Paixão pelo transporte e pela comunicação se encontram na Auto Viação Transcap.

07/07/2025

Ex-comunicador da Jovem Pan e RedeTV, Henrique Lima encontrou no transporte coletivo uma nova missão: aproximar o passageiro da realidade das empresas.

Henrique Estrada e Henrique Lima
Henrique Estrada e Henrique Lima

Direto do BBF, o maior encontro de entusiastas do transporte coletivo no Brasil, a Rádio Ônibus recebeu em seu estúdio móvel um convidado especial: Henrique Lima, analista de marketing da Auto Viação Transcap. Com passagem por grandes veículos de comunicação como Rádio Jovem Pan e RedeTV, Henrique compartilhou sua trajetória, marcada pela fusão entre duas paixões: a comunicação e o transporte coletivo.

"Comecei lá atrás, no rádio, como arquivista de matérias. Depois fui crescendo, virei rádio escuta, redator e fui para a RedeTV, onde entrei como redator de portal e depois atuei no esporte, que também sempre amei", relembra Henrique, com brilho nos olhos.

Apesar do amor pela comunicação, a rotina intensa da mídia despertou nele o desejo por mais equilíbrio. Foi então que surgiu a oportunidade na Transcap. O que parecia apenas uma mudança de setor se tornou um reencontro com antigas paixões.

"A Transcap me acolheu. Achei que seria só um emprego, mas me redescobri profissionalmente aqui. Quando eu era pequeno, minha avó me deu um ônibus de brinquedo da Itapemirim, e acho que ali nasceu algo. Hoje estou do outro lado, ajudando a contar a história de quem transporta milhares de pessoas todos os dias."

Henrique explicou que o marketing no transporte é mais do que divulgar: é informar, humanizar e aproximar. "Nosso foco é mostrar o quanto há de dedicação e tecnologia por trás de um simples ônibus na rua. Fizemos recentemente uma campanha do Maio Amarelo que foi um sucesso, com o 'Xerife do Trânsito', nosso colega Marcelo, alertando sobre segurança e comportamento responsável."

A Transcap também se destaca por seu olhar voltado ao futuro. A empresa caminha para se tornar a primeira garagem 100% elétrica do Brasil, com uma estrutura já em operação no Taboão, com 72 veículos elétricos e 16 carregadores em funcionamento.

Sobre o desafio de cativar novos clientes – especialmente aqueles que ainda optam pelo carro – Henrique destaca a importância da comunicação eficiente e da melhoria constante dos serviços. "Hoje a gente trabalha com o conceito de cliente, não passageiro. E esse cliente quer conforto, agilidade, segurança. O marketing está aí para mostrar que estamos atentos a isso."

A entrevista encerrou com uma mensagem inspiradora para quem busca novos caminhos no mercado de trabalho:

"Às vezes, a oportunidade está mais próxima do que se imagina. Tem gente buscando emprego em outros setores e não percebe que uma garagem de ônibus pode ser a porta de entrada para uma carreira cheia de propósito. Comunicação, RH, TI, logística... tudo isso existe por trás do transporte coletivo. É só olhar com atenção e acreditar."