Eletra reforça atuação em São Paulo com entrega de mais 142 ônibus elétricos

22/06/2026

Empresa integra novo lote apresentado pela Prefeitura e consolida sua posição entre as líderes do mercado paulista e nacional



A Eletra, líder brasileira em eletrificação do transporte público, realizou a entrega de mais 142 ônibus elétricos para a cidade de São Paulo, que integram o conjunto de 500 novos veículos a serem apresentados pela Prefeitura neste domingo (21).

A iniciativa reforça o avanço da capital paulista na descarbonização do transporte coletivo, consolidando São Paulo como referência nacional e internacional na adoção de tecnologias limpas. Atualmente, a cidade concentra a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, respondendo por mais de 80% dos veículos em circulação no país. Desse total, a Eletra é responsável 792 veículos, sendo 603 ônibus elétricos a bateria e 189 trólebus em operação, um marco que posiciona São Paulo como a principal vitrine da mobilidade elétrica na América Latina, ao combinar escala, redução de emissões e ganhos concretos na qualidade do ar urbano.

Os ônibus com tecnologia Eletra integram uma nova etapa de expansão da mobilidade elétrica na cidade, com veículos mais eficientes, silenciosos e sem emissão de poluentes locais. Equipados com ar-condicionado, acessibilidade e recursos de conforto, os modelos elevam o padrão de qualidade do transporte público para os usuários.

A substituição de veículos movidos a diesel por ônibus elétricos traz benefícios diretos ao meio ambiente e à operação do sistema, contribuindo para a redução de emissões de CO₂ e do consumo de combustíveis fósseis, além de melhorar significativamente a qualidade do ar e reduzir a poluição sonora.

A Eletra é responsável pela integração dos sistemas de tração elétrica dos veículos, em parceria com fabricantes de chassis e carrocerias, consolidando sua atuação como uma das principais fornecedoras de tecnologia nacional para a mobilidade sustentável.

"A ampliação da mobilidade elétrica em São Paulo demonstra como políticas públicas consistentes, visão de longo prazo e instrumentos de financiamento essenciais para viabilizar a transição energética. Nesse contexto, o apoio do BNDES tem papel estratégico ao impulsionar a adoção de tecnologias limpas em larga escala e fortalecer a cadeia produtiva nacional. A cidade cria um ambiente propício à inovação, gera impactos positivos em toda a cadeia produtiva e se consolida como referência para o país. A Eletra tem orgulho de contribuir com tecnologia brasileira para esse avanço e de participar ativamente da transformação da mobilidade urbana no Brasil", afirma Milena Braga Romano, CEO da Eletra.

Com sucessivas entregas e ampliação da frota, São Paulo avança no cumprimento de suas metas ambientais e reafirma seu papel de liderança na transição energética do transporte coletivo, servindo de referência para outras cidades brasileiras.

Todos os ônibus contam com ar-condicionado, sistema de wi-fi para acesso à internet, tomadas USB, suspensão a ar e vidros com proteção contra raios ultravioleta.

A adoção da tecnologia elétrica também gera ganhos diretos na operação e no meio ambiente. Com base na experiência e no pioneirismo da Eletra — cuja frota já ultrapassa 38 milhões de quilômetros rodados no Brasil —, a eletrificação reduz significativamente o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de gases de efeito estufa. Até o momento, os veículos da empresa já evitaram a emissão de mais de 56 mil toneladas de CO₂.

Além disso, o custo energético dos ônibus elétricos pode ser até cinco vezes menor em comparação ao diesel, evidenciando a viabilidade econômica e a sustentabilidade do sistema no longo prazo.

A Eletra reafirma seu compromisso com a descarbonização do transporte público e reforça que o avanço da mobilidade elétrica no país passa pela articulação entre os

setores público e privado, viabilizando soluções em escala para uma matriz de transporte mais limpa, eficiente e sustentável.

Sobre a Eletra
A Eletra é uma empresa brasileira pioneira na eletrificação do transporte público sobre pneus, com mais de duas décadas de atuação no desenvolvimento de tecnologia 100% nacional. Líder no segmento no Brasil, a companhia reúne o maior portfólio de ônibus elétricos da América Latina, com soluções que incluem trólebus, veículos híbridos, modelos 100% elétricos a bateria e retrofit de frotas, em um mercado em expansão na região. Segundo dados do e-bus Radar, a Eletra figura entre os cinco principais fabricantes de ônibus elétricos, sendo a única representante latino-americana no ranking.A empresa desenvolve e integra sistemas de propulsão elétrica, contribuindo para a redução de emissões e para a eficiência operacional do transporte urbano. Sua atuação também impulsiona a geração de conhecimento e empregos qualificados no país, fortalecendo a cadeia produtiva nacional.

Com clientes entre prefeituras e operadores em todo o Brasil, a Eletra alia inovação tecnológica e viabilidade econômica. Sua fábrica em São Bernardo do Campo, com capacidade para produzir até 2.700 ônibus por ano, reforça o papel da companhia na expansão da mobilidade elétrica e na transição energética na América Latina.



Share