Pássaro Marron retoma parceria com a Praxio e volta a utilizar o Globus
Descubra a jornada de sucesso da Empresa de Ônibus Pássaro Marron (EOPM), um dos grupos de transporte mais renomados da região sudeste do Brasil, que ao utilizar o sistema Globus – especializado no segmento – evolui constantemente os processos da sua operação de transporte.
Quem conta essa trajetória é Wesley Cadedo Faria, coordenador de administração de pessoal da Pássaro Marron, que compartilha os benefícios da automação para a empresa, sobretudo no setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, onde é possível:
- Otimizar a folha de pagamento;
- Eliminar retrabalho no fechamento de folha;
- Melhorar a apuração de folha de pagamento e encargos;
- Otimizar o controle de jornada e escala de motoristas;
- Agilizar correções;
- Facilitar a comunicação do DP com o funcionário, incluindo motoristas, onde quer que ele esteja, 24 horas por dia.
Sobre a Pássaro Marron
A EOPM, fundada em 1935, conta com uma frota com mais de 300 veículos, atende mais de 50 municípios e transporta cerca de 20 milhões de passageiros por ano.
A empresa considera os avanços em tecnologia fundamentais para oferecer o máximo de conforto e eficiência em suas operações, visando sempre a satisfação do passageiro.
Desafios: a falta de especificidade na operação
Como foi o processo de migrar do Globus para outro sistema e como se deu o retorno para o Globus?
Foi uma estratégia implementada por volta de 2020, após cerca de duas décadas já utilizando o Globus. Migramos para outro sistema por conta de alguns investimentos que a empresa estava fazendo com relação a outras empresas que também faziam parte do grupo. Com a saída da Pássaro Marron deste grupo, decidimos voltar a utilizar todos os módulos do Globus.
Primeiro porque esse outro sistema tinha um custo muito mais alto e mesmo assim não entregava tudo, isso foi o que mais pesou. Em segundo lugar porque a Pássaro Marron já estava habituada com a Praxio. E em terceiro porque a área de Recursos Humanos nunca saiu do Globus – isso ajudou a voltar para ele com grande rapidez.
Por tudo isso, nós nem precisamos fazer pesquisa de mercado, pois já estávamos certos de que iríamos voltar para a Praxio.
Na verdade, mesmo na época que utilizamos outro sistema, sabíamos internamente que nós voltaríamos para a Praxio em algum momento, pela praticidade e velocidade em nos atender, diferente do outro sistema.
Você disse que o Globus sempre atendeu a área de Recursos Humanos da Pássaro Marron, mesmo quando parte da operação migrou para outro sistema. Por que que o Globus não saiu do RH/DP?
Na verdade, foi por insistência minha. Estou no grupo da Pássaro Marron desde 2000. O uso do Globus foi iniciado lá por volta de 2003. Eu já tinha essa familiaridade desde essa época.
Quando ficou decidido mudar de sistema, eu ouvi falar que esse outro software não tinha a integração com a escala do motorista. Se eu migrasse rotinas de RH para esse outro sistema, como a folha de pagamento e ambulatório, por exemplo, eu teria que ter um segundo sistema para controlar a frequência e escala dos motoristas em paralelo.
Por isso eu insisti para que os módulos de pessoas do Globus ficassem, por conta dessa especificidade da operação, porque do contrário não conseguiríamos fazer essas entregas de forma integrada. Eu ia ter que ter dois sistemas só no RH: um para rodar a folha de pagamento e outro para fazer a escala do motorista e espelho de ponto.
Solução: a volta para o software Globus, da Praxio
O Globus é um software que está sempre se atualizando em questão de obrigações e entregas fiscais. Como você acompanha essas atualizações e como isso é importante para o seu trabalho?
Eu acho que a Praxio nos ajuda muito no sentido de estar sempre próximo à nossa empresa. Sempre que há necessidade de algum tipo de atualização com relação a folha de pagamento, holerite do funcionário, com a área de SESMT ou mesmo recursos humanos, a gente percebe que o software já está preparado para esse tipo de atualização.
Também destaco o suporte ao usuário, pois sempre que necessário nós entramos em contato e somos bem atendidos. Sentimos que há interesse da Praxio em resolver o problema, mesmo quando não conseguimos resolver a questão no momento da ligação. A gente abre o ticket e temos um retorno rápido sobre o assunto, nunca ficamos com pendências por muito tempo.
Na sua opinião, qual o principal diferencial da Praxio?
O fato de a Praxio ser bem direcionada e focada no nosso ramo de atividade, pois a empresa se sente confortável em saber que pode contar com essa tecnologia, que em nenhum momento ela vai ficar desfalcada ou não vai atender o que ela precisa, por mais específico que seja. Um exemplo é o desenvolvimento de aplicativos.
Tecnologia especialista da Praxio: os avanços constantes em integrações e aplicativos
Por que a Pássaro Marron decidiu implementar o aplicativo para otimização da gestão de rotinas do RH e escala de motoristas?
Nos interessamos logo que ouvimos falar de um app para acessar escala e outras informações voltadas ao funcionário.
Isso porque o aplicativo elimina a necessidade de o usuário acessar um link virtual para obter essas informações, que era dificuldade enfrentada anteriormente. Enviávamos um link com os dados para o funcionário, mas muitas vezes ele perdia o link ou não conseguia acessá-lo devido a problemas com o próprio celular.
Além disso, no nosso ramo de atividade, temos muitos funcionários com uma faixa de idade mais avançada. Portanto, são pessoas que têm um pouco de dificuldade nesse sentido.
Acho que a Pássaro Marron foi uma das primeiras empresas que se inscreveu para obter o aplicativo e que lutou internamente para ter essa tecnologia. Saímos da reunião em que conhecemos o aplicativo e já nos inscrevemos para obtê-lo.
De janeiro a maio de 2023, o crescimento de usuários desse aplicativo foi de 79,63%. Do seu ponto de vista, o que justifica essa adesão tão significativa?
O que facilitou a adesão do aplicativo na empresa foi o próprio funcionário, que se interessou pela novidade devido à facilidade que ele proporciona. Basta instalar no celular e ele deixa de se preocupar com os links, que ele perdia frequentemente.
O DP também sempre esteve muito presente para ajudar o usuário a cadastrar a senha. Feito esse processo, a gente não viu mais esse usuário aqui na porta do DP, coisa que se via antes.
Agora, o funcionário acessa o aplicativo todo dia, porque precisa consultar a escala diária. Outra funcionalidade muito utilizada é o acesso ao holerite. Ele consegue visualizar a escala de amanhã, depois de amanhã. Assim que o setor de Planejamento Operacional libera a escala, eles já podem consultar. O mesmo ocorre quanto às férias e folgas.
O funcionário está diariamente conectado no app. Como ele parou de procurar tanto a área de Departamento Pessoal, conseguimos focar em outras ações mais estratégicas. O funcionário não precisa mais solicitar tanta ajuda, basta acessar a ferramenta que está no celular dele.
Eu sinto que internamente isso está bem consolidado. As funcionalidades mais utilizadas são consulta de escala diária e consulta de holerite.
Vantagens do aplicativo para gestão de rotinas de RH e escala de motoristas
Você acredita a utilização do aplicativo reforça a segurança da sua operação?
Com certeza. O próprio usuário identifica se existe algum tipo de erro. Ou seja, a comunicação entre gestor, funcionário e a área de Recursos Humanos passou a ser mais frequente e a correção mais rápida.
É uma ferramenta que agiliza a comunicação e previne o retrabalho. Isso porque essa dinâmica evita, por exemplo, que o erro seja identificado só depois que já houve algum pagamento.
Eles aproveitam esse acesso para fazer algum tipo de correção cadastral, por exemplo. Dessa forma, o app evita problemas maiores. O próprio usuário já pode nos aciona e a gente corrige a tempo.
Você acha que o aplicativo diminuiu a quantidade de acionamentos para dúvidas e outras solicitações ao DP?
Com certeza, sobretudo para o usuário externo, aquele motorista que não tem fácil acesso à matriz, por exemplo. Ele acaba dependendo de um interlocutor para ter acesso à área de recursos humanos. Quem tinha dúvida procurava alguém, geralmente seu encarregado, para entrar em contato com o departamento pessoal e resolver sua questão.
Ou seja, por aí você já vê que existia uma demanda. Era preciso conectar uma terceira pessoa nesse processo. Isso gerava lentidão e desgaste entre os profissionais, porque o encarregado poderia demorar a responder ou até esquecer de verificar o que foi solicitado.
A partir do momento que você entregou essa tecnologia na mão do usuário, ele já está tendo acesso a tudo o que precisa ali. Ele já sabe que se precisar solicitar uma correção, ou se essa correção já foi feita.
Conclusão
Em conclusão, o caso de sucesso do retorno de todos os módulos do Globus na Pássaro Marron demonstra a importância de uma solução especializada para o setor de transporte. Mesmo tendo experimentado um sistema menos específico (e mais caro), a empresa ainda sentia a necessidade de voltar ao Globus, que oferece recursos sob medida para suas operações.
Além disso, a adesão ao aplicativo específico para o RH de uma empresa de transporte, que otimiza a gestão de rotinas de folha de pagamento, escala de motoristas e muito mais, já se tornou fundamental para seu dia a dia operacional.
Quer conhecer o sistema Globus e todas as possibilidades que ele oferece à operação de transporte de passageiros por ônibus? Aproveite os benefícios que a especificidade garante ao setor.
( blog.praxio.com.br )