Novo estudo da Visa revela que cresce a expectativa dos passageiros de usar pagamentos por aproximação no transporte urbano
Novo estudo "Futuro da Mobilidade Urbana" da Visa destaca a necessidade de uma maior unificação e simplificação dos sistemas de pagamento no transporte público da América Latina
Maioria
dos pesquisados espera que os meios de transporte público aceitem
pagamentos por aproximação, reforçando que a tecnologia satisfaz a
crescente demanda do consumidor por mais conveniência, segurança e
rapidez na hora de pagar para se
deslocar
Milhões
de pessoas usam o transporte urbano em seu dia a dia na América Latina.
A adoção de sistemas inovadores de pagamento nos meios de transporte
coletivo tem aumentado, mas ainda há desafios a serem solucionados para
que a mobilidade urbana
realize todo seu potencial de acelerar a inclusão financeira e tornar
esse tipo de transporte melhor e mais acessível a todos.
A
Visa apresentou hoje os resultados da nova edição do seu estudo "Futuro
da Mobilidade Urbana", uma pesquisa realizada com 11.500 participantes,
em 12 mercados (incluindo Chile e México), e que revelou que 51% dos
usuários de transporte público
pesquisados ainda recorrem a quatro ou mais meios de pagamento a cada
mês para utilizar transporte público – destacando a necessidade de uma
maior unificação e simplificação dos sistemas de transporte coletivo. Na
verdade, 64% dos
pesquisados usariam um serviço digital para planejar, reservar e pagar
antecipadamente todos os seus meios de transporte em uma única
plataforma, e 94% dos passageiros esperam que os meios de transporte
público aceitem pagamentos por aproximação no
futuro.
"Os
resultados do estudo demonstram a enorme oportunidade que existe na
região para continuarmos transformando a mobilidade urbana com soluções
inovadoras de pagamento digital que facilitem o deslocamento dos
passageiros", diz Andres Polo,
head de Mobilidade Urbana da Visa América Latina e Caribe. "Cada vez
mais, os passageiros esperam que o transporte coletivo acompanhe os
padrões de pagamento por aproximação. A Visa é uma parceira de confiança
do setor de mobilidade urbana e
estamos comprometidos a continuar expandindo essa tecnologia para
desbloquear um valor que vai além do transporte urbano, promovendo a
inclusão financeira, fortalecendo as economias locais e tornando as
viagens diárias mais inclusivas e sustentáveis
para todos."
A terceira edição do estudo "Futuro da Mobilidade Urbana" da Visa é uma continuação do estudo do ano passado, cujo foco foi o retorno do consumidor ao transporte público após a covid-19. A pesquisa deste ano destaca as percepções e atitudes dos passageiros em relação aos meios de pagamento usados nos sistemas de transporte coletivo.
Oportunidades na América Latina
Especificamente na América Latina, embora 54% dos passageiros pesquisados no Chile e 52% no México ainda usem quatro ou mais meios de pagamento diferentes, ambos os mercados estão acima da média global (64%) em termos de disposição para usar pagamentos digitais no transporte público. A grande maioria dos chilenos e mexicanos pesquisados (71% e 81%, respectivamente) está ansiosa para utilizar um serviço digital para planejar, reservar e pagar antecipadamente todos os seus meios de transporte em uma única plataforma. Outras descobertas importantes:
- Segundo
a pesquisa, 50% dos mexicanos e 38% dos chilenos utilizam o transporte
público regularmente para necessidades básicas, enquanto 34% e 32% dos
consumidores pesquisados no Chile e no México usam o transporte público
como principal meio de
deslocamento.
- Nos dois mercados, os deslocamentos ocorrem principalmente em razão de necessidades diárias.
Os chilenos pesquisados usam o transporte público principalmente para
coisas do dia a dia (60%); na sequência vêm as atividades
de lazer como ir a restaurantes, fazer compras ou encontrar amigos (48%)
e deslocar-se de casa para o trabalho e vice-versa (46%). No México,
58% usam o transporte público para coisas do dia a dia, seguido de
deslocar-se de casa para o trabalho e
vice-versa (52%) e atividades de lazer (47%).
- O uso de um único meio de pagamento nas diferentes opções de mobilidade urbana ainda é baixo.
Mundialmente, 19% dos passageiros usam uma única opção de pagamento em
todos os seus meios de transporte. Os números não são
diferentes no Chile e no México, onde 18% e 15% dos passageiros utilizam
uma única opção de pagamento em todos os meios de transporte. Porém, se
fosse possível usar uma única opção de pagamento em todos os meios de
transporte, 44% dos
entrevistados no Chile e 55% no México experimentariam diferentes formas
de transporte público.
- Quase
todos os indagados no Chile e no México (95% e 96%) esperam que os
meios de transporte público aceitem pagamentos por aproximação,
reforçando o valor dessa tecnologia para digitalizar milhões de
transações de baixo valor em
segmentos mal atendidos. Da mesma forma, 65% e 61% dos
pesquisados no Chile e no México têm altas expectativas no sentido de
que os meios de transporte aceitem pagamentos por aproximação.
- A tecnologia sem contato é bastante conhecida, uma vez que o cartão de pagamento por aproximação é a opção que mais tende a ser usada para pagar transporte público. No Chile, considerando todos os tipos de pagamento usados nos meios de transporte público, 41% dos usuários são mais propensos a pagar por aproximação usando um cartão de débito ou crédito físico ou armazenado em uma carteira móvel, seguidos dos cartões sem contato pré-pagos (26%). No México, 33% dos passageiros são mais propensos a pagar por aproximação usando cartões pré-pagos (físicos ou armazenados em uma carteira móvel), seguidos de cartões de débito ou crédito físicos ou virtuais (27%), também sem contato.
Desenvolvimento de soluções no Brasil
No Brasil, a Visa se uniu ao Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, Com o objetivo de impulsionar as soluções de pagamento digitais e modernas, principalmente no ecossistema de mobilidade urbana do Brasil e América Latina, a companhia vem buscando parcerias para o desenvolvimento de soluções que possam atender dores apontadas por clientes e consumidores, como mais fluidez no momento dos pagamentos, mais sustentabilidade através da redução do uso de papel, maior segurança contra fraudes e redução dos gargalos do sistema.
"Ter a oportunidade de conectar uma gigante como a Visa com soluções desenvolvidas por membros do Cubo é potencializar novos projetos que podem impactar diretamente o cotidiano e qualidade de vida da população brasileira e de outros países da região", comenta Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
A
expectativa da Visa é lançar ao mercado diversas soluções dentro dos
próximos 12 meses, tanto com melhorias para mobilidade urbana, por meio
de transportes públicos, quanto tecnologias voltadas a praças privadas,
como estacionamentos de
shoppings e centro de eventos. O intuito é que com estas propostas,
novos casos de uso se tornem referência para o mercado, levando as
vantagens de tecnologias modernas, como pagamento por aproximação e
biometria facial, a um número cada vez maior de
negócios e de pessoas.
"Na
Visa, sabemos da importância de se trabalhar inovação de forma aberta e
colaborativa. É unindo forças que potencializamos nossas tecnologias e
conseguimos levar benefícios para toda a população brasileira. O Cubo
Itaú é um excelente palco
e parceiro nesse nosso desafio de transformar a mobilidade urbana no
país", conta Julio Ramos, head de Soluções para Mobilidade Urbana da
Visa no Brasil.
Case Rio de Janeiro
Um
dos objetivos da Visa é desenvolver cada vez mais projetos de sucesso
como a parceria com MetrôRio, onde os pagamentos por aproximação têm
diminuído o custo e tempo de implantação e trouxeram importantes
resultados.
No
primeiro ano de parceria, houve um crescimento exponencial de pessoas
que adotaram esse método de pagamento. Houve um aumento médio de 40% ao
mês e o uso médio diário durante a semana ficou em 1,75 vez por
passageiro.
Em
relação a experiência do usuário, houve uma melhora de percepção pelo
público, dado ao encurtamento das filas e a facilidade no processo de
entrada das estações. A melhor evidência da percepção positiva dos
usuários é a taxa de
recorrência de 97%. Isso significa que após o primeiro uso, 9 em cada 10
pessoas continuam usando esta solução para outras viagens.
Quanto
ao turismo, também foi impactado. Visitantes de mais de 20 países
diferentes utilizaram a solução nas catracas do Rio de Janeiro no
primeiro ano da implementação da tecnologia, sendo o primeiro lugar
ocupado pelos britânicos, seguidos por
argentinos, franceses e norte-americanos.
Outro
tópico é a questão da segurança. O sistema de pagamentos criado pela
companhia ajuda a identificar padrões de fraude e detectar transações
suspeitas. Uma das maiores preocupações está relacionada ao sistema de
gestão de transações, um
software que auxilia a equipe do MetrôRio a acompanhar as transações,
mudanças no perfil do passageiro e, principalmente, tentativas de fraude
e taxas de autorização. No caso do MetrôRio, o risco financeiro se
manteve em torno de
0,03%.
"Este
é apenas um dos cases de sucesso. No Cubo Itaú desenvolvemos projetos
tanto para o Brasil quanto para países da América Latina, que podem
eventualmente ser adaptados de acordo com a necessidade de clientes com
operações regionais",
finaliza Julio Ramos.
Elevando a todos, em todos os lugares por meio do transporte público
A tecnologia Tap to Ride da Visa, que possibilita que os passageiros aproximem um cartão sem contato, celular ou vestível de um terminal de pagamento antes de embarcarem em um ônibus, metrô ou outro meio de transporte, tem crescido de forma impressionante. As transações por aproximação da Visa em sistemas de transporte público no mundo todo ultrapassaram a marca de um bilhão durante o ano fiscal de 2022. Nossas transações de mobilidade urbana na LAC também cresceram 75 vezes desde dezembro de 2019. Até o momento, a Visa tem mais de 650 projetos de transporte público no mundo e mais de 350 projetos em desenvolvimento, com 25 projetos na LAC já em operação em 13 cidades e 8 países e muitos outros acontecendo este ano.
Com experiência global em transformação da mobilidade urbana, nos últimos 15 anos, a Visa trabalhou para ajudar a simplificar e agilizar a modernização dos sistemas de cobrança de passagens em todas as formas de mobilidade urbana. Isso abrange facilitar e dar fluidez ao processo de adoção do pagamento por aproximação nas cidades. Estamos comprometidos a continuar trabalhando com prefeituras, urbanistas, secretarias municipais de transporte e operadoras para reimaginar a experiência de mobilidade urbana, buscando um transporte inclusivo, eficiente, sustentável e interconectado.
Metodologia da pesquisa
A Pesquisa de Mobilidade Urbana da Visa foi realizada pela Wakefield Research em maio de 2023 com 11.500 usuários de transporte público, em 12 mercados: Singapura, Japão, Egito, Austrália, Estados Unidos, Indonésia, Reino Unido, Paquistão, Alemanha, Itália, México e Chile. Foram estabelecidas quotas de 1.000 pesquisados por mercado, exceto no Chile (500).