Mercedes-Benz do Brasil recebe visita da diretora de Transporte Público Metropolitano do Chile

14/06/2022
  • Paola Tapia visitou a moderna linha de produção de chassis de ônibus, na planta de São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por avançados conceitos da Indústria 4.0
  • Em companhia de Diego Silva, gerente de contratos da Red Metropolitana de Movilidad - RED, a executiva também conheceu o eO500U, o primeiro ônibus elétrico da marca no Brasil e América Latina, participando de um tour no veículo dentro da própria fábrica
  • Mercedes-Benz exporta chassis de ônibus para RED (anteriormente Transantiago) no Chile há mais de 15 anos

Na última terça-feira, 7 de junho, a Mercedes-Benz do Brasil recebeu, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, a visita de Paola Tapia, chefe da Diretoria do Transporte Público Metropolitano (DTPM) do Chile. Este órgão é vinculado ao Ministério dos Transportes e Telecomunicações do país Andino.

A visita também contou com a presença de Diego Silva, gerente de contratos da Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte público da Região Metropolitana de Santiago do Chile, anteriormente chamada de Transantiago. "Trata-se de um dos principais sistemas BRT (Bus Rapid Transit) da América Latina, para o qual a Mercedes-Benz já enviou mais de 800 chassis de ônibus urbanos produzidos no Brasil com motor Euro 6, atendendo assim à legislação atual de emissões do Chile", destaca Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina.

Pela Mercedes-Benz do Brasil, o encontro foi liderado por Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina, acompanhado por Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais; Augusto França, gerente de Vendas e Exportações para a América Latina; e Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus.

Visita à linha de ônibus 4.0 e tour pela fábrica a bordo do ônibus elétrico

Paola Tapia e Diego Silva visitaram a moderna linha de produção de chassis de ônibus, que se destaca pelos avançados conceitos da Indústria 4.0, onde são montados os veículos que atendem tanto o mercado brasileiro quanto as exportações, o que inclui os países da América do Sul.

Os representantes do governo chileno também tiveram a oportunidade de conhecer o eO500U, o primeiro ônibus elétrico da marca no Brasil e na América Latina, participando de um tour no veículo dentro da própria fábrica.

"Ficamos muito honrados em receber Paola Tapia e Diego Silva em nossa fábrica de ônibus, ocasião em que a diretora da DTPM teve a oportunidade de conhecer onde os nossos chassis são produzidos. O encontro reforça o compromisso da Empresa com o Red, o sistema de transporte público do Chile, tanto para o presente quanto para o futuro", afirma Sérgio Magalhães.

"A Mercedes-Benz tem uma sólida história de atendimento e exportações para o Chile. São mais de 15 anos fornecendo ônibus de alta eficiência para o sistema RED (Transantiago), com a mais moderna tecnologia, segurança e conforto", diz Jens Burger. "Um bom exemplo são os mais de 800 ônibus com motor Euro 6 para a RED. No mercado chileno, contamos com a parceria do Grupo Kaufmann para o atendimento aos clientes".

Consultoria especializada na chegada dos ônibus elétricos

Mais do que lançar um novo produto no Brasil e América Latina, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Companhia na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. Nessa entrada na era da eletromobilidade, a Mercedes-Benz dará todo o suporte para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e negócios.

"Junto com clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação", afirma Maurício Yamamoto. "Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco sempre visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte coletivo de passageiros".