Mais de 20 milhões de passageiros transportados marca celebração dos 2 anos de ativação do sistema BRT Sorocaba

29/08/2022

O BRT Sorocaba (BRTS) completa 2 anos de operação com mais de 20 milhões de passageiros transportados e a aprovação dos usuários dosistema. Ao longo deste período, foram mais de 846 mil viagens realizadas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da cidade.

Um transporte público de qualidade favorece uma sociedade como um todo e em Sorocaba não foi diferente. Antes do BRT, o transporte coletivo tinha uma estrutura limitada, veículos analógicos e pontos de parada simples. Com a chegada do BRT, andar de ônibus se tornou mais atrativo, tecnológico, confortável e seguro, possibilitando que o passageiro consiga programar o tempo de viagem e a espera do próximo ônibus via aplicativo Cittamobi.

A cidade ganhou mais dois novos terminais, o Vitória Régia e o São Bento, 22 estações distribuídas nos Corredores exclusivos Itavuvu e Ipanema, a revitalização de 91 pontos de parada e uma frota com 77 veículos, sendo superarticulados e padron. A nova infraestrutura disponibilizada ajudou a trazer o passageiro de volta para o transporte público proporcionando assertividade e conectividade durante os deslocamentos. Para todo projeto está previsto um investimento de R$ 450 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transporte).

Dados recentes daAssociação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) confirmam que 78% dos sorocabanos avaliaram que a chegada do BRT trouxe melhorias para os deslocamentos. E, quesitos como conforto e segurança superaram a marca de 88% de aprovação na opinião dos entrevistados.

Segundo Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, os serviços prestados transformaram a mobilidade urbana com a adesão de soluções tecnológicas, ativando uma operação com mais produtividade, redução de gastos e melhoria na gestão do transporte.

"Estamos em uma cidade que prioriza o transporte público e, para ampliar a capilaridade dos serviços, houve uma reorganização da malha de transporte. Por meio de soluções inteligentes de mobilidade, conseguimos otimizar o dia-a-dia dos passageiros para que ficassem menos tempo na espera e chegassem mais rápido aos seus destinos. Disponibilizamos passagens online com flexibilidade nos pagamentos e uma frota moderna. Para saber como tudo isso está sendo utilizado, procuramos sempre ouvir o feedback do passageiro. Isso ajuda na execução de melhorias constantes conforme a realidade local", explica Ferreira.

Para o futuro, a concessionária segue aperfeiçoando os serviços e, em paralelo, fará a construção do Corredor Oeste, terceiro e último previsto no projeto. Sendo este, ainda em análise técnica do projeto.

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