

Rota Sustentável COP 30 registra redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa nos testes com biocombustível 100% em motores Mercedes-Benz Euro 6

A
Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, coletaram
dados expressivos nos testes comparativos para avaliação de
biocombustível 100% em motores Euro 6 com tecnologia
BlueTec 6. A chamada "Rota Sustentável COP 30" percorreu mais de 4 mil
quilômetros por estradas brasileiras, partindo de Passo Fundo (RS) e
chegando em Belém (PA), sede da COP30.O objetivo dessa ação é, em caráter experimental, comparar os níveis de
emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 com tecnologia
BlueTec 6 da Mercedes-Benz, que equipam dois caminhões Actros Evolution
2553 6x2 e dois ônibus O 500 RSDD 8x2 abastecidos
com o diesel comercial B15 e com o biocombustível Be8 BeVant.De acordo com cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de
Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos
robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana foram
reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases
de efeito estufa (GEE) na avaliação com biocombustível 100% em motores
Euro 6 dentro do conceito do "tanque à roda". Isso acontece porque o
biocombustível utilizado, produzido a partir de fontes renováveis como o
óleo de soja, já absorveu CO2e da atmosfera
durante o seu cultivo. Ou seja, o que foi emitido pelo veículo ao rodar
foi praticamente compensado pelo que a planta retirou do ar antes de
virar combustível.Examinando o ciclo completo do "poço à roda", que considera da produção
do combustível até seu uso, os dados preliminares apontaram uma redução
de cerca de 65% nas emissões de CO2e."É importante ressaltar que o porcentual de redução de cerca de 65% nas
emissões de CO2e só não é maior porque o Brasil já utiliza B15 como
combustível comercial", afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de
Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz
do Brasil. "Isso significa que o veículo abastecido com Be8 BeVant®
deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700
mil quilômetros, conforme previsto na norma Proconve P8 (Euro 6)"."Essa avaliação é muito significativa para a Mercedes-Benz e para a Be8
porque promoveu análises em operação real com caminhões e ônibus
lastreados percorrendo estradas brasileiras, utilizando um
biocombustível alternativo que é uma solução de curto prazo para
a descarbonização do nosso setor de transporte de cargas de
passageiros", diz Luiz Carlos Moraes. "Um projeto arrojado, que uniu
duas empresas que têm envolvimento e um compromisso sólido com a
descarbonização do transporte"."Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em
realização. O objetivo de demonstrar o Be8 BeVant® como solução de
descarbonização para o agora foi plenamente atingido, levando
reconhecimento e respeito por cada estrada e cada posto
que passamos", destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e
Relações Institucionais da Be8.
"Os resultados são muito importantes: o desempenho foi semelhante em
consumo e potência, com a diferença de que as emissões do Be8 BeVant®
são menores. Isso confirma que o novo biocombustível representa uma
solução imediata e acessível para as transportadoras
de cargas e de pessoas no Brasil", diz Erasmo Carlos Battistella,
Presidente da Be8.Além dos 4 mil quilômetros dos testes comparativos, a parceria da
Mercedes-Benz com a Be8 inclui também a exposição do Actros Evolution
2553 6x2 abastecido com BeVant no estande da Be8 na Green Zone, área de
atividades da COP30. Assim, durante os dias do evento,
de 10 a 21 de novembro, essa solução será apresentada a autoridades,
especialistas, visitantes e mídia internacional.Instituto Mauá de Tecnologia realizou as medições de CO2eDurante os testes da "Rota Sustentável COP30", as medições e comparações
de emissões entre o Be8 BeVant® e o diesel B15 dos quatro veículos
ficaram a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São
Paulo, entidade que é referência nacional de
ensino e pesquisa científica e tecnológica.Os cálculos comparativos de emissões de CO2e foram suportados por
parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis, que mensuraram
os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant®,
alinhado às melhores práticas internacionais de
análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.A proposta metodológica seguiu padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO
14064) e utilizou dados certificados por programas como o RenovaBio e o
ISCC, o que garantiu rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O
RenovaBio é a política nacional brasileira
para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and
Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de
sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a
produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis."A participação do Instituto Mauá de Tecnologia na Rota Sustentável da
COP 30 mostra a importância da aplicação prática de nossa expertise em
ensaios veiculares e avaliação de combustíveis. A Mauá assegura a
credibilidade dos resultados, adotando uma metodologia
baseada em medições comparativas em condições reais de uso. Iniciativas
como esta reforçam a relevância da pesquisa aplicada para orientar
políticas públicas e decisões estratégicas voltadas à eficiência
energética e à inovação tecnológica no setor de transportes",
comentou Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do
Instituto Mauá de Tecnologia.Iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental"Em parceria com a Be8, nessa caravana, buscamos testar a eficiência
operacional e ambiental do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de
nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top
de linha da marca num percurso longo pelas estradas
do País, do Sul ao Norte", diz Luiz Calos Moraes.Como uma empresa do Grupo Daimler Truck, a Mercedes-Benz do Brasil vem
trabalhando pela neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas
operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das
mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo
de Paris. "Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso
forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a
Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado
arduamente para ajudar a transformar o transporte
de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e
sustentabilidade caminham juntos", ressalta Moraes.Potencial de redução de emissão de CO2 equivalenteA Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o
uso comercial do Be8 Bevant® seja seguro para os seus clientes,
eficiente e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no
uso do Be8 BeVant e que possuam frota com a motorização
BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e
orientação de manutenção.Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar até
B20 – e continuaremos avaliando os testes até o B100, apoiando nossos
clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP.
Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não recomenda
o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes
de testes.Caminhões Actros e ônibus O 500 RSDD na Rota Sustentável COP 30A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 deram início, no dia 20 de outubro, à
"Rota Sustentável COP30". O ponto de partida dessa viagem aconteceu no
dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas
na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São
Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e em Brasília (DF) no dia 30, o
destino final foi o Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo
para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4
mil quilômetros percorridos por estradas brasileiras.Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das
Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
(COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e
negociações sobre mudanças climáticas.Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de
550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit
robustez, foram utilizados para comparação de emissões de CO2e (CO2
equivalente). Um deles abastecido com biocombustível
Be8 BeVant e o outro com o diesel B15 comercial.O mesmo comparativo foi efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSDD
8x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com Be8 BeVant e
diesel B15 comercial.
Sobre o Be8 BeVant®O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, melhorando a combustão; e maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos.O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.
Sobre a Mercedes-Benz do BrasilPresente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das
maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da
América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de
tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.
A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de
ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de
caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na
instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e
chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis
(SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos
comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais
inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021,
apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o
chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o
extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil
pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado
o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia
BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em
50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da
tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados,
atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de
produção e centros de distribuição de fábricas. Ainda em 2024, a
Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico
articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões
o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão
Actros Evolution e anunciou testes com os caminhões elétricos eActros e o
eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. A Empresa também conta
com um Centro de Distribuição de Peças em
Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser
abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a
Raizen Power.


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