Motorista Padrão Premium, do Grupo JCA, reconhece melhores práticas em direção
Direção segura, eficaz e qualidade no atendimento ao passageiro são alguns dos itens fundamentais que norteiam a análise feita a cada mês, culminando na premiação final após um ano
Reconhecer e multiplicar as melhores práticas em direção e atendimento ao passageiro são alguns dos principais objetivos da premiação Motorista Padrão Premium, desenvolvida pelo Grupo JCA.
Criado há dois anos, o programa avalia e
premia os profissionais em três momentos durante o ano: mensalmente
todos os motoristas que atingirem os requisitos garantem uma premiação;
uma recompensa trimestral extra, quando batem
os números por três meses consecutivos; e os que se mantiverem no alto
nível de alcance dos requisitos, podem ser reconhecidos anualmente como
um "Motorista Padrão Premium'. Todas as premiações pagas aos motoristas
são em dinheiro.
Nessa semana, foram premiados os 50
motoristas que garantiram as melhores pontuações durante todo o ano
passado. Ao lado de seus familiares, os profissionais puderam
confraternizar e celebrar juntos o reconhecimento como "Motorista
Padrão Premium". O evento foi realizado em parceria com a Mercedes-Benz
do Brasil, na sede da empresa no país, em São Bernardo do Campo.
Quem levou a premiação principal da noite
foi Ricardo Severiano da Silva, motorista da Auto Viação 1001. O
profissional agradeceu a oportunidade de celebrar esse momento com os
colegas e descontraiu quando contou como conseguiu
alcançar o primeiro lugar na ação. "Gente, é aquilo que a gente faz no
dia a dia, aprende nos treinamentos e se eu puder dar uma dica é a
seguinte: sigam as orientações dos instrutores. Eu jamais imaginava ser
reconhecido aqui um dia. Só sigam dirigindo com
muito cuidado e tranquilidade", explica.
Wesley Mário do Santos, que é motorista
da Viação Cometa e já está no Grupo JCA há mais de sete anos, também foi
um dos premiados. Ele ressaltou a importância dos treinamentos para
entregarem o melhor quando estiverem nas ruas.
"Eu faço com muito amor. Saio de casa todos os dias para dar o meu
melhor. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram com o meu
aprendizado de alguma forma para que eu chegasse até aqui", declara.
Gratidão também foi o sentimento de Lúcio
Santana Chaves, que apesar de pouco tempo de casa – quase dois anos,
também salientou a importância não apenas do trabalho feito pelos
instrutores durante os treinamentos e capacitações,
mas também de ver que a empresa reconhece quem, assim como ele, segue
em busca de aperfeiçoamento constante em suas funções. "Ver que a
empresa dá essa oportunidade para a gente se desenvolver e reconhece
quem consegue colher os melhores frutos é muito bom.
Feliz demais em ter conquistado", conta.
Como eles se tornam Motoristas Padrão Premium
O programa foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer todos os esforços dos motoristas não apenas em seus desempenhos no dia a dia da operação, mas também por estarem sempre dispostos a se capacitarem cada vez mais por meio dos treinamentos oferecidos a eles. Outro ponto levado em consideração é a capacidade de multiplicar conhecimento, identificando pontos de melhorias em todos os profissionais, a fim de que estejam mais preparados para os desafios diários. Como critério de avaliação, foram considerados itens que dizem respeito tanto à performance técnica do motorista quanto o perfil comportamental com passageiros e colegas. As avaliações são mensais e há premiações a cada mês para todos os que atingirem os níveis exigidos pelo programa.
Todos os profissionais iniciam o mês com
100 pontos computados a seu favor. A partir daí, o motorista pode ou não
ser despontuado a partir de condutas simples, mas não adequadas na
direção e que podem comprometer a segurança da
viagem. Multas, a falta de aderência a cursos de capacitação e
reclamações diretas de passageiros também contribuem para que o
profissional tenha sua nota reduzida. Por outro lado, os elogios dos
clientes também têm força. Cada um garante dois pontos extras
para o motorista.
As análises e pontuações são feitas e
consolidadas em um sistema integrado entre os dados coletados dos
veículos operados pelos motoristas e os critérios que mantêm ou
descontam pontos do Programa Motorista Super Premium. Essa
ferramenta fica disponível para consulta tanto dos profissionais quanto
dos instrutores. É por meio dela que os colaboradores já podem ter
ideia se conseguiram manter ao menos 90 pontos mensalmente – que é o que
garante o profissional entre os premiados do
mês. E se conseguir garantir essa ou pontuação superior em três meses
consecutivos, o motorista recebe ainda premiações trimestrais,
totalizando até 15 bonificações, ainda sem contar a anual.
Outra diretriz do Motorista Super Premium
é a de identificação e capacitação a partir de oportunidades de
melhoria dos motoristas. O Programa de Apoio Individual (PAI) identifica
os profissionais que estão perdendo pontos muito
rapidamente e os inclui nesse programa extra, a fim de oferecer suporte
individual para contribuir com uma elevação de performance, isso por
meio de atividades lúdicas individuais e em grupo, além de conteúdo
teórico focado nos temas a serem desenvolvidos
e que fazem parte da análise do Motorista Super Premium.
Sobre o Grupo JCA
Reconhecido pela história, tradição e inovação no transporte rodoviário, o Grupo JCA é composto pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. Inovando ao longo do seu percurso, investe na experiência dos clientes, garantindo segurança e conforto ao disponibilizar frotas modernas, avançados sistemas de segurança, além de motoristas treinados e experientes. Com constante investimento em tecnologia, o Grupo JCA foi pioneiro ao implementar o BPE (bilhete de passagem eletrônico) que permite embarque direto na plataforma, além de oferecer sites atualizados para compra, atendimento via chatbot, wi-fi a bordo e entrada individual para USB nas poltronas de determinadas categorias de ônibus. O Grupo JCA atua no transporte de encomendas com a BUSLOG, otimizando bagageiros exclusivos de seus veículos, com alcance de mais de 200 localidades, e em fretamento, contínuo e eventual, com a Opção Fretamento & Turismo. É também detentor dos Outlets de Passagens e Hotéis, startups que oferecem passagens e hospedagens a preços promocionais o ano inteiro, do clube giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do transporte rodoviário, e da wemobi, startup de viagens de ônibus com experiência 100% digital.