BRT Sorocaba lança homenagem às mulheres com a estação temática de valorização ao feminino

08/03/2024

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a concessionária BRT Sorocaba lança nesta sexta-feira (8/3) a estação temática "Mulher Ilumina", uma celebração à identidade e à força feminina por tudo que elas representam e são. A iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e oferecerá serviços gratuitos nas áreas de saúde e trabalho.

A estação UPH Zona Norte, localizada no início do Corredor Itavuvu, ganhou uma nova estética que enaltece as mulheres e chega com a proposta de relembrar a todos que circulam no sistema o quanto elas são essenciais para a sociedade. A tradicional cor azul da estrutura do BRT deu lugar a tons de roxo e lilás, trazendo um toque feminino e divertido para o ambiente.

Na parte externa, a estação ganhou ilustrações simbólicas em tamanho grande para chamar atenção de quem passa. Já no interior, as portas e o teto foram adesivados com destaque para o teto que traz fotos de colaboradoras do sistema BRT. Ainda na parte interna, foram instalados alguns espelhos com afirmações de empoderamento para que as mulheres possam interagir com o espaço e, mergulhadas nessa atmosfera de força, amor e valorização, possam lembrar todo potencial e energia que possuem.

Quem passar por essa estação terá a experiência de escutar uma trilha sonora exclusiva de apreciação ao feminino que destaca músicas de valorização e reconhecimento às mulheres. As canções serão tocadas fora dos horários de pico para não interferir na operação. Para conferir, basta acessar o link:

https://open.spotify.com/playlist/0KbSnjcC9cWSI8Owx9iPqN?si=ffac31853b11480c

"Sabemos que as mulheres merecem todas as homenagens e estamos muito animados de poder externar nossa admiração, comemorar com elas e ter a possibilidade de contribuir facilitando o acesso a serviços tão importantes junto com a prefeitura", frisa Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.

Serviços gratuitos para as mulheres

A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), da Prefeitura de Sorocaba, levará a unidade itinerante do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT Móvel) até a estação UPH Zona Norte, para que todas as participantes possam utilizar desse serviço municipal. Lá, a pessoa tem acesso às vagas de emprego disponíveis e pode sair com encaminhamento, ou seja, já com a entrevista agendada, de forma gratuita.

O PAT Móvel recebe qualquer cidadã que está em busca de contratação no mercado de trabalho, cujo atendimento é similar àquele realizado no posto fixo do PAT (Rua Cel. Cavalheiros, 353), no Centro, ou em uma das Casas do Cidadão, ampliando, ainda mais, o acesso das sorocabanas às oportunidades de emprego. As mídias sociais da Prefeitura (@prefeituradesorocaba) também publicam, diariamente, as oportunidades de trabalho existentes na cidade.

Com o objetivo de levar atendimento em saúde às munícipes, o Ônibus Rosa da Secretaria da Saúde (SES) igualmente estará nesse mesmo local, das 7h às 17h. Na unidade móvel, são realizados testes rápidos de detecção de HIV e sífilis, além de assistência na área de ginecologia. Para ser atendida, é necessário levar um documento de identidade, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para encaminhamentos e agendamentos.

Passageiras: amizade e segurança

Todos os dias no mesmo horário, às 6h45, um grupo de 10 passageiras embarcam na linha D200, saindo do Terminal Vitória Régia na Zona Norte em direção ao Campolim na Zona Sul. Nessa rotina de fazer a viagem com o mesmo motorista, o Geraldo, e as mesmas mulheres, foi surgindo muitas conversas, risadas e um trajeto divertido. Assim nasceu uma bela amizade entre passageiras e motorista.

Há cerca de 3 anos esse mesmo grupo vem conversando e interagindo durante todo o trajeto que vai de um extremo ao outro da cidade. O caminho que pode levar até 50 minutos, sempre se torna mais curto, porque dentro do ônibus o momento é de conexão e boas trocas.

A passageira Deunize da Silva, 45 anos, diarista, explica como é pegar o ônibus todos os dias e o quanto se sente confortável. "Fiz várias amizades e o motorista também é super gente boa. A gente se sente segura porque ele é muito responsável, brinca e conversa com todo mundo. Trata todos muito bem e assim criamos uma amizade com a turminha que está ali", ressalta.

Para Geraldo Salles, motorista, ter esse clima de alegria e respeito dentro do ônibus é muito bom para todos. A viagem se torna até mais rápida porque o tempo passa e as pessoas não percebem. "Me sinto muito feliz em poder levar essas passageiras ao seu destino em tranquilidade e segurança. Construímos um laço de cuidado e respeito muito genuíno que reflete, com certeza, na relação de trabalho. Esse clima de mais proximidade no ônibus é bom para todos. Mas, as mulheres, especialmente, se sentem muito cuidadas e seguras. É como estar fazendo o caminho com alguém conhecido e que se pode confiar", destaca.


google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU