

Luanderson de Sousa conquista o título latino-americano do Desafio Mundial de Operadores CAT e vai à final em Las Vegas
A convite da Caterpillar, a Rádio Ônibus esteve na cobertura da grande final latino-americana com entrevistas exclusivas e bastidores do evento.

O talento brasileiro brilhou no topo do pódio. O piauiense Luanderson de Sousa conquistou neste sábado a grande final latino-americana do Desafio Mundial de Operadores CAT, uma competição que reúne os melhores operadores de máquinas pesadas do mundo em uma disputa de habilidade, precisão e controle.
Realizado sob o olhar atento de técnicos e engenheiros da Caterpillar, o desafio é reconhecido como o mais importante torneio de operadores de máquinas de construção do planeta, testando não apenas a destreza dos participantes, mas também sua concentração e domínio técnico em tarefas de extrema precisão.
Representando o Brasil com orgulho, Luanderson superou concorrentes de diversos países da América Latina e garantiu seu lugar entre os melhores do mundo. Sua performance chamou atenção pela agilidade e segurança nas manobras, confirmando o alto nível de preparo dos operadores brasileiros.

Durante a cobertura, Henrique Estrada, da Rádio Ônibus, conversou com Luanderson logo após ele concluir a última prova da competição. Ainda dentro do ambiente da arena e visivelmente emocionado, o operador falou sobre o desafio e a sensação de ter completado uma das etapas mais difíceis:
"Eu me senti um pouco emocionado, porque eu falei para os meninos que essa é a máquina com que trabalho no dia a dia. Coloquei uma meta para mim mesmo: com ela eu precisava dar o meu melhor, mostrar agilidade e fazer bonito. Graças a Deus consegui bater o recorde do operador anterior", contou Luanderson.
Durante a conversa, ele destacou também a dificuldade das provas e a importância do aprendizado:
"O mais complicado foi a parte do trilho. Faz mais de 12 anos que não operava uma máquina com caçamba multifuncional, então foi um desafio enorme. Mas tudo na vida é questão de desafios, e Deus colocou isso na minha vida para eu superar. Graças a Ele deu certo."
Luanderson, que obteve dois recordes de tempo durante o torneio — nas provas com trator de esteira e retroescavadeira —, falou sobre a expectativa para a final mundial em Las Vegas:
"Com fé em Deus, a gente vai. Foram mais de 25 mil inscritos em toda a América Latina, e estar entre os 12 melhores já é uma bênção. Só de chegar até aqui, eu já me sinto vitorioso."
A Rádio Ônibus, a convite da Caterpillar, esteve presente na cobertura da grande final, trazendo entrevistas exclusivas, bastidores e a emoção de cada etapa da disputa. A emissora mostrou de perto a energia dos participantes e a importância desse evento que celebra o talento e a precisão dos profissionais do setor.
O Desafio Global de Operadores CAT é mais que uma competição — é um símbolo de reconhecimento e valorização dos profissionais que movem o mundo. A cada edição, novas lendas surgem, mostrando que o trabalho com máquinas pesadas é também uma arte que exige dedicação, técnica e paixão.


Chile estreia nova geração de caminhões Volkswagen

Volare entrega cinco novos micro-ônibus à Master Locações e Turismo, do Rio Grande do Norte

IVECO BUS assina três importantes acordos com a Île-de-France Mobilités, na França, para frota de ônibus 100% limpa

Volkswagen Caminhões e Ônibus entrega soluções que deixam legado na COP30

