Paraná testa bonde elétrico com tecnologia DRT.

31/07/2025

Ratinho Júnior apresenta bonde elétrico com tecnologia DRT para Curitiba

Em vídeo publicado nas redes sociais na quarta-feira, 30 de julho de 2025, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, apresentou um novo modelo de transporte público pioneiro no Brasil. Chamado de Bonde Digital Urbano (BUD), o veículo será testado entre novembro e dezembro de 2025 na Região Metropolitana de Curitiba, de acordo com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

Fabricado na China pela CRRC Nanjing Puzhen, o bonde elétrico opera com a tecnologia DRT (Digital Rail Transit). Em vez de trilhos ferroviários, o veículo é guiado por indução magnética por meio de sensores e linhas pintadas no asfalto, oferecendo uma experiência semelhante à de um metrô de superfície.

Cada composição tem três vagões, é 100% elétrica, alcança até 70 km/h, e tem vida útil estimada em 30 anos, conforme estimativas do fabricante.

O investimento inicial foi de aproximadamente R$ 6 milhões, com contrato temporário de 15 meses, apenas para operação piloto, sem integrar ainda à frota oficial de transporte metropolitano.

O trajeto experimental terá cerca de 10 km, conectando os terminais de Pinhais e São Roque, em Piraquara, dentro da Região Metropolitana. A rota foi escolhida por seu perfil urbano adequado e fluxo moderado, visando avaliar desempenho, conforto de passageiros, consumo de energia e integração com o sistema atual de ônibus. Técnicos da CRRC acompanharão toda a operação em solo brasileiro.

Caso os testes sejam bem-sucedidos, o modelo pode representar uma alternativa intermediária entre o sistema de ônibus BRT e um futuro metrô, por exigir infraestrutura menor em termos de trilhos ou faixas exclusivas elevadas.

Sobre a CRRC Nanjing Puzhen

  • A CRRC Nanjing Puzhen Co., Ltd., anteriormente conhecida como CSR Nanjing Puzhen (fundada em 1908), é uma subsidiária da gigante chinesa CRRC, especializada no design, fabricação e manutenção de veículos ferroviários e de transporte urbano.

  • Localizada em Nanjing, na província de Jiangsu, a fábrica ocupa cerca de 2.000 hectares e emprega mais de 5.200 pessoas, incluindo cerca de 1.500 engenheiros e técnicos.
  • Possui uma linha de montagem inteligente com sistema MES, que agiliza a produção de veículos — por exemplo, antes levava um mês para fabricar 24 veículos de luz; hoje produzem até dois por dia.
  • A empresa domina cerca de 60% do mercado nacional chinês de veículos de passageiros ferroviários, respondendo por mais de 25% do mercado urbano de transporte ferroviário do paí.
  • Atua em diversos segmentos: trens suburbanos (EMUs), metrôs, trams, monorail, veículos APM e veículos especiais (como trilhos de inspeção).