

ÔNIBUS ELÉTRICOS COM TECNOLOGIA DE TRAÇÃO ELETRA COMEÇA A OPERAR EM GOIÂNIA
Veículos 100% brasileiros farão o transporte de passageiros para a Campus Party
O governo de Goiás vai disponibilizar transporte gratuito para a Campus
Party 2023 com ônibus elétricos. O maior evento de tecnologia do mundo
será realizado de 7 a 11 de junho, no Passeio das Águas Shopping, em
Goiânia.Os veículos que farão o transporte de passageiros são 100% brasileiros,
têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra,
carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG –
todas elas empresas brasileiras – e chassi Scania, fabricado em
São Bernardo do Campo (SP).Um dos temas centrais da terceira edição da Campus Party Goiás é a
mobilidade urbana. Por isso, a escolha dos ônibus elétricos para fazer a
locomoção dos passageiros entre o Terminal Bíblia e o Passeio das Águas
Shopping.Este será o primeiro teste desta tecnologia com a circulação de
passageiros. A previsão é de que os ônibus elétricos sejam implementados
em Goiás, começando pelo Eixo Anhanguera.Os veículos têm 15m com capacidade para 100 passageiros (sentados e em
pé) e autonomia de250 km, contam com carregadores para celular e ar
condicionado.Segundo o secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o
Estado quer transformar a Região Metropolitana de Goiânia em referência
nacional de transporte urbano."Nós estamos dando um passo a mais ao fazer aquilo que chamamos de
mobilidade como serviço. Estamos assumindo o desafio de integrar todos
os modais de mobilidade, garantindo que o cidadão consiga se locomover
da maneira mais eficiente possível", diz.Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra
Netto, a terceira edição da Campus Party deixará sua contribuição para a
mobilidade urbana."Todas as edições da Campus Party deixam um legado para Goiás. Eu tenho
certeza de que um dos legados desta terceira edição será o avanço em
mobilidade urbana, não só pelo teste inédito dos ônibus elétricos, mas
também pela discussão sobre outras tecnologias de mobilidade"."Estamos orgulhosos de apresentar o ônibus elétrico com tecnologia e-Bus
Eletra a uma cidade tão dinâmica quanto Goiânia" – diz Milena Romano,
presidente da Eletra."Parabenizo os operadores e as autoridades de transporte, pois o início
da eletrificação do transporte público na capital do Estado é um evento
muito importante para Goiás e todo o Centro-Oeste"."O veículo com tecnologia de tração elétrica e eletrificação da Eletra é
a prova de que o ônibus elétrico 100% brasileiro, com tecnologia
nacional, pode atender a todas as regiões do País " – concluiu. "Nossa
meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora
de ônibus elétricos da América Latina" – disse.Para enfrentar esse desafio, a Eletra transferiu em 2022 toda a sua
operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via
Anchieta.Na nova fábrica, produzirá 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês,
podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.Nascida e instalada desde 1999 no Grande ABC, coração industrial de São
Paulo, a empresa é uma empresa 100% brasileira, pioneira em tecnologia
de tração elétrica para transporte público e de carga.
Fabrica ônibus elétricos a bateria e trólebus. Também oferece serviços
de retrofit (conversão de caminhões a diesel em elétricos).TRAJETO E HORÁRIOS
Os ônibus elétricos sairão do Terminal Bíblia, passarão pela Praça
Universitária, Praça Cívica, Terminal Paulo Garcia, até chegar ao
Passeio das Águas Shopping, e voltarão pelo mesmo trajeto. Serão 14
viagens de ida e volta, por dia.As saídas do Terminal Bíblia estão previstas para 9h, 9h35, 10h10,
10h45, 11h20, 13h, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 20h, 20h40, 21h20 e 22h.Os retornos, saindo do Passeio das Águas Shopping, estão previstos para
9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 11h55, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 15h55,
20h35, 21h15, 21h55 e 22h35.NOVA LINHA
Os novos e-Bus 12,1m e e-Bus 15m fazem parte da mais completa linha de
ônibus elétricos da América Latina, lançada pela Eletra ao longo de
2023.São cinco novos modelos do e-Bus e mais o e-Trol, desenhados para
atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade
brasileira.Todos eles inteiramente fabricados no Brasil, inclusive as baterias, com tecnologia 100% nacional.
A linha e-Bus e o e-Trol são o resultado da parceria da Eletra com
algumas das principais empresas de transporte público sustentável no
Brasil.Confira:
- 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG).
- 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium, motores elétricos e baterias WEG);
- 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- 15m (chassi Scania, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol - ônibus elétrico para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com catenárias para recarga das baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.


Tracbel participa da ExpoSul mostrando suas avançadas máquinas para colheita florestal

Real Expresso amplia frota com ônibus de dois andares da Busscar

IVECO BUS sai na frente com 7.100 unidades para o Caminho da Escola

Mercedes-Benz do Brasil recebe a visita de comitiva do Governo do Chile
