

Marcopolo inicia entrega de lote de 195 ônibus urbanos Torino para Viação Pioneira
Modelos fornecidos contam com diferentes configurações e produção foi dividida nas três plantas da fabricante no Brasil
59 unidades produzidas em São Mateus/ES já estão em circulação
A Viação Pioneira, uma das principais operadoras de transporte coletivo público do Distrito Federal, adquiriu 195 unidades do modelo urbano Torino. A produção dos veículos, configurados em quatro diferentes versões, foi dividida entre as três fábricas da Marcopolo no Brasil.
Em Caxias do Sul/RS, serão produzidas na unidade Ana Rech 61 veículos e 75 na unidade São Cristóvão. Em São Mateus/ES, foram produzidas 59 unidades que já entraram em circulação.
As entregas dos ônibus que irão integrar o transporte público de Brasília serão distribuídas em lotes e ocorrerão até novembro de 2024. A venda foi intermediada pela Topline, representante Marcopolo responsável por atender o mercado do Distrito Federal, além dos estados de Tocantins e Goiás.
"É com grande satisfação que fazemos parte da renovação do transporte coletivo de Brasília, elevando a qualidade do serviço oferecido aos habitantes da capital brasileira. A Viação Pioneira é uma forte parceira. Entre 2019 e 2021, fornecemos mais de 500 unidades à empresa que com a incorporação destas 195 unidades passa a contar com frota 100% Marcopolo", destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Os 195 novos ônibus Torino fornecidos à Viação Pioneira são configurados para atender às normas do Governo do Distrito Federal e contam com diferenciais para a preservação ambiental e sustentabilidade. Além do motor com tecnologia Euro 6 terão preparação para instalação de placas de energia solar no teto, que será realizada na garagem do cliente.
A tecnologia pode contribuir para a descarbonização do transporte e preservação ambiental porque a energia solar gerada alimenta as baterias que auxiliam no funcionamento do sistema convencional de propulsão a diesel, reduzindo a sua utilização e, consequentemente, as emissões de poluentes e menos quantidade de descarte do produto.
Além disso, todos os ônibus possuem sistema eco drive, monitoramento por GPS, portas elétricas, elevador/acessibilidade, câmeras internas, bancos ergonômicos, piso tara flex antiderrapante e antirruído, anjo da guarda, freios ABS, todos equipados com tudo o que há de mais moderno no mercado.
Crédito da imagem: Divulgação Marcopolo


Ribeirão Preto renova frota de transporte urbano com 54 novos ônibus Volvo B320R

Diretor Executivo da NTU recebe premiação do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo

IVECO lança documentário inédito sobre a trajetória de desenvolvimento do S-Way

Marcopolo reforça sua liderança no programa Caminho da Escola
