Ônibus articulado elétrico da BYD é bem avaliado em teste em Curitiba

13/12/2023

Modelo D11B obteve ótimo desempenho de bateria, ficando em primeiro lugar
na avaliação feita pela gerenciadora de transportes da capital do Paraná

Os ônibus articulados da BYD, modelo D11B, receberam ótima avaliação em teste
realizado pela Prefeitura de Curitiba com quatro marcas e veículos elétricos. Os
resultados foram divulgados na terça-feira, dia 12/12, pela Urbs (Urbanização de
Curitiba S.A), que gerencia o transporte na capital do Paraná.
Foram avaliados desempenho operacional, Trafegabilidade, autonomia de bateria,
acessibilidade, conforto, entre outros itens. Os testes foram feitos nas linhas 021 –
Interbairros II (Anti-horário) e 023 – Inter 2 (Anti-horário), utilizando como critério
de escolha a extensão do trajeto e determinados pontos críticos da rota, como aclives
e declives, curvas acentuadas e trânsito intenso e maior número de paradas.
O modelo articulado da BYD, de 22,6 metros, se mostrou com ótimo desempenho na
bateria, com autonomia de 297,1 km. O ônibus se mostrou econômico com consumo
médio satisfatório e dentro dos parâmetros estabelecidos pela gerenciadora.
No quesito análise do consumo de bateria, o modelo articulado elétrico da BYD
obteve ótima eficiência no desempenho ficando em primeiro lugar entre todos os
modelos testados: a média de consumo da bateria foi de 116,42 km e de 2,01
KWh/km.
Os testes também avaliaram os desgastes de pneus, quesito que a BYD também
obteve ótimos resultados. A performance e resistência dos pneus do modelo
articulado da BYD obtiveram ótimo desempenho.
Ônibus elétricos fabricados no Brasil
Os ônibus articulados 100% elétricos são fabricados no Brasil, na planta da BYD em
Campinas. Esses ônibus são grandes aliados na qualidade de vida da população. Um
ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 100 toneladas de gás carbônico na
atmosfera, o equivalente ao plantio 750 árvores por ano. Já um ônibus a diesel
comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. O custo mensal para
abastecer um ônibus elétrico com energia pode ser até 6 vezes menor do que um
ônibus a diesel.
Outro ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por
veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria na fábrica de Manaus. As baterias
usadas nos ônibus articulados de São José dos Campos são de fosfato ferro-lítio-ferro

(LiFePO4). Esses ônibus apresentam ótimo aproveitamento de regeneração de freios,
sem a necessidade de recarga de oportunidade da bateria.

Vantagens ambientais dos veículos elétricos
• Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e
de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.
• Cada ônibus elétrico, de 13 metros, em circulação representa em média a
redução de gases equivalente ao plantio de 750 árvores por ano. Um ônibus articulado
pode chegar a mais de 1.300 árvores por ano.
• O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio que dura até 10 anos e não possui metais
pesados na composição.
• Para abastecer um ônibus à bateria, gasta-se seis vezes menos do que um
ônibus movido à combustão.
• A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus à diesel
rodam, em média, 5 anos. No máximo, conseguem chegar a 10 anos de circulação
pelas grandes cidades.