

Eletra reforça atuação em São Paulo com entrega de mais 142 ônibus elétricos
Empresa integra novo lote apresentado pela Prefeitura e consolida sua posição entre as líderes do mercado paulista e nacional


A Eletra, líder brasileira em eletrificação do transporte público, realizou a entrega de mais 142 ônibus elétricos para a cidade de São Paulo, que integram o conjunto de 500 novos veículos a serem apresentados pela Prefeitura neste domingo (21).
A iniciativa reforça o avanço da capital paulista na descarbonização do transporte coletivo, consolidando São Paulo como referência nacional e internacional na adoção de tecnologias limpas. Atualmente, a cidade concentra a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, respondendo por mais de 80% dos veículos em circulação no país. Desse total, a Eletra é responsável 792 veículos, sendo 603 ônibus elétricos a bateria e 189 trólebus em operação, um marco que posiciona São Paulo como a principal vitrine da mobilidade elétrica na América Latina, ao combinar escala, redução de emissões e ganhos concretos na qualidade do ar urbano.
Os ônibus com tecnologia Eletra integram uma nova etapa de expansão da mobilidade elétrica na cidade, com veículos mais eficientes, silenciosos e sem emissão de poluentes locais. Equipados com ar-condicionado, acessibilidade e recursos de conforto, os modelos elevam o padrão de qualidade do transporte público para os usuários.
A substituição de veículos movidos a diesel por ônibus elétricos traz benefícios diretos ao meio ambiente e à operação do sistema, contribuindo para a redução de emissões de CO₂ e do consumo de combustíveis fósseis, além de melhorar significativamente a qualidade do ar e reduzir a poluição sonora.

A Eletra é responsável pela integração dos sistemas de tração elétrica dos veículos, em parceria com fabricantes de chassis e carrocerias, consolidando sua atuação como uma das principais fornecedoras de tecnologia nacional para a mobilidade sustentável.
"A ampliação da mobilidade elétrica em São Paulo demonstra como políticas públicas consistentes, visão de longo prazo e instrumentos de financiamento essenciais para viabilizar a transição energética. Nesse contexto, o apoio do BNDES tem papel estratégico ao impulsionar a adoção de tecnologias limpas em larga escala e fortalecer a cadeia produtiva nacional. A cidade cria um ambiente propício à inovação, gera impactos positivos em toda a cadeia produtiva e se consolida como referência para o país. A Eletra tem orgulho de contribuir com tecnologia brasileira para esse avanço e de participar ativamente da transformação da mobilidade urbana no Brasil", afirma Milena Braga Romano, CEO da Eletra.
Com sucessivas entregas e ampliação da frota, São Paulo avança no cumprimento de suas metas ambientais e reafirma seu papel de liderança na transição energética do transporte coletivo, servindo de referência para outras cidades brasileiras.
Todos os ônibus contam com ar-condicionado, sistema de wi-fi para acesso à internet, tomadas USB, suspensão a ar e vidros com proteção contra raios ultravioleta.
A adoção da tecnologia elétrica também gera ganhos diretos na operação e no meio ambiente. Com base na experiência e no pioneirismo da Eletra — cuja frota já ultrapassa 38 milhões de quilômetros rodados no Brasil —, a eletrificação reduz significativamente o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. Até o momento, os veículos da empresa já evitaram a emissão de mais de 56 mil toneladas de CO₂.
Além disso, o custo energético dos ônibus elétricos pode ser até cinco vezes menor em comparação ao diesel, evidenciando a viabilidade econômica e a sustentabilidade do sistema no longo prazo.
A Eletra reafirma seu compromisso com a descarbonização do transporte público e reforça que o avanço da mobilidade elétrica no país passa pela articulação entre os
setores público e privado, viabilizando soluções em escala para uma matriz de transporte mais limpa, eficiente e sustentável.

Sobre a Eletra
A Eletra é uma empresa brasileira pioneira na eletrificação do transporte
público sobre pneus, com mais de duas décadas de atuação no desenvolvimento de
tecnologia 100% nacional. Líder no segmento no Brasil, a companhia reúne o
maior portfólio de ônibus elétricos da América Latina, com soluções que incluem
trólebus, veículos híbridos, modelos 100% elétricos a bateria e retrofit de
frotas, em um mercado em expansão na região. Segundo dados do e-bus Radar, a Eletra figura entre os cinco
principais fabricantes de ônibus elétricos, sendo a única representante
latino-americana no ranking.A empresa desenvolve e integra sistemas de
propulsão elétrica, contribuindo para a redução de emissões e para a eficiência
operacional do transporte urbano. Sua atuação também impulsiona a geração de
conhecimento e empregos qualificados no país, fortalecendo a cadeia produtiva
nacional.
Com clientes entre prefeituras e operadores em todo o Brasil, a Eletra alia inovação tecnológica e viabilidade econômica. Sua fábrica em São Bernardo do Campo, com capacidade para produzir até 2.700 ônibus por ano, reforça o papel da companhia na expansão da mobilidade elétrica e na transição energética na América Latina.


Eletra reforça atuação em São Paulo com entrega de mais 142 ônibus elétricos

Iveco Bus amplia presença na Turquia com fornecimento de 20 articulados Streetway

Volkswagen Caminhões e Ônibus avança nas exportações para o Panamá

Validadores de ônibus ganham adesivação temática da Copa do Mundo em São Paulo e Rio de Janeiro

