Linhas do Expresso deixam de atender Estação Pedro II e passam a trafegar em trecho da Avenida do Estado em ambos os sentidos

14/02/2023


Embarque e desembarque na parada Pedro II serão feitos do lado de fora, sob a passarela da estação. Medida de segurança foi tomada pela SPTrans após identificar alteração em novo trecho da estrutura.

A SPTrans informa que as cinco linhas de ônibus do Expresso Tiradentes deixarão de atender aos passageiros no interior da estação Pedro II, a partir da 0h desta quarta-feira, 15 de fevereiro, e passarão a trafegar provisoriamente pela Avenida do Estado, entre a parada Pedro II e Ana Neri, tanto no sentido bairro quanto no sentido centro.A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) acompanha a evolução das alterações detectadas na pista do Expresso Tiradentes no último dia 28. Os dados colhidos nesse período apontaram movimentação também na mureta de separação das pistas. Por esse motivo, para garantir a segurança de motoristas e passageiros, o trecho interditado foi estendido.Os técnicos da Siurb estão avaliando a melhor estratégia de recuperação do viário. A recuperação exigirá um trabalho delicado de engenharia, uma vez que envolve veículos de grande porte e carga, passageiros, além de estar localizada às margens do Rio Tamanduateí.A SPTrans decidiu fazer o desvio e a transferência do atendimento ao passageiro para a via como medida preventiva, após identificar o surgimento de uma alteração em novo trecho da pista do Expresso Tiradentes, próximo à estação Pedro II, sentido bairro.A partir desta quarta-feira (15/2), os passageiros que costumam utilizar a parte interna da estação Pedro II do Expresso Tiradentes deverão embarcar e desembarcar nos pontos provisórios instalados junto à passarela da estação, na própria Avenida do Estado, em ambos os sentidos. Técnicos da SPTrans e da Sociam estarão à disposição dos passageiros para orientar no embarque e desembarque.É importante destacar que, com as medidas adotadas, não há risco ao passageiro que utiliza o Expresso e que toda a operação, tanto de auxílio ao usuário quanto de monitoramento do viário, está sendo feita pelas equipes técnicas da SPTrans. 

Como é o desvio

Para garantir a fluidez do transporte público pela Av. do Estado, entre o Parque Dom Pedro II e a Praça Alberto Lion, enquanto durar a interdição do Expresso Tiradentes, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou uma operação de trânsito que vai permitir a utilização, pelos ônibus, da pista expressa da Av. do Estado no sentido Ipiranga. Os ônibus vão compartilhar essa faixa tanto no sentido bairro quanto no sentido centro. A operação dos ônibus será monitorada integralmente pelos agentes da SPTrans.Agentes de trânsito vão monitorar a via e o entorno para resguardar a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego. Também serão utilizados Painéis de Mensagens Variáveis para auxiliar na orientação dos motoristas.O bloqueio para o acesso de veículos à pista expressa da Av. do Estado, sentido Ipiranga, será montado sob o Viaduto Antônio Nakashima. A partir do Viaduto da Ligação Leste-Oeste, será feito o compartilhamento da pista expressa entre veículos leves e os ônibus. O motorista poderá optar por continuar na pista local.

Comunicação ao usuário

A população está sendo informada das mudanças pelo site da SPTrans, posts em suas redes sociais e avisos sonoros na Estação Mercado e Terminal Sacomã, banners e faixas nas estações do Mercado e Parque D. Pedro. Além disso, as equipes da SPTrans e funcionários da Socicam estão dando orientações aos passageiros sobre a mudança.
O corredor exclusivo é composto por sete estações: Pedro II, Ana Neri, Alberto Lion, Clube Atlético Ypiranga, Nsa. Sra. Aparecida, Grito e Dianópolis; e três terminais: Sacomã, Mercado e Vila Prudente.O Expresso Tiradentes possui 9,7 km de vias, por onde circulam as linhas 5105/10 Term. Mercado - Term. Sacomã; 5109/10 Term. Mercado - Term. Vila Prudente; 5110/10 Term. Mercado - Term. São Mateus; 5110/21 São Mateus - Term. Mercado e 5110/23 Jd. Planalto - Term. Mercado.

Posts mais recentes em nosso blog

Seja o primeiro a ler as novidades!

No dia 28 de novembro, a capital paulista sediará o Seminário Técnico/Jurídico do SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), entidade que representa as empresas de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros no estado. Com o tema "Transporte Rodoviário de Passageiros: a sustentabilidade...

google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU