Ônibus eCitaro da Mercedes-Benz eletrifica rotas intermunicipais na Alemanha

31/01/2023

45 ônibus elétricos foram entregues para a empresa de transporte Ludwigslust-Parchim (VLP), no estado de Mecklemburgo, na região do Noroeste da Alemanha

  • Veículos foram customizados para assegurar conforto em sua aplicação intermunicipal
  • Sistema de transporte local envolve 13 pontos de operação e 49 postos de recarga de baterias
  • eCitaro é referência para o chassi de ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz do Brasil

A eletromobilidade por ônibus é geralmente associada ao transporte urbano das grandes cidades em áreas com muitos habitantes. No entanto, o eCitaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz consegue ir além das aplicações convencionais. No início deste ano, a empresa alemã de transportes Ludwigslust-Parchim (VLP), que opera no sudoeste da região de Mecklemburgo, na região do Noroeste da Alemanha, recebeu o último lote de 15 veículos que fazem parte da grande encomenda composta por 45 eCitaros.

"É incrível notar a flexibilidade do nosso ônibus eCitaro totalmente elétrico", afirma Mirko Sgodda, Chefe da área de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. "Ficamos deslumbrados com toda a qualidade apresentada em sua operação como ônibus intermunicipal, demonstrada por meio de equipamentos customizados e um conceito sofisticado na operação da Ludwigslust-Parchim".

A fim de preparar os veículos para que atuem da melhor maneira em sua operação intermunicipal, os bancos são montados sobre plataformas na parte dianteira do veículo e os passageiros podem contar com assentos confortáveis da marca Inter Star Eco com cintos de duas pontas. Além disso, os ônibus também apresentam revestimento das paredes internas em feltro, conectividade Wi-Fi (rede local para conexão sem fio) e entradas USB para dispositivos que tornam o eCitaro ainda mais agradável para os usuários.

Os motoristas, por sua vez, contam com banco aquecido e climatizado, espelho interno com ajuste elétrico e uma divisória que passa por toda a largura da porta da cabine, mantendo-os isolados em relação ao salão de passageiros. O aumento do ângulo de entrada facilita as operações em estradas irregulares e terrenos difíceis.

Esses ônibus eCitaro apresentam vários recursos de segurança, como assistente de proteção lateral (Sideguard Assist), assistente para condução econômica (Eco Driver Feedback), que contribui para que o motorista obtenha um estilo de condução mais moderado, e câmera de ré. Destaque também para o sistema de frenagem de emergência (Preventive Brake Assist), equivalente ao ABA 5 da linha O 500 de ônibus rodoviários da Mercedes-Benz do Brasil.

Treze locais de operação e 49 postos de recarga de baterias

Com uma frota de cerca de 200 ônibus, a VLP opera, atualmente, 172 rotas em sua região. Dessa forma, com o volume de veículos adquiridos, aproximadamente um ônibus em cada quatro será substituído por um eCitaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz. Por circularem em áreas com baixa densidade populacional e numerosas vilas, os ônibus da empresa requerem muita autonomia. Com uma capacidade total de 378 kWh e duas posições para tomadas de recarga no lado direito, acima do eixo dianteiro e traseiro, a tecnologia de baterias do eCitaro proporciona uma estrutura sólida e apropriada para atender à demanda. Além disso, a VLP possui uma organização decentralizada que favorece o uso de ônibus elétricos. São 49 postos de recarga de baterias, que serão estabelecidos em 12 dos 13 locais de operação com 100% dessa eletricidade vindo de fontes de energia renovável.

O compromisso da VLP e de seus parceiros é reconhecido e respeitado em todo o setor. Stefan Lösel, diretor geral da empresa, recebeu este ano o Prêmio EBUS 2022, premiação ambiental nacional para transportes públicos. Homenageado como "personalidade em destaque no setor de transportes", no campo da mobilidade, o executivo recebeu a premiação pelo compromisso exemplar e criativo quanto a introdução dos ônibus elétricos em áreas rurais. A VLP é a primeira empresa de transportes da Alemanha que iniciou a migração em larga escala de seus ônibus para a eletomobilidade em áreas rurais.

Ampla autonomia comprovada nas operações diárias

A experiência prática da VLP com a operação dos ônibus elétricos vem correspondendo às expectativas. O eCitaro da Mercedes-Benz tem atingido uma boa autonomia, ultrapassando 300 quilômetros em operações diárias a depender da configuração selecionada. O veículo ainda retorna para a garagem com uma capacidade restante segura de aproximadamente 15%. Isso significa que uma quilometragem de cerca de 50 a 60 mil quilômetros por ano é viável.

A digitalização também desempenha um papel nesse contexto. A empresa de transportes Ludwigslust-Parchim vem utilizando os serviços da Omniplus On, que monitora a condição de operação dos veículos. O planejamento do uso e gestão da garagem foram desenvolvidos em estreita colaboração com os especialistas da IVU, empresa parceira da Daimler Buses.

eCitaro é referência para o eO500U da Mercedes-Benz Brasil

Consolidado na Europa, o ônibus eCitaro totalmente elétrico é referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil, modelo que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.

O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, como para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro, englobando itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

"Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 66 anos da Empresa no País", diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG".

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. "Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros", diz Walter Barbosa.

Os concessionários Mercedes-Benz estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

O executivo destaca que os bons números se devem à preferência dos veículos e serviços Volvo pelos transportadores. "São caminhões com tecnologias que ampliam a capacidade e a eficiência da operação de transporte como um todo. Eles trazem avanços tecnológicos que melhoram o desempenho, a produtividade, a disponibilidade e a segurança, com impacto...

O Seminário Técnico/Jurídico promovido pelo SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), que será realizado em 28 de novembro, na capital paulista, já tem seus palestrantes confirmados. O evento reunirá importantes nomes dos setores público e privado ligados ao transporte rodoviário de passageiros, com o...