Região Sudeste lidera roubo de cargas no país
Nordeste aparece em segundo lugar, com 15,8% dos roubos de carga
O maior índice de roubos de carga no país, no primeiro semestre deste ano, ficou com a região Sudeste, com mais de 80% do total nacional de prejuízos. Quase a mesma taxa do ano passado, quando a região concentrou mais de 82% das ocorrências. A estimativa para as perdas para todo o mercado brasileiro na última década está entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,5 bilhão por ano.
Os dados foram divulgados em relatório, da Nstech, plataforma que trabalha com gestão de risco no monitoramento de roubos de cargas no país.
O segundo lugar em roubos de carga é da região Nordeste, com 15,8% dos prejuízos, mostrando aumento de 10 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. O Maranhão ajudou a puxar para cima esse resultado no primeiro semestre deste ano, saltando de 0,4% do total de prejuízos em 2023 para 7,5% em 2024. O estado está na quarta posição do ranking de prejuízo.
Entre as rodovias, o destaque foi para a BR-116, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com 19% dos prejuízos com carga no primeiro semestre deste ano, contra 6%, em 2023. superando a BR-050, que liga Brasília a Santos.
Cinquenta e oito por cento dos prejuízos com esse tipo de crime ocorreram com cargas diversas -produtos diferentes em um mesmo caminhão - seguidos de gêneros alimentícios, com 22%, e eletrônicos, com 9%.
*Com informações da Agência Brasil