

	Ônibus a hidrogênio já é realidade? Veja os detalhes!
						Parceria visa fortalecer presença global com novos modelos de ônibus elétricos e planos para um ônibus a hidrogênio no futuro próximo


A Wrightbus, uma renomada fabricante britânica de ônibus, anunciou recentemente uma parceria estratégica com a fabricante chinesa King Long, com o objetivo de expandir seu portfólio de veículos elétricos leves sob a marca Rightech. A colaboração visa impulsionar o crescimento global da empresa e oferece novas soluções de transporte sustentável. Em 28 de janeiro, a Wrightbus apresentou os primeiros modelos dessa parceria: dois ônibus de 6 metros e 9 metros, além de um caminhão de 7,5 toneladas em versões com direção à direita e à esquerda, desenvolvido por outro fabricante chinês.
Os ônibus, RB6 e RB9, foram entregues pela King Long após 30.000 horas de ajustes realizados pela Wrightbus. O modelo RB6, com uma bateria de 89 kWh, oferece uma autonomia de 180 km e pode ser carregado de 20% a 80% em 37 minutos, com capacidade para 22 passageiros. Já o RB9, com capacidade para 57 passageiros, é equipado com uma bateria de 282 kWh, permitindo uma autonomia de 300 km e tempo de recarga de 1 hora e 24 minutos. A empresa já confirmou quatro pedidos para o modelo RB6.
Além disso, a Wrightbus anunciou que está planejando lançar um ônibus movido a hidrogênio até 2026, ampliando ainda mais sua linha de veículos ecológicos. A fabricante promete economia de 11% no custo total de posse do RB6 em comparação com ônibus movidos a diesel e 7% para o RB9. Ambos os modelos serão vendidos sob a marca Rightech e contarão com o suporte da rede AllServiceOne da Wrightbus, com garantias abrangentes, incluindo 2 anos ou 200.000 km para o veículo, 3 anos ou 100.000 km para o sistema de tração elétrica e 8 anos ou 400.000 km para a bateria.


	Mercedes-Benz e Be8 levam Rota Sustentável COP30 a Brasília em teste com biocombustível 100% em motores Euro 6
							
	Hora extra para motoristas de caminhão é tema de audiência pública no TST
							
	Guarupass e o transporte intermunicipal são a espinha dorsal da mobilidade entre Guarulhos e São Paulo
							
	Eletra anuncia ampliação de capacidade da fábrica nesta quarta-feira às 11h no Arena ANTP
							
