Viação Cometa apresenta nova identidade visual
No ano em que marca seus 75 anos de operação, a companhia adiciona pilares ao seu posicionamento com o slogan: "Sua próxima história começa agora!"
Em dezembro de 2023 a Rádio Ônibus conversou com exclusividade com Gustavo Rodrigues CEO do grupo JCA
VEJA O VÍDEO DA ENTREVISTA
Protagonismo, diversidade, jovialidade e tecnologia. Esses são os atributos que a Viação Cometa, uma das mais tradicionais e sólidas empresas do transporte rodoviário de passageiros do Brasil, pertencente ao Grupo JCA, adiciona em sua nova identidade visual representados através dos círculos presentes na nova marca e somando-os aos já consolidados posicionamentos de conforto, segurança e pontualidade.
A
mudança faz parte da celebração dos 75 anos de história da marca e em
um momento de transformação na percepção de diversos públicos sobre o
setor. A tecnologia aliada à digitalização contribuiu para um processo
de redescobrimento do ônibus
pelo público, especialmente os jovens, como um meio de transporte
financeiramente acessível, que segue em constante evolução tecnológica e
que proporciona conforto e segurança.
Prova
disso foi o recente investimento de cerca de R$ 500 milhões feito pelo
Grupo JCA para a aquisição de 485 novos ônibus para a frota, sendo 91
deles destinados à Viação Cometa. Tudo isso a fim de oferecer o que há
de mais moderno em termos
de segurança, conforto e sustentabilidade em viagens.
"São
75 anos de história e pouco mais de 21 anos de uma logomarca que
recebeu poucas mudanças ao longo do tempo. Entendemos que tínhamos que
pensar no futuro, mas sem abrir mão de todo o legado e memória afetiva
que a Viação Cometa desperta em
muitas pessoas. A nova identidade visual traz mensagens importantes,
especialmente aos mais jovens, cujas histórias tiveram seus caminhos
construídos, muitas vezes, dentro de um de nossos ônibus junto a seus
pais, avós, familiares e amigos. Queremos
continuar sendo protagonistas dentro de nossa própria história e parte
memorável da vida de mais pessoas", ressalta Marcelo Antunes,
conselheiro do Grupo JCA.
A nova identidade visual
A nova logomarca mantém o fundo em tom azul escuro predominante. As letras que formam a palavra "Cometa" estão todas em caixa alta, remetendo à forma como era escrita abaixo do para-brisa, a partir dos anos 1970, nos icônicos ônibus Dinossauro e Flecha-Azul. Cada uma delas passa a ter linhas centrais, simbolizando rastros das histórias marcantes que a Viação Cometa ajuda a promover na vida de seus passageiros.
Há,
também, a presença de quatro círculos nas cores amarelo, rosa, verde e a
marca registrada da Cometa, o azul, em um tom desta vez mais claro,
remetendo às cores dos anos 1970. Os significados deles são,
respectivamente, o pioneirismo e
protagonismo que a marca possui, com uma história de mais de 75 anos e
se mantendo como líder no mercado do setor rodoviário de passageiros; a
jovialidade, representando toda a jornada da empresa em se renovar
continuamente para continuar sendo
referência do setor no país; diversidade, representando a pluralidade de
passageiros que embarcam diariamente e confiam na Viação Cometa para
chegarem em seus destinos com segurança; e, por fim, a modernidade, mola
propulsora para que o setor
rodoviário alcançasse novos públicos, especialmente o mais jovens,
promovendo uma nova forma de se comunicar e simplificar o acesso às
viagens por meio da tecnologia, mas sem abrir mão dos atributos que a
companhia sustenta ao longo de toda a sua
história, a segurança, conforto e pontualidade.
A
nova identidade visual é acompanhada do também novo slogan da
companhia: 'Sua próxima história começa agora! Quem assina a nova
logomarca é a MISSEMOTA Arquitetura e Design. Já a campanha de
lançamento e o vídeo manifesto são de autoria da
Elemento Cultural.
De
acordo com diretor-presidente do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues, esse
reposicionamento da marca está totalmente alinhado a um novo momento do
setor rodoviário de passageiros, com um forte apelo à tecnologia como
agente promotor de uma jornada cada
vez mais simplificada aos usuários, componentes primordiais para uma
comunicação mais assertiva com novos públicos.
"Essa
mudança de identidade visual é resultado de uma verdadeira
transformação pela qual a empresa vem passando nos últimos anos. Isso
por meio de um robusto trabalho de modernização em toda a jornada do
usuário, desde a forma como nos
comunicamos, passando pela simplificação e digitalização de todo o
processo de compra e embarque e chegando ao momento da verdadeira
experiência: uma viagem segura, confortável e com o que há de mais
moderno em tecnologia embarcada. A nova
logomarca é a tradução de todo esse caminho percorrido, com componentes
que remetem à nossa riquíssima história e de olho no futuro", explica
Rodrigues.
Vídeo manifesto
Para marcar a chegada de uma nova identidade visual, a Viação Cometa apresenta também seu vídeo manifesto, reforçando o propósito da empresa, de abrir novos caminhos e despertar memórias afetivas positivas e emocionantes na vida de cada pessoa que embarca em um de seus ônibus. A peça também fala sobre o reconhecimento em estar ao lado de tanta gente, de diferentes gerações, em momentos especiais de suas vidas, contribuindo para a concretização de seus sonhos e objetivos.