

Volvo apresenta o B320R, novo chassi de ônibus versátil da marca
Com versões para aplicação urbana, rodoviária e fretamento os veículos trazem como principal novidade o motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior. É o mesmo que passou a equipar recentemente os caminhões Volvo VM. Nas opções para uso rodoviário e fretamento o modelo traz ainda transmissão I-Shift de sétima geração, com trocas rápidas e suaves.
A chegada do Volvo B320R reforça o portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. "Além da tradicional versão urbana esse veículo tem opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância. É um chassi altamente versátil", assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo. Disponível na configuração de eixos 4x2, o modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.
Novo motor e transmissão
O Volvo B320R é equipado com o motor D8K Euro 6 e traz novidades em relação ao seu antecessor. "As emissões foram reduzidas, mas a potência (320cv) e o torque (1200 Nm) estão ainda maiores", afirma Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
No novo motor o alto torque surge já em baixa rotação. Com isso, o veículo ficou extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. Além disso, o propulsor Euro 6 de oito litros é ainda mais econômico do que a versão anterior, que já era referência nesse quesito. O período de troca de óleo poderá chegar a 100.000km, dependendo da aplicação.
Nas versões fretamento e rodoviária a caixa de câmbio é a Volvo I-Shift de 7ª geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca. Tem engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Para aplicação urbana o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.
Segurança
Em linha com a visão "Zero Acidentes", ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série.
Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) a potência de frenagem pode alcançar 900cv.
Manutenção e rentabilidade
Embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. "Vários dos outros componentes já integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias Volvo. Como os demais chassis da marca, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador", assegura Arabian.
Chassi global
O chassi B320R é um modelo global e já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. "Neste ano, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, vimos uma excelente oportunidade de introduzi-lo também no Brasil. O mercado de ônibus segue em plena recuperação pós-pandemia. Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus. Além disso, a Volvo está num momento muito positivo de vendas no país. No acumulado do ano, nossas entregas cresceram 68,5%. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais nossa oferta nos segmentos urbano e rodoviário de entrada", finaliza Paulo Arabian.


Tracbel participa da ExpoSul mostrando suas avançadas máquinas para colheita florestal

Real Expresso amplia frota com ônibus de dois andares da Busscar

IVECO BUS sai na frente com 7.100 unidades para o Caminho da Escola

Mercedes-Benz do Brasil recebe a visita de comitiva do Governo do Chile
