

Mercedes-Benz do Brasil utiliza caminhões elétricos eActros em logística interna na fábrica de São Bernardo do Campo


A Mercedes-Benz do Brasil, reafirmando mais uma vez seu compromisso com a descarbonização e com a sustentabilidade ambiental, vem utilizando caminhões elétricos na logística interna de sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Desde o final de julho deste ano, um Mercedes-Benz eActros 400, primeira
geração, atua na operação milk run no transporte de materiais para a
área de produção de motores na planta do ABC Paulista. No final do mês
de setembro, outro eActros 400, também da primeira
geração, iniciou a rota para abastecer a produção de eixos.
Os dois veículos são seminovos e foram cedidos por empréstimo pela
Daimler Truck, que os utilizava na logística de suprimentos em sua
fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha. Os caminhões elétricos passaram
por adequações técnicas para as características de
operação da fábrica de São Bernardo do Campo e os motoristas da empresa
prestadora de serviço passaram por treinamento de condução, operação e
segurança.
"Essa iniciativa representa o compromisso da nossa Empresa em fortalecer
o conhecimento em mobilidade elétrica e o interesse contínuo em
aprender e evoluir com soluções sustentáveis", ressalta Erica Daumichen,
vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados
da Mercedes-Benz do Brasil. "Além disso, nos alinhamos a uma iniciativa
da Daimler Truck, que utiliza caminhões elétricos na logística de
suprimentos em sua fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha".
De acordo com Erica Daumichen, "o sucesso dessa iniciativa é resultado
de um planejamento cuidadoso e colaborativo entre diversas áreas, desde
julho do ano passado, com intensas negociações com a planta de caminhões
em Wörth, até a chegada dos veículos ao Porto
de Santos, passando por inspeções técnicas, treinamentos operacionais e
adaptações nas rotas internas. O cronograma envolveu uma série de ações
importantes, garantindo que os eActros estivessem preparados para
operar com eficiência a partir de julho em nosso
milk run interno".
Com uso dos eActros, Empresa deixa de emitir 17 ton de CO2e por ano
As duas rotas escolhidas inicialmente para a operação dos caminhões
elétricos eActros 400, primeira geração, demandam, em conjunto, um
volume mensal de aproximadamente 600 viagens, o que significa uma média
de 30 por dia útil em dois turnos. Os dois caminhões
e cada motorista são monitorados pelo sistema de telemetria FleetBoard,
exclusivo serviço de gestão de frota da Mercedes-Benz oferecido a
clientes no mercado brasileiro.
"Pelas nossas estimativas, com esses dois veículos em operação,
deixaremos de emitir anualmente cerca de 17 toneladas de CO2e na
atmosfera, contribuindo para a preservação ambiental, proporcionando
ganhos para a sociedade como um todo", diz Erica Daumichen.
"Outro ponto muito importante é a redução de custos da operação, tanto
no que se refere ao consumo de energia na recarga das baterias em
relação ao consumo de diesel, quanto em manutenção dos veículos. "
A substituição de caminhões a diesel por elétricos nessas atividades
milk run traz ainda mais ganhos para a operação. Nas duas rotas somadas,
chegamos e percorrer 1.572 km/mês, o que nos trará uma redução
significativa no consumo de diesel.
Relato do motorista Wellington da Silva Correira, que conduz o eActros
na operação milk run: "Desde o primeiro dia, percebi uma grande
diferença. O veículo é silencioso, tem respostas rápidas e oferece muito
mais conforto durante a condução. Feliz de saber
que estamos contribuindo para reduzir a emissão de poluentes. Me dá
orgulho fazer parte dessa mudança. Uma melhoria que mostra o compromisso
da Empresa com a inovação e a sustentabilidade para toda a área de
Logística. Acredito que isso vai facilitar o nosso
trabalho no dia a dia, trazendo mais eficiência, segurança e um futuro
melhor para todos nós".
Testes em clientes com caminhões elétricos no Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil vive uma nova era com um importante avanço em
eletromobilidade de veículos comerciais no País. A Empresa já está
conduzindo testes em operações de clientes com o Mercedes-Benz eActros e
também com o caminhão leve conhecido na Ásia
e na Europa como FUSO eCanter, caminhões elétricos à bateria com zero
emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck. O eActros
é produzido na Alemanha e o caminhão leve no Japão e em Portugal.Os modelos eActros 300 e 400, primeira geração, que estão em testes por
clientes no Brasil são indicados para operações interurbanas de cargas
médias e pesadas. Já o caminhão conhecido na Ásia e Europa como FUSO
eCanter é uma solução para o segmento de caminhões
leves. Os testes estão sendo realizados em parceria com as empresas
Braspress Transportes Urgentes (Logística), Suzano (produtora de
celulose), AGL (Guinchos), Marimex (Transporte e Logística) e Ypê
(produtos de higiene e limpeza), em suas rotinas operacionais."Essa é a nova era tecnológica e sustentável da Mercedes-Benz no Brasil.
Como integrante do Grupo Daimler Truck AG, a nossa ambição é clara:
contribuir para o transporte sustentável no mundo. Para isso, a Daimler
Truck já oferece caminhões elétricos desenvolvidos,
amplamente testados e aprovados por clientes", destaca Jefferson
Ferrarez. "Nossa Companhia já tem 11 modelos em seu portfólio mundial de
veículos elétricos. No Brasil, isso será representado por essas duas
famílias de elétricos: Mercedes-Benz eActros, vendidos
na Europa, e o caminhão leve conhecido como FUSO eCanter na Ásia.
Chegou a hora da Mercedes-Benz do Brasil fazer parte deste protagonismo
sustentável".A Mercedes-Benz já tem experiência no Brasil com eletrificação em ônibus
no transporte coletivo, tanto com o urbano elétrico eO500U, como, em
breve, com o e-articulado eO500UA. A Empresa aproveita agora essa
expertise para o universo dos caminhões. E o time
global de e-mobility da Daimler Truck está unindo forças com o time
brasileiro.
eActros para operações interurbanas de cargas médias e pesadas
O Mercedes-Benz eActros é um caminhão elétrico à bateria desenvolvido
para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas,
podendo receber carroçarias como baú carga seca, baú refrigerado,
porta-pallets e outras. É indicado para o transporte
de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros
produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores
como e-commerce e varejo.
Para testes com clientes no Brasil estão sendo oferecidos três modelos,
entre versões plataforma 6x2 com 336 kWh e 448 kWh de bateria e o cavalo
mecânico 4x2 também com 336 kWh, sendo os rígidos com 19 ou 27
toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão
cavalo mecânico.
No modelo eActros 300 são três conjuntos de baterias. No eActros 400 são
quatro. Cada um desses packs de bateria tem capacidade instalada de 112
kWh. Com isso, o eActros pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de
autonomia, conforme o modelo, aplicação e carga
útil. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15
minutos.
Entre os destaques tecnológicos do eActros está o seu trem de força
composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e
uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido
geram uma potência contínua de 330 kW, com potência
máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a
energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio
regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às
baterias do eActros e fica então disponibilizada
novamente para a tração do veículo.
O interior da cabina do eActros foi projetado para oferecer máximo
conforto e praticidade para o motorista. Destaque para painel LCD
colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo
real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem
regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da
estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e
com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da
MirrorCam e porta celular, entre outros.
O eActros vem equipado com uma gama ampla e avançada de tecnologias de
segurança. Entre elas: sistema MirrorCam que substitui os retrovisores
convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), SGA (assistente de
ponto cego), Attention Assist (assistente de
fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de
faixa de rolagem), Electronic Parking Brake (freio eletrônico de
estacionamento) e Intelligent Headlight Control (controle inteligente de
faróis).


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