

Vale-Pedágio Obrigatório terá pagamento exclusivamente com tags em 2025: o que você precisa saber
A Resolução 6.024/2023, da ANTT, exigirá o uso de soluções eletrônicas para o pagamento do VPO, promovendo maior eficiência e redução de custos no transporte rodoviário, que está em expansão com o sistema free flow

A partir de 1º de
janeiro de 2025, entra em vigor a determinação do fim do uso de meios
físicos para pagamento do vale-pedágio, conforme previsto na Resolução
6.024/2023, da ANTT, trazendo
mudanças significativas para o setor de transporte de carga no Brasil. A
principal alteração será a obrigatoriedade do pagamento eletrônico do
Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), substituindo cartões e cupons pelas tags
de pagamento automático. A
medida busca modernizar o setor, aumentando a eficiência logística e
reduzindo custos operacionais.
A obrigatoriedade do uso de tags nesse
segmento será essencial para a transição ao sistema free flow, que
elimina a necessidade de paradas nas praças de pedágio, garantindo maior
fluidez nas viagens e simplificação no registro das transações.
Com a automação do processo, transportadores e embarcadores poderão
usufruir de um modelo mais ágil e transparente, com benefícios para toda
a cadeia de transporte, como o desconto automático de 5% ao motorista
que utiliza as tags em 27
rodovias federais e 58 estaduais, por meio do Desconto Básico de Tarifa
(DBT).
As empresas de pagamento automático
ConectCar, Move Mais, Sem Parar, Taggy e Veloe, integrantes da
Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para
Mobilidade (Abepam), já estão preparadas para atender à demanda,
oferecendo
soluções que priorizam automação e eficiência. Atualmente, o segmento
B2B representa 22% das mais de 12 milhões de tags (B2B e B2C) em uso no
país.
"A mudança para o pagamento eletrônico do
VPO é um passo importante para modernizar o setor de transporte
rodoviário no Brasil. Com o pagamento eletrônico e automatizado do
vale-pedágio, abre-se um novo momento para o setor, com mudanças
que certamente permitirão uma melhor prestação de serviços, com maior
fluidez, agilidade e transparência, beneficiando transportadores e
embarcadores e aumentando a eficiência logística no Brasil", afirma o
presidente da Abepam e diretor-geral da
Veloe, André Turquetto.
Dados projetados
de mercado mostram que a automação do processo pode reduzir custos
administrativos em até 30%, resultando em uma economia adicional de R$ 1
a R$ 1,5 bilhão por ano. Além disso, a implementação do sistema free
flow promete melhorar
a eficiência logística ao reduzir o tempo de viagem em até 10%,
eliminando paradas em pedágios. Essa redução pode gerar uma economia de
R$ 3 a R$ 4 bilhões anuais, impactando diretamente os custos
operacionais das transportadoras, como consumo de
combustível, desgaste de veículos e tempo de trabalho dos motoristas.
A adoção obrigatória do pagamento eletrônico do VPO representa uma evolução significativa para o transporte rodoviário no Brasil, trazendo modernização, eficiência e benefícios econômicos para todos os envolvidos na cadeia logística.
Sobre a Abepam:
Criada em dezembro de 2021, a Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) reúne as principais empresas do setor – ConectCar, Move Mais, Sem Parar, Taggy e Veloe – e tem a missão de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. O objetivo é criar um ecossistema mais eficiente e competitivo, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento saudável do mercado em benefício da sociedade.


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