Volksbus 22.280 ODS conquistam clientes pelo Brasil
- VWCO vence nova licitação e entregará 35 unidades para o BRT do Rio de Janeiro
- Testado e aprovado: unidades desse Volksbus chegam também ao Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo
Capacidade para encarar grandes demandas oferecendo conforto e segurança aos passageiros. Esses são os grandes diferenciais do Volksbus 22.280 ODS, que em breve poderá ser visto rodando pelas ruas do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
O superônibus chegou ao mercado para atender às necessidades das grandes cidades. Exemplo disso é a licitação do BRT do Rio de Janeiro que a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de vencer. A montadora entregará 35 unidades até o fim do ano para transportar a população da capital fluminense.
O Volksbus 22.280 também poderá ser visto em atividade na Viação Dourados na cidade de Dourados (MS); nos corredores de Campinas (SP), em aquisição realizada pela Itajaí Transportes; e também em Manaus (AM), operando na Eucatur. Esse último negócio vem como resultado após testes realizados na cidade com o apoio da montadora durante três meses.
Sob medida para grandes cidades
O modelo conta com a maior capacidade técnica do segmento: pode levar 22 toneladas, aproximadamente 110 passageiros, em carrocerias de até 15 metros de comprimento. O ônibus é equipado com suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, além da motorização MAN D08 de 277 cavalos e transmissão ZF de seis marchas.
A receita de sucesso desse gigante do transporte de passageiros é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira. Isso permite ao chassi alcançar a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilita maior flexibilidade de configurações, de acordo com a necessidade da operação.
O veículo é resultado da análise minuciosa da VWCO em relação às demandas do mercado. Cada vez mais se faz necessária a implementação de chassis que atendam às necessidades atuais das cidades, e o Volksbus 22.280 ODS foi desenvolvido para preencher todos os requisitos do mercado e muito mais.
De olho na demanda, o modelo visa atender o aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado com veículos maiores, como os articulados. Essa redução se deve ao fato de que veículo consome menos combustível e tem custos de aquisição e operação reduzidos.