O ano de 2022 e perspectivas para 2023 na visão da Caio, fabricante de ônibus
Ano após ano, a Caio se consolida como marca líder na fabricação de ônibus para o segmento
urbano, no mercado brasileiro. O share de 58,7% em 2022 no segmento de ônibus urbanos,
comparado a 2021 (53,7%), aponta um avanço de 5 pontos percentuais, confirmando a liderança
da empresa. Para 2023, as expectativas são positivas, mesmo com alguns entraves e fatores
externos.
A Caio encerra 2022 com conquistas importantes: o lançamento do Millennium geração
cinco, para chassis de motor traseiro e central, e da nova carroceria eMillennium, para
chassis de propulsão elétrica; o sucesso de vendas da nova geração do Apache Vip,
lançado no ano anterior; e a liderança, por mais um ano, no segmento de ônibus urbano.
"Tivemos uma expressiva participação de mercado, com 58,7% de share no segmento de
ônibus urbanos, resultado que nos mantém numa posição de liderança, trazendo grande
satisfação e também a responsabilidade de permanecermos nesse patamar. Superamos,
com uma gestão forte e muita união, os anos de crise sanitária. Ainda temos desafios a
vencer, assim como todo o mercado, mas temos uma expectativa positiva para o próximo
ano", detalha Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.
A evolução da Caio também pode ser mensurada pelo número contratações em 2022.
Foram 1.200 novos colaboradores admitidos em áreas fabris, técnicas e administrativas.
Somadas com outras empresas do Grupo Caio, foram mais de 1.800 contratações,
englobando cidades da região de Botucatu, Barra Bonita, São Paulo, Betim, Guarulhos e
Joinville.
Grandes lançamentos
As grandes novidades da marca foram apresentadas na Lat.Bus, em agosto desse ano: o
Millennium geração V (para chassi de motor traseiro e central) e o eMillennium
(desenvolvido exclusivamente para chassis de propulsão elétrica). Ambos, desenvolvidos
com materiais mais leves, duráveis e que proporcionam fácil manutenção e limpeza.
Também possuem melhor acesso aos mecanismos de portas, manutenção do itinerário,
além da central elétrica mais leve e com maior volume. Um sistema de dutos inteligente
permite a segmentação e melhor organização de chicotes elétricos e fiações em geral. Maior
espaço interno e design inovador completam os atributos dos produtos Caio.
Já foram comercializadas mais de 300 unidades do ônibus Millennium para cidades como
São Paulo e Salvador. Aproximadamente 20 unidades do eMillennium já estão rodando em
estados como São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Esses resultados
comprovam a confiabilidade dos clientes pela marca. A expectativa para esse modelo é de
otimismo, pois grandes mercados renovarão suas frotas com ônibus elétricos.
Sucesso de vendas da Caio
A quinta geração do Apache Vip (ônibus para chassi de motor dianteiro), lançada no
segundo semestre do ano passado, foi um dos grandes sucessos de vendas da Caio, em
2022. Foram mais de 2500 unidades comercializadas, confirmando a preferência dos
clientes por produtos Caio, resistentes, duráveis e com preços competitivos. Assim como
os demais lançamentos recentes da marca, o Apache Vip faz parte do portfólio renovado
de produtos Caio, que agregam muitas funcionalidades com a finalidade de otimizar a
operação dos nossos clientes.
Perspectivas para 2023
Para 2023, a projeção de crescimento para o mercado de ônibus é em torno de 5% a 10%,
devido:
Ao aumento de produção iniciado no segundo semestre de 2022, que deve se estender ao
primeiro trimestre de 2023, gerado pela normalização da produção e entrega de chassis
pelas montadoras;
Ao prebuy de ônibus Euro 5 no final de 2022, para produção no primeiro semestre de 2023
(após esse período, entra em vigor o motor Euro 6);
A uma expectativa de redução da taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), a
partir do segundo semestre de 2023, criando condições de crédito mais favoráveis;
À expectativa de operadores investirem em renovação e ampliação de frotas de urbanos
(frotas que têm necessidade de renovação e a compra foi represada pela pandemia);
Ao potencial aquecimento do mercado de ônibus elétricos.
Mesmo com as perspectivas positivas, há algumas incertezas com o abastecimento do
setor de suprimentos, de componentes como semicondutores. "Também temos a questão
da norma Euro 6 que, entrando em vigor, impacta no preço do ônibus completo. Isso
acontece porque são necessárias atualizações em itens e no processo produtivo do ônibus,
que geram custos adicionais. Esse acréscimo pode ser um fator que gere desaceleração
das vendas, mas que acreditamos ser passageira, pois o Euro 6 traz benefícios reais para
o operador, além da menor emissão de agentes poluentes, o que é positivo para toda a
sociedade. A nova tecnologia é mais eficiente no aproveitamento da queima do diesel,
otimizando o desempenho do motor e a vida útil dos componentes, reduzindo a
necessidade de manutenção do veículo", explica João Roberto dos Santos, gerente de
engenharia da Caio.
Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio, complementa
"Esperamos que até o mês de março, as montadoras já estejam produzindo os chassis
Euro 6, nos modelos motor dianteiro e micro-ônibus, portanto teremos esses veículos
homologados para produção e venda. Com a implantação do chassi Euro 6, temos um
ponto de interrogação para o próximo ano, mas se tudo caminhar do jeito que esperamos,
no primeiro semestre de 2023 teremos uma boa perspectiva de produção e para o segundo
semestre, iremos trabalhar intensamente para prospectar vendas. Estou confiante, otimista
e acredito que 2023 será um ano melhor!"