ÔNIBUS ELÉTRICOS COM TECNOLOGIA DE TRAÇÃO ELETRA COMEÇA A OPERAR EM GOIÂNIA
Veículos 100% brasileiros farão o transporte de passageiros para a Campus Party
O governo de Goiás vai disponibilizar transporte gratuito para a Campus
Party 2023 com ônibus elétricos. O maior evento de tecnologia do mundo
será realizado de 7 a 11 de junho, no Passeio das Águas Shopping, em
Goiânia.Os veículos que farão o transporte de passageiros são 100% brasileiros,
têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra,
carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG –
todas elas empresas brasileiras – e chassi Scania, fabricado em
São Bernardo do Campo (SP).Um dos temas centrais da terceira edição da Campus Party Goiás é a
mobilidade urbana. Por isso, a escolha dos ônibus elétricos para fazer a
locomoção dos passageiros entre o Terminal Bíblia e o Passeio das Águas
Shopping.Este será o primeiro teste desta tecnologia com a circulação de
passageiros. A previsão é de que os ônibus elétricos sejam implementados
em Goiás, começando pelo Eixo Anhanguera.Os veículos têm 15m com capacidade para 100 passageiros (sentados e em
pé) e autonomia de250 km, contam com carregadores para celular e ar
condicionado.Segundo o secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o
Estado quer transformar a Região Metropolitana de Goiânia em referência
nacional de transporte urbano."Nós estamos dando um passo a mais ao fazer aquilo que chamamos de
mobilidade como serviço. Estamos assumindo o desafio de integrar todos
os modais de mobilidade, garantindo que o cidadão consiga se locomover
da maneira mais eficiente possível", diz.Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra
Netto, a terceira edição da Campus Party deixará sua contribuição para a
mobilidade urbana."Todas as edições da Campus Party deixam um legado para Goiás. Eu tenho
certeza de que um dos legados desta terceira edição será o avanço em
mobilidade urbana, não só pelo teste inédito dos ônibus elétricos, mas
também pela discussão sobre outras tecnologias de mobilidade"."Estamos orgulhosos de apresentar o ônibus elétrico com tecnologia e-Bus
Eletra a uma cidade tão dinâmica quanto Goiânia" – diz Milena Romano,
presidente da Eletra."Parabenizo os operadores e as autoridades de transporte, pois o início
da eletrificação do transporte público na capital do Estado é um evento
muito importante para Goiás e todo o Centro-Oeste"."O veículo com tecnologia de tração elétrica e eletrificação da Eletra é
a prova de que o ônibus elétrico 100% brasileiro, com tecnologia
nacional, pode atender a todas as regiões do País " – concluiu. "Nossa
meta é nos posicionar no mercado como a maior e mais versátil montadora
de ônibus elétricos da América Latina" – disse.Para enfrentar esse desafio, a Eletra transferiu em 2022 toda a sua
operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via
Anchieta.Na nova fábrica, produzirá 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês,
podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.Nascida e instalada desde 1999 no Grande ABC, coração industrial de São
Paulo, a empresa é uma empresa 100% brasileira, pioneira em tecnologia
de tração elétrica para transporte público e de carga.
Fabrica ônibus elétricos a bateria e trólebus. Também oferece serviços
de retrofit (conversão de caminhões a diesel em elétricos).TRAJETO E HORÁRIOS
Os ônibus elétricos sairão do Terminal Bíblia, passarão pela Praça
Universitária, Praça Cívica, Terminal Paulo Garcia, até chegar ao
Passeio das Águas Shopping, e voltarão pelo mesmo trajeto. Serão 14
viagens de ida e volta, por dia.As saídas do Terminal Bíblia estão previstas para 9h, 9h35, 10h10,
10h45, 11h20, 13h, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 20h, 20h40, 21h20 e 22h.Os retornos, saindo do Passeio das Águas Shopping, estão previstos para
9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 11h55, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 15h55,
20h35, 21h15, 21h55 e 22h35.NOVA LINHA
Os novos e-Bus 12,1m e e-Bus 15m fazem parte da mais completa linha de
ônibus elétricos da América Latina, lançada pela Eletra ao longo de
2023.São cinco novos modelos do e-Bus e mais o e-Trol, desenhados para
atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade
brasileira.Todos eles inteiramente fabricados no Brasil, inclusive as baterias, com tecnologia 100% nacional.
A linha e-Bus e o e-Trol são o resultado da parceria da Eletra com
algumas das principais empresas de transporte público sustentável no
Brasil.Confira:
- 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG).
- 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium, motores elétricos e baterias WEG);
- 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- 15m (chassi Scania, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio eMillennium e motores elétricos e baterias WEG);
- e-Trol - ônibus elétrico para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com catenárias para recarga das baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.