

Ônibus do Rio integram rede de combate à violência contra mulheres

Os ônibus municipais do Rio passam a integrar a rede de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. O Pacto ninguém se cala chega ao sistema de transporte público por meio de parceria entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Rio Ônibus e a Secretaria de Estado da Mulher e de Políticas Inclusivas.
A campanha, lançada nesta segunda-feira (17/08), prevê ações permanentes de capacitação dos rodoviários e conscientização dos passageiros. Os profissionais do setor serão preparados para reconhecer situações de violência, acolher possíveis vítimas e agir de acordo com os protocolos estabelecidos.
Campanhas educativas serão divulgadas dentro dos próprios veículos, nas garagens, nos terminais e pontos de grande circulação. Os ônibus receberão cartazes e materiais informativos, além do selo oficial "Assédio aqui não embarca!" nos para-brisas. Banners e vídeos serão exibidos nos terminais Alvorada, Campo Grande e Madureira, ampliando a visibilidade da campanha em locais de grande fluxo de passageiros.
Espaço de referência no Terminal Alvorada
O Terminal Alvorada recebe o espaço do "Banco Roxo", ponto físico de acolhimento e orientação para os passageiros que circulam pelo terminal. A proposta é transformar esse espaço de grande circulação em referência de informação e apoio para mulheres que estejam passando por situações de violência ou que precisem de orientação sobre os serviços disponíveis na rede de proteção.
O presidente do Rio Ônibus, João Gouveia, avalia que a adesão ao Pacto Ninguém Se Cala representa um compromisso permanente do setor com a cidadania e com a construção de um transporte mais seguro e inclusivo. "Este é um compromisso que vai além de qualquer gestão. É um pacto de cidadania, no qual todos somos convocados a colaborar por uma cidade mais segura. No Rio Ônibus, entendemos que a mobilidade urbana só é verdadeiramente inclusiva quando o respeito é a base de cada viagem e a segurança é um direito garantido para todas", afirma.
Serviço
Se você presenciou ou foi vítima de assédio, fale com a Ouvidoria do MPRJ, por meio formulário eletrônico ou pelo telefone 127, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 9h às 18h.
Há também o aplicativo Rede Mulher, do Governo do Estado, como ferramenta de acesso a serviços e informações de proteção às mulheres. Em caso de emergência, ligue 190 ou procure a delegacia mais próxima.
Foto: Divulgação.


VWCO expande oferta de serviços conectados para ônibus

Marcopolo transforma 3 mil garrafas PET em tecido sustentável para as poltronas do G8 TEC

Transporte clandestino avança e acende alerta para a segurança dos passageiros

Pesquisa inédita avalia cenário do transporte público no Brasil

Prêmio BES amplia reconhecimento e consolida nova fase em 2026

Em defesa de uma mobilidade onde todos ganham

Reforma tributária e fim da escala 6x1 são debatidos no Encontro de Fretamento realizado durante a Lat.Bus 2026

VWCO inicia venda dos novos modelos e-Volksbus

Carta da NTU propõe dividir custos do transporte público entre sociedade, empresas e poder público

Transporte por ônibus perde 45,9% dos passageiros pagantes em 12 anos

