

rcopolo Rail apresenta Prosper Hybrid no Seminário VLT - Mobilidade e Requalificação Urbana
Novo produto, em desenvolvimento, é uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades

A Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de Trens, participou do Seminário VLT - Mobilidade e Requalificação Urbana, promovido no último dia 16 de maio, em São Paulo, pelo Instituto de Engenharia, e apresentou o seu mais recente produto em desenvolvimento, o Prosper VLT Hybrid. O novo veículo surge como uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades e une a eficiência dos motores diesel e elétrico para oferecer melhor desempenho na operação, com preservação ambiental e sustentabilidade.
"A Marcopolo Rail tem capacidade para desenvolver e produzir localmente modais ferroviários adequados à potencial demanda do mercado brasileiro e latino-americano. Existem diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, entre outras, estudando a implantação de novos ramais ferroviários, bem como a revitalização de ramais existentes. Ter à disposição um produto moderno, sustentável e produzido no Brasil é muito importante para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento no País", comenta Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.
O Prosper Hybrid é um produto versátil, que oferece conforto e segurança aos usuários, com design moderno e baixos custos de implantação e operacionais. Possui powertrain híbrido, com motor elétrico de tração (gerador), baterias de íons de Lítio, conversão de tração e motor diesel, com pós-tratamento dos gases de exaustão.
Pode operar de forma bidirecional, com embarque em plataforma de 1,1m de altura e pode ser produzido nas bitolas métrica, standard e larga, de acordo com a demanda do cliente operador. Para maior conforto e segurança dos usuários, possui sistema de ar-condicionado com refrigeração e aquecimento, poltronas internas ergonômicas e uma completa gama de opcionais.
O Prosper Hybrid pode ser operado de três formas: utilizando apenas o motor elétrico, usando apenas o motor diesel e com a combinação dos dois sistemas. Para isso, o seu powertrain possui um motor diesel, de 315 kW de potência (a 1.800 rpm), com sistema de pós-tratamento de gases de escape SCR, com tanque de ureia, e um motor elétrico com potência máxima de 400 kW.
O veículo conta com um gerador de partida especialmente desenvolvido, que pode ser usado como gerador ou motor elétrico, e um conversor de frequência que regula o fluxo de energia da bateria para o motor/gerador e vice-versa, permitindo que o modo de operação seja adaptado ao perfil da via a qualquer momento. Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria. Esta energia armazenada, será reutilizada para partida e movimentação no modo 100% elétrico.


VW Delivery 11.180 desponta na liderança de vendas de caminhões

Viação Sorriso de Minas testa ônibus elétrico BYD D9W em Uberlândia

Rimatur Transportes incorpora novos Volare Fly 10 em sua frota

Axor está de volta: Mercedes-Benz relança ícone do transporte pesado no Brasil
