Ônibus urbanos Caio comercializados a Salvador para compor a frota de empresas do transporte coletivo

13/02/2023


As empresas Ótima Transportes (OT Trans) e Plataforma Transportes, que operam no transporte coletivo de Salvador - BA, adquiriram os mais recentes lançamentos da Caio: o ônibus de motor dianteiro Apache Vip geração cinco, o ônibus de motor traseiro Millennium geração cinco e o eMillennium, modelo para chassis com propulsão elétrica. As empresas também adquiriram unidades do Foz versão F2400.

Mais uma vez a Caio é a fabricante de ônibus escolhida para agregar os mais modernos modelos do mercado à frota da Ótima Transportes de Salvador (OT Trans) e Plataforma Transportes, tradicionais clientes da marca que operam na capital baiana. Ambos clientes possuem como característica oferecer aos passageiros serviços de mobilidade modernos, confortáveis, seguros e com qualidade superior.

No total foram comercializadas 213 unidades, sendo 119 unidades do Apache Vip (69 para a Ótima e 50 para a Plataforma), 36 unidades do Millennium (20 para a Ótima e 16 para a Plataforma) e 8 unidades do eMillennium (5 para a Ótima e 3 para a Plataforma). A Ótima também adquiriu 29 unidades do micro-ônibus Foz versão F2400 e 21 unidades do mesmo modelo para a Plataforma Transportes.

Todos os modelos possuem componentes desenvolvidos com materiais mais leves, duráveis e que proporcionam fácil acesso à manutenção e limpeza. Contam com salão interno mais amplo, sistema de dutos inteligentes, segmentados para otimizar a organização de chicotes elétricos e fiações em geral, além de melhor acesso aos mecanismos de portas e manutenção do itinerário.

Entrega do primeiro lote do modelo Apache Vip

Na sexta-feira, dia 03 de fevereiro, foi realizada a entrega do primeiro lote dos ônibus Apache Vip para a Prefeitura Municipal de Salvador, encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721. O evento de apresentação das primeiras 39 unidades foi realizado nas proximidades da Praia do Jardim de Alah. Aberta à população, a solenidade contou com a presença de autoridades locais, representante da Caio e operadores do transporte coletivo de Salvador.

Os Apache Vip produzidos são da quinta geração do ônibus de motor dianteiro, líder de vendas da Caio, com 12.735 mm de comprimento, embarque dianteiro e bloqueador de portas original do chassi. São 100% acessíveis, com espaço para cadeirantes, elevadores semiautomáticos e assentos para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

O salão interno possui poltronas ergonômicas, revestidas com material que agrega resistência, durabilidade e facilidade de limpeza. As unidades adquiridas contam ainda com iluminação interna em LED.

O ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias, e as janelas com barreiras aos efeitos solares garantem a adequada qualidade do ar e o conforto térmico durante os trajetos. Os itinerários eletrônicos em LED, localizados em pontos estratégicos da carroceria, contribuem para a melhor visibilidade das linhas. Contam também com preparação para microcâmeras, câmera de ré e validadores eletrônicos.

Sobre os Foz versão F2400

Os Foz versão F2400 possuem 9.030 mm de comprimento e lotação para 49 pessoas, com embarque dianteiro. São totalmente acessíveis, com elevadores e poltronas reservadas a pessoas com mobilidade reduzida, PcD e idosos, além de espaço para acomodar pessoa com deficiência em cadeira de rodas ou acompanhada de cão-guia.

O salão interno conta com itens que agregam tecnologia e praticidade, como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis, iluminação e pontos de ar condicionado individualizados, para melhor climatização do ambiente. As portas pantográficas têm acionamento pneumático e degraus com iluminação em LED.

Sobre os Millennnium quinta geração

As linhas do modelo seguem a tendência do design automobilístico europeu, com ângulos retos e visual imponente. Os Millennium adquiridos possuem chassis Mercedes-Benz O500U e Volkswagen 18.280, lotação total para 89 passageiros e portas em ambos os lados da carroceria, permitindo que os veículos circulem por vias convencionais ou corredores exclusivos para ônibus. Rampas de acesso nas portas centrais, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes proporcionam total acessibilidade.

O uso inteligente de componentes intercambiáveis entre outros modelos da marca, garante facilidade de reposição e otimização de custos para os clientes.

A nova geração do Millennium tem salão interno com maior amplitude, proporcionando conforto visual, além da melhor acomodação de componentes técnicos da carroceria e capacidade de lotação aumentada.

Sobre os eMillennium

O eMillennium marca Caio foi concebido exclusivamente para chassis movidos à propulsão elétrica por bateria, agregando para o transporte de passageiros o que há de mais atual em itens voltados à mobilidade.

Os veículos de Salvador possuem 12.350 mm de comprimento e lotação total para 72 passageiros, com portas em ambos os lados da carroceria.

Seguindo o padrão da família de produtos Caio, recentemente atualizada, o salão interno do eMillennium é amplo, com poltronas ergonômicas e confortáveis.

A seção transversal do modelo contribui para o melhor posicionamento do pack de baterias e componentes, proporcionando também maior capacidade de lotação.

As unidades possuem rampas móveis, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes, oferecendo total acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos.

O ar condicionado com filtro anti-pólen, que retém partículas de poeira, fungos e bactérias, tem como finalidade proporcionar conforto térmico aos ocupantes do salão interno.

Foram instalados validadores e catracas eletrônicas, além de preparação para a instalação de áudio, microcâmeras internas e Sistema GPS, que resultam em comodidade e segurança. Itinerários eletrônicos estão posicionados em diferentes pontos da carroceria para que os passageiros possam ter maior visibilidade das informações.

O modelo possui conjunto óptico em full led, que traz vantagens como maior luminosidade e aumento da vida útil dos componentes, exigindo menos manutenção dos itens. Soluções pensadas para otimizar a operação de nossos clientes.

Os chassis Mercedes-Benz recebem o sistema de eletrificação realizado pela Eletra, com inversor e bateria da WEG.

Os atributos desses veículos, assim como os demais produtos com o DNA Caio, refletem uma marca que demonstra o extremo zelo com a qualidade, segurança, durabilidade, inovação e eficiência operacional.

Outras informações sobre a marca Caio podem também ser obtidas no site: https://www.caio.com.br e nas redes sociais @caioinduscaroficial.


Posts mais recentes em nosso blog

Seja o primeiro a ler as novidades!

Motoristas dormindo no bagageiro, drogas e contrabando escondidos em ônibus em fundos falsos, colisões e capotamentos típicos de fadiga dos motoristas, veículos em péssimas condições de manutenção, empresas de grande porte desrespeitando esquemas operacionais, transporte clandestino fora de controle com decisões do Judiciário, a ANTT desmontando a...

Artigo publicado na coluna da Roberta Soares, no Jornal do Commercio,
Recife, edição de 11/02/24