Mercedes-Benz traz novidades ao portfólio de caminhões 2024 com renovação da linha Atego e novos modelos vocacionais

31/01/2024

Nova versão dos caminhões Atego se destaca pela
modernidade, seguindo o design dos extrapesados Actros nos
modelos rodoviários e urbanos, e a identidade do Arocs nas
versões fora de estrada

. Novidade traz ganhos de robustez e menor custo de
manutenção para os clientes
. Visual moderno valoriza a frota do cliente e aumenta ainda mais
o valor de revenda do veículo
. Novos caminhões vocacionais: Atego 1729 compactador de lixo
e Atego 1733 bombeiro atendem aos principais requisitos
dessas aplicações
. Empresa também anuncia novidades em caminhões
extrapesados: inicío das vendas do Actros 2553 6x2 com motor
de 530 cavalos para configurações de 58,5 tons e Arocs 3353 S
6x4 versão cavalo-mecânico para o segmento canavieiro,
atendendo às 91 tons, e setor madeireiro

A Mercedes-Benz anunciou no dia 31 de janeiro, em evento na sua fábrica
de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, novidades para a sua linha
de caminhões 2024. Dentre os lançamentos, está a renovação da Linha
Atego 2024, que abrange caminhões médios e semipesados para
transporte rodoviário e urbano, como também extrapesados para
aplicações severas da construção civil, agropecuária e operações fora de
estrada, além de várias configurações de tração: 4x2, 6x2, 8x2, 6x4 e 8x4.
O principal destaque do portfólio é o novo visual de toda a linha Atego, que
chama a atenção pelo estilo moderno, seguindo o design dos extrapesados
Actros no caso de modelos rodoviários e urbanos, assim como a identidade
do Arocs nas versões fora de estrada. Também foram lançados dois
caminhões vocacionais para o portfólio 2024: o Atego 1729 compactador de lixo e o Atego 1733 bombeiro.

A Empresa anunciou ainda novidades de suas linhas de caminhões
extrapesados, caso do início das vendas do Actros 2553 6x2 com motor de
530 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, e do Arocs 3353 S 6x4
versão cavalo-mecânico com motor de 530 cavalos.

Confiança no crescimento econômico do Brasil e no avanço da
Mercedes-Benz

"Os novos Atego, Actros e Arocs são alguns dos nossos lançamentos, que
chegam aos concessionários a partir deste mês. Mas 2024 é ano de
Fenatran, IAA e LatBus e estamos preparando muito mais novidades para o
mercado", diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e
CEO América Latina. "Com mais de 67 anos no País, nossa Empresa
segue confiante quanto ao crescimento e ao desenvolvimento da
Mercedes-Benz e do Brasil. As expectativas, neste início de ano, já são
muito boas para dois setores que ocupam posição de liderança na
economia brasileira: o agronegócio e a mineração. Além disso, há sinais
positivos com o aquecimento do varejo a partir da geração de empregos e
da construção civil, devido às grandes obras de infraestrutura do PAC e à
programas como o Minha Casa, Minha Vida".
"O grande desafio da economia do Brasil segue sendo a velocidade da
queda de juros. Embora a taxa de juros esteja caindo, ainda está num nível
elevado", comenta Achim Puchert. "A queda mais acentuada é necessária
para recuperar a capacidade de crédito das famílias e das empresas, entre
elas os transportadores e os autônomos".

Achim Puchert destaca ainda que a Empresa também vê com positividadea nova política industrial, que entre outras coisas, inclui o mecanismo de
depreciação acelerada, que deve estimular as transportadoras a renovar
sua frota de caminhões e ônibus. "Além disso, a exemplo de países
avançados, apoiamos o programa federal Mover, que traz um norte para o
nosso setor, incentivando a descarbonização e desenvolvimento de
avançadas e sustentáveis tecnologias no Brasil. Nós, da Mercedes-Benz,
acreditamos no Brasil como um polo de tecnologias sustentáveis no futuro.
Precisamos de iniciativas sustentáveis, econômicas e sociais somadas ao
controle fiscal. Com isso e com uma competição justa em todas as regiões do Brasil, teremos
benefícios para o país e para a sociedade".
Em 2024, a Mercedes-Benz do Brasil celebrará dois recordes, conforme
adianta Achim Puchert: "Vamos comemorar 2,5 milhões de caminhões e
ônibus Mercedes-Benz produzidos no país desde 1956. Além disso,
ultrapassaremos o marco de mais de 530 mil caminhões e ônibus
exportados".

Novo Atego atende às demandas dos clientes
"Com a nova versão, o Atego ganha ainda mais evidência nas estradas e
nas ruas por sua modernidade, reforçando uma identidade visual alinhada
às famílias de extrapesados Actros e Arocs. Além disso, essa novidade
assegura maior robustez e menor custo de manutenção para os nossos
clientes, valorizando sua frota e aumentando o valor de revenda do
veículo", afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e
Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo, a renovação do Atego é mais um resultado
concreto do compromisso As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traza solução. "Isso é confirmado pelo lançamento de dois caminhões
vocacionais. Ou seja, continuamos avançando sempre. A gente não para
de evoluir e de inovar. Essas novidades chegam ao mercado no momento
especial em que o Atego completa 20 anos no Brasil. Uma linha de
caminhões com a estrela de três pontas, com permanente sucesso junto a
frotisas, transportadores e autônomos por sua versatilidade de aplicação e
flexibilidade na oferta de diversos modelos, versões e itens de
configuração. Dessa forma, atende todas as demandas dos nossos clientes
com qualidade e rentabilidade".

Novo visual mais clean e aerodinâmico do Atego rodoviário e urbano
O Atego rodoviário e urbano chega ao mercado com uma frente mais
moderna, identificada com a família Actros. Entre as novidades incluem-se
novo defletor de ar com atualização aerodinâmica, novo spoiler frontal com
farol de neblina opcional na versão rodoviária, grade frontal robusta com
design do Actros e para-choque com acabamento termoplástico, que traz
modernidade ao design e robustez da estrutura metálica tubular, mantendo
a modularidade para simplificação de eventual manutenção. A otimização
dos elementos, com design mais clean, também assegura maior robustez
de fixação.
Os faróis modulares permitem substituição individual dos módulos trazendo
menor custo de manutenção. Esses módulos são os mesmos aplicados aos
caminhões da Linha Accelo, o que favorece a intercambiabilidade de peças
e componentes, diminuindo o custo de manutenção.

Design e robustez do Arocs no novo Atego fora de estrada

O Atego para operações fora de estrada ganha um design mais robusto,
seguindo a identidade dos extrapesados da Linha Arocs. Destaque para a
nova grade, defletor de ar, para-choque com estrutura metálica tubular,
faróis modulares com substituição individual dos módulos, elementos com
design mais clean para maior robustez de fixação e protetores de faróis.
Vale destacar que o design robusto da versão off-road estará disponível
como opcional para os modelos urbanos, rodoviários e vocacionais por
meio do pacote robustez. A principal vantagem destes itens está no aumento do ângulo de
entrada do veículo (até 5 graus), que facilicita a operação em ruas e
estradas com buracos, lombadas e terra, oferecendo menos riscos de
quebras e aumentando a disponibilidade do caminhão.

Atego 1729 compactador de lixo
Lançamento da Linha 2024, o novo caminhão semipesado Atego 1729,
vocacional como compactador de lixo, tem capacidade para 17,1 ton de
PBT (peso bruto total), podendo chegar a 24,1 ton de PBT com terceiro
eixo instalado por empresas implementadoras do mercado.
O Atego 1729 oferece duas opções de distância entre eixos: 3.850 mm
(para compactadores de até 15 m³) ou 4.800 mm (compactadores de até
19 m³).
Esse modelo Atego vem equipado com o consagrado motor Mercedes-
Benz OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, compatível com a norma
Proconve P8 (Euro 6), oferecendo potência de 286 cv e elevado torque de
1.100 Nm. Seu trem de força conta também com caixa de mudanças
automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro Meritor 25.168

de uma velocidade e bloqueio de diferencial. A tomada de força na traseira
do motor é original Mercedes-Benz, com torque de 600 Nm, e sai de fábrica
pronta para implementação, adequando-se à aplicação do veículo.
Este caminhão vocacional traz algumas novidades para atender as
condições severas da aplicação de coleta de resíduos, como a nova
suspensão dianteira de molas de três lâminas e suspensão traseira de
molas curtas reforçadas, sem contra feixe no entre eixos de 3.850 mm para
compactadores de até 15 m³ e com o contra feixe no entre eixos de 4.800
mm para compactadores de até 19 m³. O quadro sem emenda, atrás da
cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na implementação.

Entre as novidades do Atego 1729 compactador de lixo destacam-se ainda
novo banco mais confortável para três acompanhantes e escape vertical
mais longo. Essa versão vocacional apresenta para-choque dianteiro off-
road que aumenta o ângulo de entrada do veículo, sendo mais resistente e
menos suscetível a quebras.
Atego 1733 bombeiro
Com PBT de 17,1 ton e distância entre eixos de 4.800 mm, o novo Atego
1733 bombeiro vem equipado com o motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2
litros. Este motor também atende ao Proconve P8 (Euro 6), oferecendo 321
cv de potência e 1.250 Nm de torque. Seu trem de força conta com caixa
de mudanças automática Allison S3000 P de 6 velocidades, eixo traseiro
Meritor 25.168 de uma velocidade e bloqueio de diferencial.
A tomada de força para este caminhão vocacional é do modelo Mercedes-
Benz NA 280 C/1,3 para bomba acoplada (opcional), com torque máximo

de 600 Nm. Por meio do Centro de Customização da própria Empresa
(CTC) é possível implementar tomada de força no cardan e na caixa de
transferência.
A suspensão dianteira é composta por molas de três lâminas. A suspensão
traseira conta com molas curtas reforçadas, sem contra feixe. O quadro
sem emenda, atrás da cabina, assegura mais robustez e flexibilidade na
implementação.
Entre os
itens disponíveis para o Atego 1733 bombeiro incluem-se o novo banco
para três acompanhantes, para-choque dianteiro off-road ou urbano, e
caixa de baterias com tampa.

Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e
logística pela força, robustez, resistência, tecnologia, reduzido consumo de
combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e
elevado nível de conforto e segurança para o motorista. Já os modelos
vocacionais, por sua vez, nascem com toda a evolução introduzida na linha
Euro 6, como, por exemplo, os sistemas de freios ABS, ASR, ESP e ESS.
"Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se
destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas
e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada",
ressalta Jefferson Ferrarez. "Desta maneira, proporcionam um excelente
custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas
atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação demotoristas e frotistas".

Portfólio Atego 2024
. 1419
. 1719
. 1726 / 1733 Plataforma
. 2429 6x2
. 2433
6x2
. 3033 8x2
. 2730 6x4
.3330 8x4
. 1729 compactador de lixo
. 1733 bombeiro

Consolidando um diferencial de mercado, a Linha Atego segue oferecendo
quatro versões de cabinas para mais opções de escolha pelos clientes:
Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo.
Também conforme a demanda do cliente, a Mercedes-Benz, por meio do
CTC (Custom Tailored Center – Centro de Customização), oferece uma
série de possibilidades para os veículos, com destaque para a suspensão
pneumática que proporciona mais produtividade, conforto e robustez.

Facilidade para instalação de implementos, telemetria e rastreador
A Linha Atego 2024 tem mais novidade para o mercado. Com previsão de
disponibilidade para os clientes neste primeiro trimestre, será oferecida
uma preparação para tomadas de força no câmbio montadas por terceiros.
Isso facilita a instalação, além de preservar e evitar retrabalhos no sistema eletroeletrônico do veículo.

Outros itens já disponíveis e conhecidos agregam mais conectividade para
os caminhões Atego. Este é o caso da preparação para instalação de
sistemas de rastreamento de outros fabricantes. A interface traduz os
dados CAN internos do veículo no formato normalizado SAE J1939 e os
transmite ao respectivo sistema.
Outra possibilidade é a interface da eletroeletrônica do implemento com o caminhão, o que
evita retrabalhos nos chicotes originais do veículo, como, por exemplo, o
sistema de iluminação da carroçaria.
Já o módulo PSM de 2ª geração, necessário para instalação de tomada de
força com rotação variável, permite realizar funções mais complexas, como
controle remoto da embreagem, bloqueio de arranque do motor, bloqueio
de marcha ré, entre outros.

Início da comercialização do Actros 2553 6x2
A partir do próximo mês, a Mercedes-Benz dá início às vendas do
caminhão extrapesado Actros 2553 6x2. Este cavalo mecânico para
aplicações rodoviárias se destaca pelo motor OM 471 LA de 530 cv de
potência a 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. Trata-se do
mais potente da Mercedes-Benz no Brasil. Outro importante diferencial do
OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de
frenagem e menores índices de ruído e vibração.

O novo modelo visa atender à legislação que autoriza semirreboques de 4
eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.

Entre as novidades da Linha Actros 2024 estão também itens como para-
lama tripartido, agora disponível para toda a série, tacógrafo 2.0 com dados
básicos abertos, geladeira de série para todas as configurações com cabina
TopSpace, 5ª roda reforçada trazendo mais robustez e pneus Michelin de
série para os modelos Actros 2653 6x4 e 2553 6x2.

"Top de
linha da
marca, o Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos
mais seguros do Brasil", diz Jefferson Ferrarez. "A Linha 2024 se destaca
por motores potentes e econômicos, com avançada tecnologia BlueTec 6
da Mercedes-Benz. Além disso, oferecem máxima performance, segurança
incontestável, confiabilidade e disponibilidade, além de conforto, robustez e
versatilidade. É por isso que sempre temos novos e muitos motivos para
conquistar a confiança e a preferência dos clientes".
O Actros é oferecido ao mercado em vários modelos e versões para o
transporte rodoviário e também mix road, que circula com a mesma
eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não
pavimentadas. Este caminhão é indicado para transporte de grãos, carga
seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-
container e várias outras aplicações.
O Actros sai de fábrica com 16 itens de série de avançada tecnologia:
. ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
. Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
. Attention Assist (assistente de fadiga)
. Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)

Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
. Hill Holder (auxílio de partida em rampa)
. Assistente de parada Hold
. ESP (controle eletrônico de estabilidade)
. Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
. EBS (sistema eletrônico de frenagem)
. ASR (sistema de controle de tração)
. ABS
(sistema antibloqueio)
. Sensor de chuva e iluminação
. Alarme de ré com luzes intermitentes
. Farol para auxílio em manobras
. Farol alto inteligente

Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como
itens opcionais, freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. O Actros é
pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com a MirrorCam, disponível como
opcional. Esse sistema de câmeras digitais traz mais segurança nas
estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e
das centrais de logística.
Na Agrishow de 2023, a Mercedes-Benz apresentou o Actros com Pacote
Robustez, customizado pelo CTC, em que itens como o para-choque do
Arocs no veículo aumenta o ângulo de entrada em até 4 graus, minizando
eventuais quebras e paradas para manutenção, o que se traduz em
aumento de produtividade do caminhão.

Cavalo mecânico Arocs 3353 S 6x4 chega ao mercado

A Linha Arocs de caminhões extrapesados para operações off-road ganha
um novo membro. Chega ao mercado o Arocs 3353 S 6x4 com motor OM
471 LA de 530 cavalos. Este novo cavalo mecânico atende à Lei que
autorizou a circulação de composições de até 91 ton de PBTC para o
segmento canavieiro. O modelo apresenta um CMT de até 150 ton. Além
da elevada potência, este Arocs se destaca pelo freio-motor de alta
performance de 580 cv.
Outras
novidades da Linha 2024: cabina leito para o cavalo mecânico Arocs 3351
S 6x4, elevando ainda mais o conforto do motorista e airbag opcional para
mais segurança ao condutor. Com este modelo, a Mercedes-Benz fortelece
o seu portfólio para os segmentos de cana-de-açucar e madeira.
A linha de caminhões extrapesados Arocs da Mercedes-Benz conquistou
sucesso no Brasil como basculante 8x4 nas severas atividades fora de
estrada da mineração. No ano passado, o elevado patamar de força,
robustez e produtividade se estendeu a uma família de veículos off-road
6x4 nas versões plataforma, basculante e cavalo mecânico.
O Arocs oferece um amplo pacote de segurança: freio a tambor com
acionamento pneumático, Top-Brake, ABS (Sistema Anti Travamento das
Rodas), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), ASR (Controle de
Aderência em Aceleração), Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa),
ESS (Luzes Traseiras de Frenagem de Emergência) e ESC® (Controle
Eletrônico de Estabilidade). O Retarder também é oferecido como opcional
para o Arocs 3351. 

"O Arocs oferece soluções eficientes e rentáveis para diversas operações
da mineração, construção civil, grandes obras de infraestrutura e também do agronegócio, como o transporte de cana-de-açúcar e madeira", afirma
Jefferson Ferrarez. "Além de atender à legislação Proconve P8 (Euro 6)
quanto às emissões de poluentes, assegura economia no consumo de
combustível e melhor TCO (Custo Operacional Total), contribuindo para
que o cliente obtenha a rentabilidade desejada".

Plano de Manutenção Complete Plus e Consórcio de Peças e Serviços

A linha de
caminhões
Mercedes-Benz 2024, com as famílias Accelo, Atego, Actros e Arocs, é
disponibilizada a clientes juntamente com um abrangente portfólio de Peças
e Serviços, que é oferecido ao mercado pela maior Rede de
Concessionários do Brasil. Entre eles: três linhas de peças (Genuínas,
Remanufaturadas Renov e Alliance), Óleo Lubrificante Mercedes-Benz,
Planos de Manutenção, sistema de gestão de frota Fleetboard, MB Uptime
e Tag de Pedágio.
Duas soluções recentes já estão disponíveis para a linha de caminhões
2024: o Plano de Manutenção Complete Plus e o Consórcio de Peças e
Serviços.
O Complete Plus é a mais nova modalidade dos Planos de Manutenção
oferecidos pela marca. Nele, o cliente tem direito a todas as vantagens do
plano Complete, como manutenção preventiva, corretiva do trem de força,
corretiva do veículo, itens de desgaste, central de atendimento 24 horas,
somados ao grande diferencial do novo produto: a Consultoria Gerencial.
Esse serviço apoia o cliente na estruturação de dados, metas e planos de
ação, ações de performance, de disponibilidade e qualidade, análise de
resultados e de eficácia, correção de desvios e entrega de resultados, além
de outros indicadores.

"Em busca do sucesso do cliente, o Complete Plus é um divisor de águas
na gestão de frotas, pois através da Consultoria Gerencial permite maior
previsibilidade e disponibilidade dos veículos", afirma Silvio Renan Souza,
diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. "O foco
é melhorar a performance do cliente com os próprios dados dele. As
soluções são customizadas de acordo com o perfil e a demanda de cada
um. Nós entendemos o que ele necessita e atendemos com prontidão. As
possibilidades são infinitas".

Seguindo o compromisso "As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz
a solução", a empresa lançou recentemente o exclusivo Consórcio de
Peças e Serviços para Caminhões e Ônibus. Esta solução financeira
inovadora, oferecida pelo Consórcio Mercedes-Benz, envolve a aquisição
das três linhas de peças do portfólio da marca (Genuínas, Renov e
Alliance), o que inclui motores, câmbios, embreagens, unidades injetoras,
motores de partida e muitas outras, além dos serviços de manutenção.
"O lançamento dessa grande novidade no mercado de pesados, no fim de
outubro de 2023, coincidiu com os 10 anos do consórcio da nossa marca",
diz Silvio Renan Souza. "Pensamos na necessidade dos clientes de ter
mais opções para realizar a manutenção de seus veículos, oferecendo
cotas de crédito para a aquisição de peças e serviços de manutenção. Mais
uma vez, ampliamos o leque de soluções para que os clientes encontrem
tudo o que precisam dentro da nossa casa, seja na Rede de
Concessionários ou no Showroom Virtual Mercedes-Benz".

Serviços Financeiros

Todos os caminhões do Portfólio 2024 da Mercedes-Benz poderão contar
com as opções de crédito, oferecidas pelo Banco Mercedes-Benz. Marcello
Larussa, diretor Comercial do Banco, afirma que a instituição está
preparada para ofertar para o cliente taxas exclusivas, com condições
especiais para os veículos novos da marca. "Quem contrata com o Banco
recebe tratamento diferenciado, com planos de financiamento flexíveis, de
acordo com seu perfil, além de contar com toda a agilidade na resposta ao
crédito, que o BMB é capaz de proporcionar", finaliza Larussa.


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