Primova reforça parcerias na Lat.bus e Cittamobi comemora 10 anos
Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, o grupo Primova esteve presente na Lat.bus, maior feira latinoamericana do transporte, em São Paulo, e consolidou diversas parcerias com empresas que acreditam nos produtos e serviços prestados para melhorar a mobilidade urbana, no Brasil e no mundo.
Primova e UniQ junto ao BRT Sorocaba
Uma parceria de sucesso desde o início do BRT Sorocaba, a Primova e o hub UniQ acompanharam, durante os 3 dias de Lat.bus, a recepção de empresários, representantes corporativos e de governo no estande instalado na feira.
Paulo Fraga, CEO da Primova Ventures, confirma que "essa parceria é um case de sucesso que pode ser replicado em outros municípios, principalmente com a expansão de cidades inteligentes que se utilizam da tecnologia para promover uma melhor mobilidade urbana."
Parceria entre Cittamobi e Optibus
A Optibus, empresa que oferece uma plataforma de software como serviço (SaaS) que planeja e agenda os movimentos de veículos e condutores para operadores de transporte público, agências, cidades, motoristas e passageiros, firmou parceria com o Cittamobi, que irá fornecer os dados para melhor otimização das frotas.
O Cittamobi capta e padroniza dados ao longo do trajeto e, como explica Fred Werneck, CTO da Primova Tech, "os dados captados em RT (Real Time) pelo nosso aplicativo apresenta o que ocorre quando os veículos passam nos pontos, e são disponibilizados para a Optibus que, com ferramentas próprias, identifica as possíveis melhorias que podem ser implementadas."
Com essa parceria, as empresas podem modernizar, ainda mais, a gestão de frotas e linhas de ônibus, entregando um melhor serviço para a empresa e os passageiros que utilizam o transporte público.
"Prodata e Primova apresentam tecnologia de pagamentoRicardo Werneck, Head de Inovação na Primova Ventures, apresentou em primeira mão o pagamento por aproximação com celular, em parceria com a Prodata, uma empresa que há mais de 35 anos oferece soluções em Bilhetagem Eletrônica.
A carteira digital deste produto whitelabel apresentado por Ricardo utiliza o sistema bluetooth dos celulares, onde o usuário pode incluir o valor da passagem, por exemplo, aproximar o smartphone em um validador e, dessa maneira, ter a catraca liberada.
Valmir Colodrão, Chairman Primova e Niegue Chaves, VP do grupo Mobi Brasil, estiveram presentes na Lat.bus 2024.
Valmir participou de um debate no estande da BlablaCar, com o tema "IA e Mobilidade Urbana: Transformando o Futuro dos Transportes e das Cidades", que contou também com Tatiana Mattos como mediadora, João Rezende, da Busup e Camilla Brugali, da Reservamos.
Valmir enfatizou que, "mesmo com toda tecnologia disponível, como o próprio Cittamobi, é preciso ouvir o usuário. A tecnologia é parte do todo, com o desafio de aumentar a quantidade de pessoas que utilizam o transporte público."
Seguindo a ideia, Valmir lembra que "novas funcionalidades implementadas no Cittamobi tem como objetivo melhorar a qualidade do próprio transporte público e, consequentemente, a vida dos usuários".
No último dia de evento, Valmir também participou de um painel sobre "Tecnologias que promovem uma Mobilidade mais Humana", com a mediação de Roberto Sganzerla e a presença de Victor Celada, Diretor Regional Brasil da Optibus, Alexander Hammerschmidt, CEO da Transoft, Maurício Corte, VP Latam da Clever Devices e Alexandre Carvalho, Diretor Comercial e Marketing Latam da Consat.
Neste painel, Valmir ressaltou a importância em pensar a tecnologia a favor das pessoas que utilizam o transporte público no dia a dia. Também aproveitou o espaço para anunciar a parceria entre Cittamobi e Optibus, reforçando que as empresas devem somar forças para melhorar os serviços e evoluir na questão da mobilidade urbana.
Niege Chaves, por sua vez, participou de um painel da Lat.bus, com o tema "Modelos Inovadores de Negócio", fazendo uma apresentação sobre o BRT Sorocaba, e todo o sucesso que envolve, inclusive com a participação da UniQ, do Cittamobi e do Cittapag.
Segundo Niege, "é preciso ter um plano de mobilidade urbana para melhor integração e, por isso, estamos melhorando continuamente." Para ela, é preciso "fazer uma reflexão, e colocar em discussão, todas as formas de oportunidade de negócios, para entregar o melhor para a sociedade", conclui.
Cittamobi comemora 10 anos
Para fechar com chave de ouro, a participação do grupo Primova na Lat.bus terminou com a comemoração dos 10 anos de Cittamobi.
Emanuele Cassimiro, CPO do Cittamobi, foi a responsável por apresentar a nova identidade visual da marca, primeiro no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e, depois, no estande do BRT Sorocaba.
"Esse é um momento que marca a evolução do Cittamobi, primeiro com a comemoração de 10 anos e mais de 35 milhões de downloads em todo o Brasil, consolidando o aplicativo como o mais importante para quem deseja utilizar o transporte público de maneira rápida e fácil".
Sobre as parcerias, Emanuele reforça que, além das apresentadas durante a Lat.bus, "outras estão chegando nesse segundo semestre de 2024, inclusive com a inclusão de novos modais de transporte dentro do aplicativo Cittamobi."