Viação Santa Cruz comemora 65 anos e anuncia compra de 52chassis Euro 6 da Scania
Empresa, que atua em linhas rodoviárias em São Paulo e Minas Gerais, é uma das mais tradicionais do país
A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, rende sua homenagem aos 65 anos da Viação Santa Cruz, recém-celebrados no dia 14 de junho. Parceiras de décadas, ambas misturam suas histórias com o desenvolvimento do Brasil. O ano especial é também celebrado com a compra de um lote de 52 modelos Scania K 370 4x2,equipados de novos motores Euro 6, que são mais rentáveis, econômicos e menos poluentes. Trata-se do maior volume de ônibus 4x2 Euro 6 vendido para um só cliente, até o momento, pela Scania. O apoio diário para as operações da Santa Cruz está sob responsabilidade da Casa Scania WLM Quinta Roda.
A nova frota mostra a força de uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do país. A Santa Cruz misturou suajornada com os próprios desenvolvimentos dos estados de São Paulo e Minas Gerais, onde a viação opera. Atualmente, seu foco está cada vez mais voltado para os valores ESG.
"A Viação Santa Cruz é um dos principais clientes da Scania, em sua história. Estamos muito felizes de comemorar os 65 anos desta empresa que é uma das mais respeitadas do setor. O cliente escolhe a Scania pela eficiência de nossos chassis, o que torna a nossa missão cada dia com mais responsabilidade. Parabéns Viação Santa Cruz pelos seus 65 anos", diz Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.
Quem apoia o cliente no seu dia a dia é a Casa Scania WLM Quinta Roda, que reforça seu compromisso de parceria. "Oferecemos para a Santa Cruz as soluções mais rentáveis e sustentáveis de produtos e serviços para que a operação tenha a máxima disponibilidade", diz Roberto Mota, diretor-geral da WLM Quinta Roda.
"Começamos a parceria com a Santa Cruz em 1998. Uma história muito virtuosa e sempre buscando oferecer o máximo desempenho dos ônibus Scania. Em 2016, fortalecemos ainda mais os negócios com as soluções financeiras, pelo Scania Banco e Consórcio, tendo até hoje uma ótima alternativa para viabilizar as compras", conta Ricardo Schmidt, vendedor de ônibus da WLM Quinta Roda.
"O histórico da empresa é muito emocionante, baseado em sólidos valores. São ótimas memórias construídas com o apoio de todos os nossos colaboradores. Somos muito gratos a todos que fizeram e fazem parte da nossa história", conta Francisco Mazon, proprietário da Viação Santa Cruz. "Hoje, atuamos em 100 cidades, passando por três grandes eixos rodoviários, que movimentam milhares de passageiros."
"Estamos tendo excelentes resultados com os ônibus Scania. Prova disso é que 100% da nossa frota é da marca, e as carrocerias são Marcopolo G8. Com os novos 52 chassis, teremos uma frota de idade média de dois anos. São produtos muito rentáveis, confortáveis e que entregam muita disponibilidade.Todos eles têm freio auxiliar Scania Retarder para a máxima segurança dos passageiros. A frota é 100% conectada e com o pacote mais completo, o Desempenho, pois sabemos o quanto ela traz benefícios para a gestão", salienta Mazon.
Para comemorar os 65 anos, a empresa escolheu um ônibus especial com chassi Scania K 400 4x2. É um modelo diferente com uma pintura vintage. "Tenho orgulho deste ônibus, prefixo 1958, ano da nossa fundação. Estamos comemorando em alto nível nossos 65 anos com este ônibus completo, de um interior muito confortável, que tem todos os opcionais que a Scania oferece, além do sistema ADAS de máxima segurança", completa Mazon.
65 anos de história da Viação Santa Cruz e o compromisso atual de ESG
A primeira linha de ônibus no interior do estado de São Paulo foi inaugurada em 1958 pelo empresário Eugênio Mazon, por meio da Viação Santa Cruz. A trajetória da empresa é marcada pelo investimento em qualidade, conforto, tranquilidade e segurança para os passageiros. Durante sua história, a Santa Cruz investiu na constante renovação da frota, em busca dos melhores equipamentos de mobilidade e buscou desenvolver e preservar os melhores talentos, o que culminou em profissionais comprometidos com a excelência em cada detalhe.
Além disso, a preocupação com os compromissos da Agenda ESG levou a empresa a implementar ações ambientais, sociais e inovadoras em gestão. No legado social, a Santa Cruz ficou conhecida pela fundação do Instituto da Criança e do Adolescente de Mogi Mirim, idealizado pela dona Sophia Mazon, conhecida como "Dona ICA", e que rendeu à empresa prêmios como o Criança Esperança e o Melhores ONGs (reconhecimento conquistado durante três anos consecutivos).
A Santa Cruz também se engajou socialmente em diversas campanhas relevantes, como a campanha internacional Laço Amarelo, para redução de acidentes de trânsito, incluindo a Sipat, semana internacional de prevenção de acidentes do trabalho. Ambientalmente comprometida com os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável, a Santa Cruz também se destaca por iniciativas em favor da preservação da biodiversidade, incorporando em suas operações a manutenção preventiva da frota, teste de controle de opacidade, programa de conscientização de economia do diesel (Proced), componente Arla para frota sustentável, gestão de resíduos, estação própria de uso de água, renovação de toda iluminação para LED e recapagem dos pneus.
Os clientes contam com uma robusta infraestrutura de tecnologia de comunicação e relacionamento. A Santa Cruz lançou vários canais digitais, como o website e mídias sociais, além de facilidades de acesso à compra de passagens, como o Embarque Express, que permite apresentação da passagem na tela do celular, sem impressão e perda de tempo em fila.