia, entre Capão Redondo e Chácara Klabin

No mês do Dia do Ferroviário, celebrado em 30 de abril, a ViaMobilidade realizou a formatura de 14 novas operadoras de trens na Linha 5-Lilás de metrô em São Paulo, nesta terça-feira (23), no Pátio Guido Caloi, ao lado da Estação Santo Amaro. Dessa forma, a concessionária chegou a quase 40% de mão de obra feminina na área de tráfego, enquanto no cenário nacional, o percentual geral é de 22%, no exercício 2023.

Desde fevereiro, após processo seletivo realizado a partir das inscrições pelo site da ViaMobilidade, a concessionária preparou as futuras operadoras. As colaboradoras tiveram 540 horas de treinamento, com aprendizagens sobre atendimento aos passageiros, inteligência emocional, políticas da concessionária, procedimentos de primeiros socorros, entre outros, além da condução dos trens que compõem as frotas da Linha 5-Lilás.

Segundo o Balanço do Setor Metroferroviário mais recente, divulgado pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), a participação feminina no mercado de transporte sobre trilhos no Brasil caiu de 25% para 22%, entre o penúltimo e último anuário. Por sua vez, a ViaMobilidade seguiu caminho contrário na área de tráfego na Linha 5-Lilás: saltou de 34,21% para 39,28%.

Com o acréscimo, a ViaMobilidade passou a contar com 168 operadores de metrô na Linha 5-Lilás, sendo 102 homens e 66 mulheres. "Nossa meta é espelhar, em nosso quadro de funcionários, a realidade do Brasil. Mais de 56% dos passageiros que usam os trens e metrô no país são mulheres. E queremos esse reflexo aqui. Em janeiro, formamos uma turma composta somente por 24 novas AAS (agentes de atendimento e segurança), agora são mais 14 novas operadoras e seguiremos nessa meta", explicou o gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, Ricardo de Almeida.

A Linha 5-Lilás conta com 17 estações ao longo de 20 quilômetros de trajeto, ligando a região central à zona Sul da Capital, entre as estações Chácara Klabin e Capão Redondo. Em média por dias úteis, aproximadamente 580 mil passageiros usam a linha.



google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU