

Daily Minibus estreia novas versões na Lat.Bus 2024, com destaque para a apresentação da eDaily
Revolução elétrica da Daily, a eDaily é exibida na configuração Minibus, mantendo a confiabilidade e a robustez já conhecidos do modelo, agora com propulsão elétrica
Combinando o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, linha estreia as versões 30-160 Escolar, 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC) e 50-180 Hi-Matic Executive
Novas opções foram desenvolvidas pela IVECO BUS ouvindo as demandas do mercado brasileiro
Flexível às necessidades de cada negócio, a linha Daily Minibus fica ainda mais completa na Lat.Bus/Transpúblico 2024 com a chegada de três novas versões para transporte escolar, fretamento, executivo e turismo, e a exibição da eDaily, revolução elétrica que mantém a confiabilidade e a robustez já conhecidos do modelo, agora com propulsão elétrica. Combinando o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus, a linha Daily Minibus estreia as versões 30-160 Escolar, desenvolvida como nova opção com teto-baixo; 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC), com entrada dos passageiros pela porta dianteira e corredor livre; e 50-180 Hi-Matic Executive, estabelecendo um novo padrão de conforto e luxo no segmento de vans de passageiros.
As novas opções foram desenvolvidas pela IVECO BUS ouvindo as demandas do mercado brasileiro. A ampliação do portfólio reafirma os atributos de dirigibilidade, potência, amplo espaço interno e baixo consumo de combustível que fazem da linha Daily Minibus uma aliada, seja qual for o desafio de transporte de passageiros.
eDaily Minibus: pacote completo e adaptável para diferentes missões
A plataforma modular e os recursos inteligentes da eDaily Minibus, apresentada como conceito no São Paulo Expo, na configuração 8 + 1 VIP, compõem um pacote completo e adaptável para diferentes missões de transporte de passageiros. A tração traseira e as baterias do modelo permitem um alcance máximo de até 300 quilômetros, com potência de 140 kW e torque de 400 Nm, garantindo desempenho excepcional.
A eDaily Minibus pode vir com até 3 baterias de 37 kWh cada, com capacidade total de 111 kWh. As baterias com a tecnologia exclusiva de íons de lítio produzidas pela FPT Industrial são instaladas dentro do chassi, minimizando o impacto na carroceria, tem alto nível de densidade energética (265 Wh/kg), além de peso reduzido (260 kg).
O uso de energia pode ser otimizado graças ao Driving Mode Selector, que permite extrair a potência máxima ou economizar energia. A eDaily Minibus oferece ainda três modos regenerativos, incluindo o modo One-Pedal Drive para facilitar a condução, convertendo a energia cinética gerada pela frenagem em eletricidade, reduzindo o consumo de energia e o desgaste das pastilhas de freio.
O modelo tem carregamento flexível, podendo ser recarregado de carregadores públicos, tomadas industriais e tomadas domésticas. A tomada de carregamento frontal (carregador on board) é de fácil acesso, independentemente de onde o cabo vem. Atrás da aba deslizante que protege o plugue da água e poeira, um indicador LED mostra o status e o nível de carga. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo de forma eficiente e confiável. Completam o portfólio o carregador portátil "Cabo", o carregador de parede "Wallbox" e o carregador rápido "Fast Charger".
"Este veículo representa não apenas uma evolução da Daily Minibus, mas um passo significativo em direção a um transporte mais "verde" e tecnologicamente avançado com zero emissões de carbono e diminuição de ruídos", afirma Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da IVECO BUS.
Daily Minibus 30-160 Escolar: opção de entrada para autônomos
Atendendo as vozes de transportadores escolares, a Daily Minibus agora está disponível na versão 30-160 Escolar. A nova configuração se diferencia principalmente pelo teto-baixo, acessível em garagens e áreas de embarque onde a altura é limitada. Assim, é possível realizar embarques e desembarques onde outras vans já oferecidas no mercado não vão.
Equipada com o motor FPT F1C de 160 cavalos de potência, 360 Nm de torque, tração traseira e câmbio manual de seis velocidades, a configuração 15 + 1 é uma opção de entrada que oferece excelente relação custo x benefício ao profissional autônomo, trazendo a confiabilidade e a robustez que só a linha Daily Minibus oferece.
"A construção sob chassi torna este veículo a escolha perfeita para quem precisa de um veículo forte. Ao mesmo tempo é fácil de dirigir, com nova coluna de direção ajustável que proporciona melhor ergonomia para o motorista. Uma dirigibilidade de carro de passeio", aponta Kazuto.
Daily Minibus 50-180 sem PLC: mais agilidade e rentabilidade
Voltada a aplicações de fretamento, receptivo e turismo, a versão 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (sem PLC) atende uma nova realidade dos operadores, que demandam mais flexibilidade e menores custos no dia a dia. A versão, com motor F1C de 180 cavalos de potência, 430 Nm de torque, e câmbio manual de seis velocidades, oferece agilidade no embarque e desembarque e rentabilidade, já que dispensa a manutenção da porta lateral corrediça, além de ter o corredor livre, com acesso pela porta dianteira esquerda.
O maior espaço no salão de passageiros facilita a acomodação nos assentos, trazendo mais praticidade ao dia a dia. A versão sem PLC é baseada na Daily Vetrato, que vem com janelas de fábrica e preparada para ser implementada como uma van.
"O cliente pode optar por configurar a disposição interna de assentos de acordo com a sua realidade, customizando o modelo sem PLC para a sua demanda", explica Kazuto.
Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive: um novo patamar no segmento
Opção topo de linha da versão 50-180, a Hi-Matic Executive estabelece um novo patamar em conforto e luxo no segmento de vans de passageiros, com acabamento e poltronas de alto padrão, além de estrear a nova transmissão ZF- 8HP de 8 velocidades, que proporciona trocas de marchas suaves e rápidas.
Com a nova transmissão, as marchas são trocadas a cada 2 milésimos de segundos. A caixa automática é extremamente robusta, e com diferentes funções, como Função Eco Mode, Kick Down, Creep Mode. Esta última facilita manobras em rotações até 800 rpm, entrando em movimento vagarosamente com o torque natural do câmbio.
O motor F1C de 180 cv entrega mais força em subidas e agilidade nas saídas.
Em breve as versões Fretamento e Turismo também terão a disposição a nova transmissão Hi-Matic, ampliando ainda mais o portfolio de soluções IVECO BUS.
"O desenvolvimento da Daily Minibus 50-180 Hi-Matic Executive foi focado em oferecer mais performance e segurança, economia operacional e conforto. O perfeito equilíbrio entre desempenho do motor e consumo de combustível proporciona um menor desgaste de componentes, enquanto a troca de marchas suaves garante mais conforto aos motoristas", explica Kazuto.


Volvo amplia alcance do Pare, Olhe, Acene, iniciativa que busca reduzir acidentes com crianças no trânsito

Grupo JCA amplia atendimento na Ponte Rio-São Paulo

Mercedes-Benz entregará 1.200 ônibus ao Grupo Comporte em 2025 para renovação de frota

Brasília recebe ônibus “Zebrinha” totalmente elétrico e desenvolvido no Brasil
