Grupo JCA cria canal de suporte 24h para vítimas de assédio em ônibus

07/02/2023

Atendimento do SOS Bus é realizado via WhatsApp, por equipe formada somente por mulheres

Após realizar um profundo estudo de mercado e pesquisas com os passageiros, o Grupo JCA, composto pelas Viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, criou o SOS Bus, um canal 24h para clientes que, de dentro do próprio ônibus e no decorrer da viagem com as marcas, podem sinalizar situações de desrespeito ou importunação relacionadas à assédio que ocorrerem -- sendo as mulheres as principais vítimas desse tipo de desconforto. O atendimento é feito via WhatsApp, por uma equipe formada somente por mulheres.

"Entendemos que o nosso papel, enquanto empresa socialmente responsável, é viabilizar um canal de apoio acolhedor e humano, para a rápida tratativa e solução das ocorrências que virem a acontecer, já que, infelizmente, casos como esses ocorrem todos os dias, em diversos lugares. As clientes também podem contar com o apoio de nossos motoristas, que são treinados para lidar com situações adversas e prestar assistência às vítimas", explica Renata Pedretti Pestana, diretora de Marketing e Experiência do Cliente do Grupo JCA.

Lançado em novembro do ano passado, o número do WhatsApp é exclusivo para a tratativa deste tipo de evento e a equipe de atendimento é treinada para o acolhimento da cliente. Alguns dos protocolos adotados são o contato com o motorista para a intermediação local e apoio com o acionamento dos órgãos competentes, como as Delegacias das Mulheres, além do acompanhamento para a continuidade de uma viagem segura.

"As mulheres costumam se sentir mais amparadas e seguras quando são atendidas por outras mulheres, principalmente em situações de assédio, por isso tivemos esse cuidado de formar uma equipe de atendimento com este foco. Se houver a necessidade de atendimento durante as viagens, a comunicação será rápida e direta via WhatsApp, poupando as passageiras de burocracias como baixar aplicativos específicos para obter o suporte. Após o contato, toda a denúncia terá uma ação corretiva imediata", complementa Pestana.

Até o final de fevereiro, todos os ônibus do Grupo JCA estarão com adesivos com orientações e o número do SOS Bus. A comunicação também está sendo divulgada nas televisões que ficam nos guichês nas rodoviárias e SMS pré-viagem são enviados para as clientes saberem que o canal existe e está disponível. A companhia reforçou ainda o posicionamento antiassédio em seu manual de boas práticas e nos treinamentos dos motoristas, que recebem recomendações de atendimento específicos para essas eventualidades.

O SOS Bus está disponível no número (11) 98975-3819.

Os primeiros modelos elétricos da VWCO para o transporte de passageiros, os novos e-Volksbus 22L começam a rodar pelas ruas de São Paulo, numa fase final de avaliações em parceria com clientes. Quatro unidades do modelo circularão em operações reais da capital paulista ao longo dos próximos meses.