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MARCOPOLO AMPLIA SUA ATUAÇÃO NA ELETROMOBILIDADE BRASILEIRA
Fabricante desenvolve carroceria para ônibus elétrico BZL da Volvo
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Líder no desenvolvimento de soluções para uma mobilidade sustentável, a Marcopolo fortalece a sua estratégia de atuação no segmento de eletrificação com o desenvolvimento, para a Volvo Buses América do Sul, de uma versão do seu modelo de carroceria Attivi para o chassi 100% elétrico BZL da marca. O fornecimento reforça a parceria da companhia com as montadoras com operações no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis elétricos disponíveis no mercado.
O primeiro ônibus Volvo BZL com carroceria Marcopolo Attivi em operação na América Latina está sendo testado na cidade de Curitiba nas linhas Inter 2 e Interbairros II, que interligam de forma circular dezenas de bairros de Curitiba (PR).
O desenvolvimento do modelo Attivi para o chassi Volvo BZL 100% elétrico começou em dezembro do ano passado com foco na otimização do espaço interno, redução de peso e mais conforto e segurança. A redução de peso na estrutura da carroceria, importante para compensar o peso dos packs de baterias, foi conseguida com a utilização de aços especiais que garantiram ainda uma maior rigidez do conjunto.
A Marcopolo também adotou vidros curvos colados na carroceria para ampliar o ganho na redução do peso total. Foram utilizados vidros com espessura 4mm inferior aos convencionais, que proporcionam, ao mesmo tempo, maior resistência e menos vibrações. Outro diferencial do modelo é o sistema de ar-condicionado, da marca Valeo, modelo Revo E Global S, homologado especialmente para o chassi Volvo
Características:
• Comprimento 12,58m
• Largura 2,55m
• Altura 3,64m
• Estrutura da carroceria desenvolvida de forma otimizada para receber as baterias no teto, utilização de aços e soldas especiais
• Teto e calhas de alumínio
• Materiais nobres e especiais nos acabamentos internos
• Duas portas pivotadas lado direito, dianteira e entre eixos
• Rampa manual para acesso de cadeira de rodas na porta entre eixos
• Dois espaços para cadeira de rodas
• Catraca entre as caixas de roda dianteiras
• Poltronas modelo City
• Capacidade para 26 passageiros sentados, 2 PCDs e 53 passageiros em pé, 81 passageiros no total
Crédito das imagens: Divulgação Volvo
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