Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade.Nota de Repúdio
Ouça o comentário de Miguel Ângelo
Fundador do Mova-se Fórum de Mobilidade e atualmente exerce o cargo de subsecretario de Políticas para Cidades e Transporte do Governo de Goiás
O Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade vem a público manifestar seu repúdio ao reajuste de 8,56% aplicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nas tarifas do serviço semiurbano da região do Entorno do Distrito Federal, que entra em vigor a partir do próximo domingo (25/2).
Consideramos esse aumento abusivo e injustificado, pois penaliza os usuários do transporte público que já sofrem com a precariedade e a ineficiência do sistema. Além disso, o reajuste contraria o momento de crise econômica e social provocada pela pandemia de Covid-19, que reduziu a renda e o poder de compra da população.
O aumento também desconsidera o fato de que o Ministério dos Transportes criou um Grupo de Trabalho para discutir soluções para o Entorno, com a participação de representantes da ANTT, da Infra S.A., do Governo de Goiás, do Governo do Distrito Federal e da sociedade civil. O estado de Goiás, inclusive, apresentou uma proposta de criação do Consórcio Interfederativo, que seria o instrumento para subsidiar a tarifa e evitar novos reajustes.
Diante disso, exigimos que a ANTT reveja sua decisão e suspenda o reajuste das tarifas, abrindo espaço para o diálogo e a negociação com os demais atores envolvidos na questão da mobilidade urbana no Entorno do DF. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa de um transporte público de qualidade, acessível, sustentável e democrático para todos.
Mova-se Fórum Nacional de Mobilidade