Receita da Marcopolo registra crescimento de 43% no terceiro trimestre de 2024
A Marcopolo registrou receita líquida de R$ 2,3
bilhões no 3T24, um crescimento de 43,3% ante o 3T23. A receita corresponde a 4.186
unidades, das quais 75% foram vendidas no Brasil, 9,2% foram exportadas do Brasil e
15,8% faturadas no exterior.
No 3T24, houve incremento de 37,8% da produção em relação ao mesmo trimestre do
ano passado: do total de 4.133 unidades, 3.476 foram produzidas no Brasil, um
incremento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, e 657 unidades no
exterior, 9% acima da produção do 3T23. No acumulado dos 9 meses de 2024, a
variação da produção foi de 20,2% em relação aos 9 primeiros meses de 2023,
fechando com 11.392 unidades.
"A companhia intensificou seu ritmo de produção, aproximando-se dos volumes
planejados. O crescimento reflete o ganho de maturidade e maior experiência do quadro
de pessoal na busca por maiores níveis de eficiência", ressalta José Antonio Valiati,
diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
No terceiro trimestre de 2024, o lucro bruto atingiu R$ 576,8 milhões, com margem de
24,9%. O EBITDA totalizou R$ 466 milhões, com margem de 20,1%, e o lucro líquido foi
de R$ 335,7 milhões, com margem de 14,5%. De acordo com a companhia, o
desempenho é reflexo da melhoria do cenário do mercado, com ampliação dos volumes
vendidos internamente, do melhor desempenho das operações internacionais e da
evolução das exportações a partir do Brasil, com crescimento de entregas no segmento
rodoviário e avanço das vendas dos modelos G8.
A Marcopolo segue líder no mercado brasileiro de carrocerias, alcançando participação
de mercado de 47,6%. O destaque ficou com o incremento de 4,6 pontos percentuais de
participação de mercado no segmento rodoviário. O segmento de ônibus rodoviários se
manteve na dianteira dos negócios com boas perspectivas para o final do ano. "Fatores
como o alto custo de passagens aéreas e do transporte individual favorecem a opção
pelo ônibus e tem mantido a demanda crescente", pontua Valiati.
A Marcopolo mantém o foco na modernização de suas fábricas e lançamento de novos
produtos. No último trimestre, a companhia investiu um total de R$ 91 milhões, sendo R$
33,6 milhões nas plantas localizadas em Caxias do Sul (RS), R$ 46,1 milhões
destinados para a planta de São Mateus (ES) e R$ 5,7 milhões para a Apolo (Plásticos).
No terceiro trimestre, a Marcopolo também lançou o Volare Fly 12, um super micro com
quase 12 metros de comprimento e que cria um novo segmento de mercado, bem como
apresentou o Volare Attack Híbrido, modelo em desenvolvimento que inova ao oferecer
um sistema de combustão de etanol que alimenta baterias para um motor elétrico.
Mercado internacional - Os resultados da companhia no exterior se mantêm crescentes
e consistentes, segundo o diretor de Relações com Investidores. A Marcopolo México
(Polomex) teve bom desempenho e iniciou as entregas do modelo urbano Attivi elétrico
que será utilizado no transporte coletivo de Monterrey. A Marcopolo Austrália (Volgren)
mantém perspectivas positivas, com resultados recordes e expansão de margens. A
Marcopolo África do Sul (MASA) segue com resultados positivos e o lançamento do
modelo G8 deverá alavancar negócios no segmento rodoviário no país. A Marcopolo
Argentina (Metalsur) começa a materializar trajetória de recuperação de volumes e
resultados, com novo crescimento de unidades produzidas e entregues na comparação
com o 2T24. A colombiana Superpolo segue mostrando boa performance e perspectivas
positivas para o restante de 2024.