

Ministério das Cidades e NTU firmam acordo de cooperação para estruturar projetos de transporte público coletivo no Brasil
Iniciativa visa fortalecer a capacidade técnica dos municípios, ampliar investimentos e impulsionar a modernização e sustentabilidade dos sistemas de transporte por ônibus

Brasília, março de 2026 -
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade
Urbana (SEMOB), e a Associação Nacional das Empresas de Transportes
Urbanos (NTU) f irmam Acordo de Cooperação nessa terça-feira
(31) voltado ao fortalecimento da estruturação de projetos de transporte
público coletivo por ônibus em cidades brasileiras.
O Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia, destaca a relevância do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo – Refrota, para a melhoria na qualidade dos serviços de transporte público, especialmente os aspectos de descarbonização e inserção de novas tecnologias nos sistemas. "A iniciativa busca ampliar a capacidade técnica dos entes federados, especialmente municípios de médio porte, promovendo o desenvolvimento de projetos estruturados, financiáveis e alinhados às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana", ressalta.
Entre
as ações previstas estão a realização de diagnósticos técnicos
integrados, estudos econômico-financeiros, análises jurídico-contratuais
e apoio à modelagem de projetos. Também serão elaborados manuais
técnicos padronizados, permitindo
maior eficiência e replicabilidade das soluções em diferentes
localidades.
"O Brasil é coletivo e este acordo formaliza uma união de esforços com o Ministério das Cidades para oferecer suporte especializado aos gestores públicos. Nosso objetivo é ajudar na modelagem de projetos e contratos que viabilizem investimentos, garantindo que as diretrizes nacionais de mobilidade sejam aplicadas com qualidade e aderência técnica em todas as regiões do país", destaca Francisco Christovam, Diretor-Presidente da NTU.
O Programa Refrota tem como principal objetivo o fortalecimento do sistema de transporte coletivo urbano como um direito social garantido pela Constituição. Seu eixo central é garantir a renovação e a modernização da frota de veículos dos sistemas de transporte público coletivo, e será priorizado nos estudos que serão realizados, viabilizando melhores condições para o usuário do sistema.
Segundo Denis Andia, a modernização dos serviços do transporte público coletivo e o fortalecimento institucional dos municípios participantes, são os principais resultados esperados com a cooperação estabelecida nesse acordo. O acordo possui caráter institucional e não prevê transferência de recursos financeiros entre os partícipes. A seleção dos projetos será realizada por meio de chamada pública coordenada pelo Ministério das Cidades e deverá ser divulgada até início de maio.


BRT Sorocaba lança mês da sustentabilidade em clima de copa do mundo

Tarifa Zero no transporte público perde fôlego, revela estudo da NTU

Juiz de Fora recebe a 6ª edição da Expo Bus com exposição de ônibus históricos e novidades do setor

Volkswagen projeta crescimento acima do mercado e aposta em novos elétricos para ampliar liderança no setor de ônibus

