

Volvo inicia a entrega de ônibus com a nova geração do Sistema de Segurança Ativa da marca
O
primeiro veículo foi adquirido pela Esctur, empresa paranaense
especializada
em fretamento turístico. A unidade é do modelo Volvo B460R e está
equipada com a última evolução do Sistema de Segurança Ativa (SSA), com
recursos de série presentes na maioria dos chassis rodoviários 6x2 e 8x2
da linha 2025. São tecnologias que garantem viagens
ainda mais seguras e confortáveis, além de otimizar a produtividade e
reduzir os custos operacionais.
A evolução do Sistema de Segurança Ativa da Volvo incorpora funcionalidades avançadas, como alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral e monitoramento da pressão de pneus. São novidades introduzidas recentemente na Europa e já disponíveis no Brasil. "A Volvo tem a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca. Há anos o SSA dos nossos ônibus vem contribuindo para mais segurança nas estradas. O aprimoramento dessas funcionalidades é mais um passo que eleva o padrão do transporte rodoviário de passageiros", diz Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.
Segurança determinante
Marco Antonio Januário, proprietário da Esctur, diz que a decisão pelo Volvo B460R foi influenciada pelas novidades em segurança: "O sistema de frenagem que ajuda a evitar colisões traseiras é essencial. Além disso, o modelo oferece recursos como a leitura da altura de pontilhões, o que auxilia muito, especialmente em áreas urbanas". "A Esctur é a primeira empresa do País a incorporar essas tecnologias Volvo em sua frota", diz Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.
Outro ponto determinante para a empresa foi a experiência com a Volvo. O proprietário da Esctur destaca o atendimento exclusivo e a proximidade com a equipe comercial da marca. "Se soubesse que teria um tratamento tão diferenciado, com acesso direto à direção da empresa, teria migrado para a Volvo há muito tempo", assegura Januário. A confiabilidade do produto e o suporte prestado pela concessionária Rivesa de Maringá também reforçaram a escolha. "Fui procurado sempre com transparência. Quando decidi experimentar, vi que a Volvo entrega exatamente o que promete", revela.
Novidades SSA
A evolução do consagrado Sistema de Segurança Ativa da Volvo incorpora:
Assistente de ponto cego frontal: verifica a área imediatamente à frente do ônibus e alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou obstáculos.
Assistente de ponto cego lateral: monitora ambos os lados do veículo e alerta sobre ciclistas ou carros em pontos cegos, tanto em movimento quanto parado.
Assistente de sinalização de trânsito: reconhece e exibe sinais de trânsito para manter o motorista informado sobre restrições de velocidade e outras condições.
Detector de fadiga: monitora a faixa e alerta o motorista ao detectar distração ou sonolência. Usa câmera e inteligência para prevenir riscos na condução.
Monitoramento de pressão de pneus: alerta o motorista com um aviso no painel de instrumentos se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros.
Além dos novos recursos, o SSA mantém diversas tecnologias que há anos fazem parte da oferta de segurança da Volvo:
Alerta de colisão com frenagem de emergência: emite avisos visuais e sonoros e ativa frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.
Alerta de mudança involuntária de faixa: avisa o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.
Piloto Automático Adaptativo: mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.
Freios Eletrônicos EBS5: permitem o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. Impedem também o travamento das rodas nas frenagens.
Heads-up display: faixa vermelha de luzes Led que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.
Assento Vibratório: aciona vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).
Redução de custos
A adoção dessas tecnologias garante viagens mais seguras e confortáveis. "Todos os motoristas querem viajar só no novo ônibus. Estão totalmente encantados com a tecnologia e a segurança. Voltam da viagem elogiando muito", conta Marco Antonio Januário.
Além disso, a empresa já observa redução nos custos operacionais. "O sistema inteligente ajuda na economia de combustível e pneus. Mesmo com o motor ainda novo, notamos uma economia de 5% a 8% em combustível", acrescenta.
Perfil da Esctur
Fundada em 1994, em Arapongas, Paraná, a Esctur é especializada em fretamento para turismo. Opera em todo o Brasil e no Mercosul. Alguns dos seus principais destinos são Buenos Aires, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Paraty, Aparecida do Norte e Gramado.
Começou com o transporte de alunos da zona rural em uma Kombi. Evoluiu para vans, micro-ônibus, depois para ônibus. Hoje a empresa possui uma frota de 30 ônibus, dois deles da marca Volvo, e emprega 46 funcionários. A idade média da frota é de três anos, o que reflete o compromisso da Esctur com a modernização e a qualidade dos seus serviços.
Curitiba, 24 de fevereiro de 2025.


VW Delivery 11.180 desponta na liderança de vendas de caminhões

Viação Sorriso de Minas testa ônibus elétrico BYD D9W em Uberlândia

Rimatur Transportes incorpora novos Volare Fly 10 em sua frota

Axor está de volta: Mercedes-Benz relança ícone do transporte pesado no Brasil
