Mercedes-Benz e GoodTruck atuam no combate à insegurança alimentar e nutricional em Juiz de Fora
100 famílias de uma comunidade do bairro Dom Bosco foram apadrinhadas pela parceria, que conta com a participação voluntária de colaboradores da Empresa na cidade mineira
- Projeto do GoodTruck também envolve ações educativas e recreativas para os moradores
- Iniciativa segue o pilar social da estratégia ESG da Mercedes-Benz do Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil é a nova parceira do GoodTruck Brasil, organização da sociedade civil criada em 2016, em Curitiba (PR), com o objetivo de levar alimentos de onde sobra para onde falta. Por meio de diversos projetos e ações em colaboração com empresas e voluntários, ela resgata alimentos que seriam desperdiçados e fazem a destinação em forma de refeições e/ou kits alimentares para populações que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
O patrocínio institucional prevê que a GoodTruck Brasil faça a coordenação das ações de apadrinhamento de uma comunidade do bairro Dom Bosco, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. A cidade abriga a unidade de produção de cabinas de caminhões da marca.
Após um criterioso trabalho de pesquisa, cadastramento e organização, realizado pela GoodTruck, 100 famílias da comunidade local estão sendo apadrinhadas, passando a receber doações semanais de alimentos, bem como educação alimentar e nutricional. A GoodTruck é quem faz o contato com empresas que colaboram com a doação voluntaria de alimentos e mantimentos ainda aptos para aproveitamento nos kits destinadas às famílias. Isso inclui principalmente produtos perecíveis ou industrializados próximos da data de vencimento. Além disso, a ONG também investe na construção de uma relação entre a liderança comunitária local e as famílias atendidas.
Colaboradores de Juiz de Fora entre os voluntários do projeto
Essa iniciativa conta ainda com a participação voluntária de colaboradores da Mercedes-Benz. Eles atuam na conexão com a comunidade e no atendimento aos chefes de família, mães solo e outras pessoas responsáveis pela alimentação. Também são facilitadores na distribuição dos kits, além de doces, brinquedos e outros itens por ocasião da Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, Natal e outros eventos. Participam ainda de ações lúdicas e recreativas junto aos moradores, especialmente as crianças.
Além da participação direta como voluntários do projeto, atividade que é realizada fora de seus horários de trabalho, os colaboradores da fábrica de Juiz de Fora realizarão campanhas internas de arrecadação de doações. Eles passam assim a ser embaixadores do GoodTruck e agentes de transformação da realidade das famílias envolvidas.
"Trabalhar a temática do voluntariado é um aspecto muito importante da nossa estratégia ESG, pois reforça a nossa cultura de Responsabilidade Social. Por meio de iniciativas como a da GoodTruck, incentivamos todos a compartilharem o que há de melhor em cada um, seja o seu tempo ou a sua experiência para uma causa realmente transformadora. Esta é uma contribuição relevante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social", diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.
"É muito gratificante ver uma empresa tão relevante como a Mercedes-Benz do Brasil ter essa preocupação latente com a causa de combate à fome e desperdício de alimentos. Além de poder gerar transformações importantes através do voluntariado como ferramenta de mudança, vamos juntos impulsionar uma comunidade local vulnerabilizada em uma questão tão básica: o direito à alimentação de qualidade. Essa parceria está se desenvolvendo e gerando frutos muito positivos com o cuidado de nossa equipe e suporte da Mercedes-Benz do Brasil.", diz Renata Gonçalves, diretora executiva da Associação Good Truck Brasil.
Sobre a GoodTruck Brasil
Em sua missão, o GoodTruck Brasil estabelece o compromisso de diminuir o desperdício de alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional de populações vulneráveis. Além disso, busca despertar nas pessoas uma mentalidade e comportamento mais humanos, responsáveis e empáticos, usando o voluntariado como grande ferramenta de transformação.
Desde o fim de 2016, o GoodTruck Brasil já mobilizou mais de 1.500 voluntários, atuando, hoje, em Curitiba, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Juiz de Fora. A força da Organização está na conexão que desenvolve com as comunidades e as famílias. Sua missão é acabar com a fome, levando educação e alimento.
Entre 2016 e 2020, o GoodTruck Brasil doou mais de 19 toneladas de alimentos. Em 2021, houve um salto notável, superior a 110 toneladas e, no ano passado, aproximadamente 310 toneladas. No total, são cerca de 439 toneladas de alimentos doados em seis anos. No ano de 2023, este número já ultrapassa 110 toneladas e as entregas de alimentos acontecem todos os dias em ao menos uma cidade.
Semanalmente, por meio de folhetos ou vídeos no WhatsApp, as famílias do projeto de Juiz de Fora recebem mensagens e textos sobre educação alimentar e nutricional, reforçando a importância do foco no conhecimento, um dos pilares desse projeto. Para o próximo ano é prevista a entrega desse conteúdo para todas as famílias, em todas as cidades.