Maio Amarelo do DER vai a parques, shoppings e escolas chamar atenção para segurança no trânsito
Óculos simuladores de embriaguez, Escape Room e palestras escolares buscam transformar crianças e jovens em multiplicadores da campanha
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à
Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), deu
início nesta semana à campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é
conscientizar a sociedade, por meio
de ações e atividades educativas, sobre a necessidade de reduzir o
número de acidentes no trânsito. Estão previstas ações em parques,
escolas, shoppings e empresas.
Em sua 10ª edição, o Maio Amarelo do
DER se alinha ao movimento internacional
surgido após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar, em maio de
2011, que os próximos dez anos seriam a Década de Ação para a Segurança
no Trânsito -- neste ano, o tema é "No trânsito, escolha a vida".
A campanha propõe experiências com o Curta o Circuito, pelo qual o
público é exposto aos riscos associados ao consumo inadequado de bebidas
alcóolicas e outras imprudências no trânsito. Por meio de óculos
simuladores de embriaguez, os usuários
participam de uma prova que os desafia a manter o controle da
coordenação motora e da visão. Os participantes deverão percorrer um
circuito de obstáculos e será feito o registro em vídeo 360 graus da
trajetória -- o vídeo poderá ser
compartilhado nas redes sociais dos participantes.
Já o DER Escape Room é um programa de curta duração e alta rotatividade, também de viés lúdico, para participar em grupo, elaborado de modo a atrair públicos de perfis variados. Os participantes são transportados a um espaço imersivo e um enredo instigante, com o intuito de prender a atenção e estimular o aprendizado, para que temas como a segurança no trânsito sejam abordados de forma divertida, inusitada e educativa.
Durante o Maio Amarelo, o Projeto DER na Escola ajusta seu conteúdo para transmitir aos estudantes informações ligadas às ações previstas para o mês e chamar atenção para o caráter internacional do movimento. O objetivo da ação é que crianças e adolescentes sejam multiplicadores das mensagens para os pais e familiares.
Convidado a promover ações em empresas, o DER programou alguns eventos voltados a esse segmento.
Programação do DER na Campanha Maio Amarelo:
DER na Escola (exclusivo para os alunos - crianças de 06 a 12 anos): dias 2, 4, 8, 9, 16, 17 e 31
Curta o Circuito e DER Escape Room
Público-alvo - a partir de 16 anos até qualquer idade
Parque Ecológico Tietê (Rua Guirá Acangatara, 70, Engenheiro Goulart): dias 6 e 7
Sede do DER (Avenida do Estado, 777, Ponte Pequena): dia 11
Acompanhe na rede:
A campanha também será
veiculada nos Painéis de Mensagens Variáveis instalados ao longo das
rodovias administradas pelo DER e outros sites e redes sociais do
Governo de São Paulo, além das páginas da SEMIL
e do DER.