CAIO E EMPRESAS PARCEIRAS ENTREGAM EMILLENNIUM PARA A AMAZÔNIA, ESTADO SÍMBOLO DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

04/09/2023

O Amazonas, estado brasileiro que contempla a maior extensão da floresta amazônica dentre os países latinos, é o primeiro da Região Norte Ocidental a receber um ônibus elétrico, carroceria eMillennium Caio, tecnologia Eletra, chassi Mercedes-Benz e baterias WEG.


A Caio, empresa líder na fabricação de ônibus urbano no Brasil, reforça sua contribuição em prol do transporte coletivo sustentável, na cidade de Manaus, capital do Amazonas. O estado, que abriga a maior parte da Floresta Amazônica, maior bioma* do planeta, recebe hoje o primeiro ônibus movido à propulsão elétrica, com tecnologia 100% brasileira.

O evento de entrega da primeira unidade do eMillennium contou com a presença de David Almeida, prefeito de Manaus, do vice-prefeito, Marcos Sergio Rotta, vereadores, deputados e demais autoridades políticas. Na solenidade estavam também representantes do Grupo Eucatur, que fará a operação do veículo, representantes da Caio e demais empresas parceiras.

Dentre as autoridades presentes no evento, destaca-se Cesar Tadeu Teixeira, Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), que confirma a importância do fomento da mobilidade sustentável. "Hoje vivemos um momento histórico, pois estamos entregando para Manaus, para o "pulmão do mundo" que é a Floresta Amazônica, o primeiro ônibus elétrico. Somos pioneiros em trazer um ônibus zero emissões para esse complexo que é a Amazônia que, por seu impacto no clima global, tem a sua preservação como foco mundial".

O eMillennium entregue também será base para estudos que irão mapear a performance do veículo, que serão acompanhados pela Prefeitura Municipal de Manaus em parceria com a Universidade Federal do Amazonas.

A empresa Integração, que faz parte do Grupo Eucatur, será a responsável pela operação do eMillennium. O ônibus fará a linha 125, responsável pelo transporte dos universitários da UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Além desse itinerário, que passa pelo centro da cidade, o ônibus também fará o transporte especial para eventos e outras oportunidades de demonstrar o modelo.

David Almeida, Prefeito de Manaus, pelo perfil de inovação que apresenta, é o idealizador da mudança da mobilidade por transporte coletivo por ônibus na capital. "O ônibus elétrico tem uma tecnologia incrível, é confortável, conta com ar condicionado e é automático, deixando de emitir 105 toneladas de dióxido de carbono por ano, no ambiente".

O gestor municipal, complementa: "Manaus está avançando e sendo exemplo de sustentabilidade e inovação. Estamos investindo na modernização dos serviços de transporte da cidade, para servir à população com qualidade. Os novos veículos são, além de comercialmente viáveis, pela redução de custos com combustível, por exemplo, também ambiental e economicamente corretos. Serão mais 13 unidades do ônibus eMillennium adquiridos até o final de 2023 e novas unidades para 2024".

Sobre o eMillennium

O modelo de carroceria eMillennium produzido possui 12.150 mm, com capacidade para transportar 28 passageiros sentados, com lotação total para 71 pessoas. Foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria, agregando para o transporte coletivo de passageiros o que há de mais atual em itens voltados à mobilidade sustentável. Além de não emitir gases poluentes, o ônibus é produzido com diversos itens em polímero, material 100% reciclável, que confere alta durabilidade e acabamento superior.

Possui amplo salão interno, com acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, estrutura robusta e itens modernos que garantem o conforto de todos os passageiros ao longo de todos os trajetos. Conta com poltronas totalmente estofadas, ar condicionado, sistema Wi-fi, tomadas USB, além de preparação para sistema de monitoramento, GPS, validador eletrônico.

Sobre a Caio

A Caio, empresa fabricante de ônibus com mais de 77 anos de história, possui capacidade produtiva de 50 carrocerias ao dia em suas duas unidades fabris, localizadas nas cidades de Botucatu e Barra Bonita, ambas no interior de São Paulo.

Líder no segmento de ônibus urbanos, credita o êxito no segmento ao seu robusto portfólio de produtos que atendem às diversas necessidades do mercado e ao seu completo mix de soluções que englobam atendimento e serviços diferenciados. A empresa possui equipes de representação de vendas em todo o Brasil e no exterior, com renomada equipe de assistência técnica e facilidades na aquisição e troca de peças de reposição.

A Caio é especialista em oferecer soluções em mobilidade inteligente, facilitando o transporte de milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU