

Marcopolo participa do Seminário Nacional NTU 2025
Fabricante expõe o ônibus elétrico Attivi Integral e o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e GNV


Caxias do Sul, 5 de agosto de 2025 – A Marcopolo participará do Seminário Nacional NTU 2025, que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), e levará duas de suas principais inovações em mobilidade urbana sustentável: o Attivi Integral, ônibus 100% elétrico a bateria, e o recém-lançado micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural veicular (GNV).
"O Seminário Nacional NTU é um evento de extrema relevância para a indústria brasileira de transporte coletivo, consolidando-se como referência nos debates sobre o futuro da mobilidade urbana. Reconhecendo sua importância estratégica, marcamos presença com soluções inovadoras, desenvolvidas para enfrentar os desafios atuais do transporte urbano, impulsionar a mobilidade sustentável e contribuir ativamente para a descarbonização das cidades", enfatiza Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais para o mercado interno e marketing da Marcopolo.
Segundo o executivo, a diversidade da matriz energética brasileira permite acelerar a descarbonização com diferentes tecnologias. "O futuro do transporte de passageiros inclui veículos como o Attivi Integral, 100% elétrico. Mas também há espaço para soluções como o Volare GV, movido a biometano e GNV, ou mesmo modelos híbridos."
Com o tema "Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável", o Seminário Nacional NTU 2025 reunirá autoridades, especialistas, operadores e representantes da indústria para debater soluções e políticas públicas que modernizem o transporte coletivo. Diante da crise climática e do crescimento urbano desordenado, o evento reforça o papel estratégico do transporte público na construção de cidades mais sustentáveis, eficientes e inclusivas.
Attivi Integral
O Attivi Integral pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, motor elétrico WEG de potência máxima de 385 kW e torque de 2.800 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL, com capacidade de 350kwh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização). Tem capacidade para até 91 passageiros (sendo 34 sentados em poltronas City com encosto de cabeça).
Apresentado em 2022, é o primeiro modelo da Marcopolo com chassi próprio, produzido em Ana Rech (Caxias do Sul/RS), e integra o projeto de descarbonização da companhia. Com mais da metade de componentes nacionais no chassi e na carroceria, tem certificação de 100% produto nacional pelo BNDES e contou com apoio da Finep para seu desenvolvimento. Sem emissão de CO2 e com baixos níveis de ruído, o modelo representa uma das principais apostas da indústria para o futuro da mobilidade urbana.
Volare Fly 10 GV
O Volare Fly 10 GV reflete o compromisso da Marcopolo com uma mobilidade mais limpa e eficiente. Desenvolvido ao longo de quatro anos, o modelo possui plataforma e powertrain concebidos especialmente para operar com GNV e biometano, em qualquer proporção.
O motor oferece excelente desempenho com redução de até 96% nas emissões de material particulado e 84% nos gases de efeito estufa. Conta com três cilindros de combustível, com capacidade total de 360 litros e autonomia de até 450 quilômetros, dependendo da aplicação. O modelo ainda inclui sistemas eletrônicos de segurança como controle de tração e estabilidade, e bloqueio do veículo com porta aberta.


Primova lança eXploreAI em Brasília durante Seminário Nacional da NTU 2025

Marcopolo participa do Seminário Nacional NTU 2025

Fim de uma era? Venda da Iveco marca saída da Fiat do transporte pesado

VW Delivery completa 20 anos
