

Volkswagen Caminhões e Ônibus fortalece oportunidades para mulheres
A Volkswagen Caminhões e Ônibus avançou de forma consistente para ampliar o número de mulheres em suas equipes em todos os níveis. Cresceu 14 pontos percentuais entre as colaboradoras e 8 pp entre as executivas nos últimos cinco anos. Para isso, investiu em todas as políticas de gestão de pessoas desde a atração e seleção de novos colaboradores até nos programas de desenvolvimento, sobretudo para cargos de liderança, e mais do que isso: a empresa inovou em campanhas de inclusão para elevar o sentimento de pertencimento entre as profissionais.
"Nosso objetivo é reforçar o orgulho de ser Volkswagen Caminhões e Ônibus em todos os nossos colaboradores, independente de gênero, mas sabemos que historicamente os desafios são maiores entre as mulheres e, por isso, nos dedicamos a construir uma experiência que seja rica e inclusiva para nossas profissionais de forma a gerar um impacto positivo real no presente", afirma Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para continuar crescendo os números em todos os níveis hierárquicos, há um plano específico para incluir mais mulheres nos programas de desenvolvimento da empresa, realizados dentro do guarda-chuva da VWTB Academy. A novidade é que, nos próximos meses, a Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar parceria para um curso específico de formação para liderança voltado a mulheres no contexto da transformação digital e da indústria 4.0.
De forma pioneira, a empresa lançou um programa de proteção a mulheres, para prestar assistência às profissionais que se encontrem em uma situação de violência doméstica. A VWCO oferece a todas estabilidade adicional de salário por seis meses, orientação jurídica, assistência psicológica e social. Também desenvolveu uma campanha de sensibilização junto aos gestores para que percebam a situação de forma mais fácil e prestem todo o apoio necessário.
Inclusive recebeu o recém-criado selo de Empresa Amiga da Mulher por esta iniciativa. Suas políticas também renderam o primeiro lugar no prêmio Great Place to Work para reconhecer as melhores práticas em jornada flexível e, entre os diferenciais da VWCO, se destacou especialmente a possibilidade de trabalho remoto integral para mães até os 18 meses de seus bebês.
"A maternidade é uma decisão da profissional e nosso papel da VWCO é apoiá-la nessa escolha e garantir que isso não influencie sua trajetória, proporcionando segurança psicológica. Para tanto, criamos o programa Bebê em Foco, em que orientamos a futura mãe ou pai sobre seus benefícios na empresa e também o gestor para todas as questões que precisa observar e adaptar nesse período", explica Livia.
Além disso, para aquelas que vão à empresa, a VWCO lançou sala de lactação, com o nome de "Amamente" e concebida com um ambiente bastante acolhedor, para tranquilidade das profissionais nessa fase de suas vidas. Também aumentou o auxílio-creche e simplificou o processo para o benefício. Tudo com o objetivo de facilitar a vida da colaboradora para que possa se dedicar às suas diferentes missões, tanto como mãe quanto como profissional.


Rodoviárias de SP esperam mais de 497 mil passageiros no feriado do Dia do Trabalho

A importância da escolha certa da escavadeira para terrenos íngremes

O Fascinante Mundo das Miniaturas de Ônibus

Marcopolo cresce nas operações internacionais, com avanço de 68% na receita líquida no primeiro trimestre de 2025
