

Motoristas têm até dia 28 de janeiro para renovar o exame toxicológico das categorias C, D e E
Quem não atualizar o documento está sujeito a multas dos órgãos de trânsito e a não ter habilitação renovada

Atenção, transportadores de categorias C, D e E! Termina, no próximo domingo, 28 de janeiro, o prazo para a renovação do exame toxicológico. Quem não estiver com o documento em dia corre o risco de sofrer cobrança de multas, além de não poder renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A infração, considerada gravíssima, está nos artigos 165-C e 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, deixar de realizar o exame após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido configura violação passível de penalidades - multa de R$ 1.467,35 e sete pontos em seu prontuário.
A fiscalização e autuação serão aplicadas pelas autoridades dos órgãos estaduais de trânsito em todo o Brasil. O prazo final para a realização do exame era até 28 de dezembro de 2023, conforme estabelecido pela Deliberação 268/2023, referendada pela Resolução n° 1.002 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A retomada dessa exigência, que estava suspensa no período da pandemia, busca garantir a segurança nas estradas, identificando motoristas que possam estar dirigindo sob a influência de substâncias psicoativas, além de assegurar o cumprimento das normas vigentes de trânsito.
Os motoristas que forem flagrados dirigindo com o exame vencido terão direito à ampla defesa e contraditório, conforme determina a legislação brasileira. Na prática, isso quer dizer que a multa não será aplicada de forma automática. Primeiro, será lavrado um auto de infração de trânsito, aberto um processo administrativo, expedido uma notificação de autuação, com todos os ritos e direitos garantidos e, somente depois disso, haverá notificação e aplicação das penalidades.
O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias e precisa ser realizado a cada 30 meses por motoristas das categorias C, D e E, que dirijam caminhões ou ônibus, por exemplo. Por isso, manter a regularidade da documentação também contribui para um trânsito mais seguro e responsável.
ALERTA VIA CARTEIRA DIGITAL
A notificação para realização do exame toxicológico chegará aos motoristas que ainda não estão com o exame em dia via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), com alertas "push" na tela inicial do celular, mensagens na central de mensagens da CDT e na área específica do exame toxicológico no app. Além disso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) enviará mensagens por e-mail a todos os condutores cadastrados no sistema.
COMO USAR A CDT?
- Baixe e instale o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) em seu smartphone.
- Faça seu login ou crie seu cadastro no sistema gov.br, caso ainda não o tenha.
- Cadastre os seus documentos no aplicativo.
- Usufrua dos benefícios oferecidos pela CDT.


BRT Sorocaba lança mês da sustentabilidade em clima de copa do mundo

Tarifa Zero no transporte público perde fôlego, revela estudo da NTU

Juiz de Fora recebe a 6ª edição da Expo Bus com exposição de ônibus históricos e novidades do setor

Volkswagen projeta crescimento acima do mercado e aposta em novos elétricos para ampliar liderança no setor de ônibus

