NOVO ÔNIBUS ELÉTRICO 100% BRASILEIRO COMEÇA TESTES EM CURITIBA NO DIA 18
Veículo de 12,1m fabricado no Brasil tem emissão zero e capacidade para 70 pessoas
Começa em Curitiba nesta quinta quinta-feira (18/5), às 12h, o teste com
passageiros do novo ônibus elétrico 100% brasileiro, com sistema de
tração/eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio EMillennium, chassi
Mercedes-Benz e motor elétrico e baterias WEG.O início oficial do teste será na Auto Viação Redentor, operadora do
veículo, com participação do prefeito Rafael Greca, do secretário da
URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, e da presidente da Eletra, Milena Romano.Fundada em 1º de julho de 1958, a Auto Viação Redentor sempre buscou
transparência e qualidade na prestação dos seus serviços. Isso se
consolidou no ano de 2006, quando foi certificada ISO 9001. Mantém sua
certificação até hoje. Fato que contribui para a melhoria contínua e a
excelência nos serviços prestados."O que a gente espera desse serviço é que, em primeiro lugar, tenhamos
uma aceitação da população. Os testes servirão também para avaliarmos
como é o desempenho dos veículos em comparação aos veículos a diesel,
porque nós não podemos deixar cair a qualidade do transporte coletivo.
Essa é nossa meta, ônibus ecologicamente corretos com a mesma qualidade
que sempre oferecemos na prestação do serviço", explica Ângelo Gullin,
presidente da CWBUS, empresa que integra o ecossistema de inovação de
Curitiba na área de mobilidade urbana, que inclui a Auto Viação
Redentor, com o objetivo de participar da construção de soluções de
deslocamentos nas cidades em sintonia com a necessidade das pessoas, de
maneira simples, ágil e ambientalmente sustentável.O teste do veículo de 12,1m faz parte do programa de transição das
frotas de ônibus movidos a diesel para energias renováveis da Prefeitura
de Curitiba. O ônibus entrará em operação com passageiro já na
sexta-feira.O veículo tem tecnologia inteiramente nacional desenvolvida pela Eletra,
empresa brasileira de tração e eletrificação de ônibus elétricos com
sede em São Bernardo do Campo (SP).O novo veículo foi apresentado a autoridades e operadores de transportes
no último dia 11, num evento em que o prefeito Rafael Greca anunciou a
compra de 70 ônibus elétricos para a Rede Integrada de Transporte de
Curitiba (RIT).O anúncio foi feito durante o Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, no Complexo Imap, no Parque Barigui.A Prefeitura irá investir R$ 200 milhões, em recursos próprios, na
aquisição desse primeiro lote de 70 veículos elétricos para operar no
transporte público municipal.Segundo o prefeito Rafael Greca, o objetivo é iniciar um processo de
implementação da eletromobilidade em larga escala na cidade, dentro do
Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba.
Concluída a fase de testes, a Prefeitura prevê que os ônibus elétricos
entrem em operação normal na rede pública de transportes em 2024.O ônibus elétrico Eletra/Caio/WEG foi inteiramente fabricado no Brasil.
Tem ar condicionado, wi-fi e capacidade para 70 passageiros, com emissão
zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído.A autonomia chega a 250 km, sem necessidade de recarga das baterias, e
velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o
INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real.TECNOLOGIA NACIONAL
O novo veículo faz parte da mais completa linha de ônibus elétricos da
América Latina, todos desenvolvidos com sistema de tração/eletrificação
e-Bus Eletra.Além do ônibus de 12,1m, a linha de veículos Eletra inclui modelos de
10m (Midi), 12,5m, 12,8m (Padron), 15m e 21,5m (Articulado), além do
e-Trol (veículo desenhado especialmente para operação em corredores
exclusivos – BRT).Todos foram desenvolvidos em parcerias com empresas brasileiras de
transporte público, como Caio (carrocerias), WEG (baterias, motores
elétricos e inversores), Mercedes-Benz e Scania (chassis).
"São modelos concebidos para operar em diferentes ambientes urbanos, em
qualquer cidade brasileira ou latino-americana" – diz Milena Romano,
presidente da Eletra."Curitiba experimentará a melhor tecnologia de tração elétrica para
transporte público da América Latina, desenvolvida pela Eletra ao longo
de 20 anos de inovação".Ônibus elétricos semelhantes, com a tecnologia e-Bus Eletra, já circulam
desde o ano passado em capitais como Salvador, Vitória e São Paulo.Sobre a Eletra
A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração
elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de
passageiros e de carga. Em sua nova fábrica, tem capacidade de produzir
1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% e, com
isso, atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios que
aprovaram programas de renovação das frotas de transporte no Brasil.
Conta em seu portfólio com e-Bus 12,1m; 12,8m (Padron); 15m; 21,5m
articulado, 10m (Midi) e e-Trol 21,5m.Parcerias
O eMillennium marca Caio é uma carroceria desenvolvida
com tecnologia nacional exclusivamente para chassis movidos a propulsão
elétrica por bateria. O modelo possui um amplo salão interno,
característico do novo portfólio de produtos da marca. É equipado com o
que há de mais atual em elementos voltados à mobilidade sustentável e
produzido com itens em polímero, material 100% reciclável, que confere
alta durabilidade, robustez e acabamento superior.Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de
equipamentos eletroeletrônicos com foco em motores, redutores e
transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação,
automação e digitalização. A WEG se destaca em inovação pelo
desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências
voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade
elétrica. Com operações industriais em 15 países, presença comercial em
37 países e vendas para mais de 135 países, a companhia possui mais de
39 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2022, a WEG atingiu em
faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões; destes, 50,3% proveniente das
vendas realizadas fora do Brasil.