Confira como será a programação dos Transporte Metropolitanos durante o feriado de Tiradentes

19/04/2023

Circulação do metrô, trens metropolitanos e ônibus intermunicipais terá mudanças entre a sexta-feira (21/04) e o domingo (23/04)

São Paulo, 19 de abril de 2023 - Em razão do feriado de Tiradentes, entre a sexta-feira (21/04) e o domingo (23/04), as linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atenderão com programação especial. A operação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Na CPTM, a operação das cinco linhas de trens nesta sexta-feira (21) será igual à de um domingo. No sábado (22), a CPTM terá mudanças na operação da Linha 11-Coral e no Serviço 710.

Na Linha 11-Coral, irão ocorrer obras de modernização e manutenção para readequação do novo traçado das vias, incluindo infraestrutura de sinalização e energia. Com isso, os trens circularão com intervalos de 15 minutos entre as estações Luz e Ferraz de Vasconcelos e com intervalos de 30 minutos no trecho entre Ferraz de Vasconcelos e Estudantes, das 04h às 21h. Já das 21h até o fim da operação, o intervalo entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera será de 15 minutos e 30 minutos no trecho entre Corinthians-Itaquera e Estudantes.

No Serviço 710, em virtude de obras de modernização na Subestação de São Caetano, os trens circularão com intervalos de 14 minutos entre Rio Grande da Serra e Brás, do início da operação comercial até às 21h. Das 21h até o final da operação comercial, o intervalo será de 14 minutos entre Rio Grande da Serra e Brás e 28 minutos entre Brás e Pirituba. Já entre Brás e Francisco Morato, o intervalo será de 7 minutos. Para atender melhor os passageiros, o Expresso Linha 10, que presta serviço entre as estações Santo André e Tamanduateí, irá circular excepcionalmente neste sábado, das 6h às 14h.

No domingo (23) a circulação será normal para o respectivo dia da semana. A CPTM, entretanto, estará atenta ao fluxo de passageiros e terá trens de prontidão para atender os passageiros, se necessário. Vale lembrar que o intervalo médio aos sábados após às 21h, domingos e feriados é de até 35 minutos para que a CPTM realize obras de melhorias e modernização para tornar a viagem do passageiro mais segura, rápida e confortável. Os passageiros serão informados sobre as alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Os ônibus da EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos na sexta-feira (21), com possibilidade de reforço na frota de ônibus, se necessário. No sábado (23) e domingo (24), os serviços operam com a programação normal, a já realizada nesses dias. Os horários e itinerários estão disponíveis no site (clique aqui) e no app da EMTU.

No Metrô a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, será como a de domingo com trens reservas. No sábado (22), o Metrô garantirá a entrada e transferência dos passageiros que utilizarão o transporte após o show que será realizado no Vale do Anhangabaú.

Na Linha 3-Vermelha, haverá operação especial a partir da sexta-feira (21), para dar continuidade às obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda. Nesse período, uma das plataformas de embarque da estação ficará interditada durante toda a operação na sexta-feira (21) e no sábado (22). Em decorrência dessa interdição, as composições circularão entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda por via única (via singela). Não haverá necessidade de mudança de trem, mas os passageiros que forem embarcar na estação Marechal Deodoro devem ficar atentos quanto ao destino das composições já que somente uma plataforma estará liberada para embarque. No trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Marechal Deodoro, a circulação será mantida por ambas as vias. No domingo (23), a operação dos trens será normal. Essas mudanças serão comunicadas pelo sistema de som dos trens e das estações, por cartazes e pelas redes sociais oficiais da Companhia.

Bilhetes - Para evitar filas nas bilheterias das estações, recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes. Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso nas linhas de metrô e trens metropolitanos é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes - Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes as convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.


google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU