Lat.Bus 2024 foi palco de grandes negócios e muitas novidades

13/08/2024

Ônibus elétricos, inovações tecnológicas, novidades em peças, acessórios e serviços, além de grandes fóruns de discussão marcaram a Lat.Bus 2024

A Lat.Bus 2024 foi um sucesso de público, superando as expectativas da organização. Em três dias de evento, cerca de 22 mil pessoas, entre visitantes, convidados, profissionais do setor e empresas participantes estiveram no São Paulo Expo, na capital paulista. Mais de 150 marcas apresentaram as principais lançamentos e tendências para o setor de mobilidade e transporte coletivo de passageiros.

"Nossa proposta era reunir todos os players ligados ao transporte de passageiros e mobilidade, e os empresários de todos os segmentos – urbano, rodoviário e fretamento – em um grande evento. A Lat.Bus se consolidou como um hub latino-americano para o setor", comentou Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, empresa organizadora da feira.

O evento ocupou dois pavilhões, a maioria das salas do mezanino – utilizadas para abrigar eventos paralelos com diferentes conteúdos –, além de uma área externa de 'demo drive', totalizando aproximadamente 30 mil metros quadrados. Para 2026, está definido que essa área será ampliada. "Já estamos planejando a próxima edição da Lat.Bus. E com certeza, será inda mais grandiosa, com um ambiente de negócios aquecido", afirma Marcelo Fontana.

SEMINÁRIO NTU-

Além dos produtos e serviços apresentados pelas fabricantes de chassis, carrocerias, peças, acessórios e provedores de tecnologia, a Lat.Bus 2024 se destacou pelo nível elevado dos encontros temáticos. O Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aconteceu nos dias 6 e 7 de agosto, abordando temas fundamentais para o setor como queda no fluxo passageiros, tarifa social, governança, tecnologia e eletrificação.

Um dos pontos altos do seminário foi a apresentação do Anuário NTU 2023-2024, com 11 indicadores que explicitaram o desempenho e os desafios do setor de transporte público por ônibus em nível nacional, quanto a operação, insumos e custos. Segundo o anuário, entre 2014 e 2023, o transporte público por ônibus no Brasil perdeu 44,1% dos passageiros equivalentes (pagantes).

FÓRUNS -

Uma das atrações do terceiro e último dia da Lat.Bus foi o Fórum do Transporte Sustentável, que discutiu os caminhos para a descarbonização do transporte de passageiros, a contribuição do transporte de passageiros na construção de cidades mais limpas, ESG na mobilidade urbana e no transporte de passageiros, a visão das entidades sobre essa jornada, o papel da eletrificação no transporte sustentável, e a eletromobilidade no transporte de passageiros: experiências práticas.

A Oficina de Tecnologia teve como tema central "Tecnologia a Serviço de uma Mobilidade mais Humana". Profissionais das principais provedoras de tecnologia dedicada ao transporte coletivo urbano participaram do encontro e apresentaram as mais relevantes tendências da atualidade em termos de softwares, hardwares e outras ferramentas e inovações tecnológicas. Também ocorreu um evento promovido pela Abrati, com palestras sobre impactos econômicos e oportunidades no setor de transporte, com o economista Ricardo Amorim.

A Lat.Bus 2024 também sediou uma reunião extraordinária do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. Três painéis foram desenvolvidos, todos coordenados por Valdeci Fogaça de Oliveira, presidente do Fórum Paulista e diretor-presidente da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília–SP (EMDURB).

LANÇAMENTOS EM CHASSIS E CARROCERIAS

Chassi elétrico articulado eO500UA da Mercedes-Benz: a versão articulada do conhecido eO500U de piso baixo, que foi desenvolvido para carrocerias de 18 metros e capacidade para 120 passageiros para o transporte urbano. As baterias NMC3 prometem autonomia de 200 até 300 km.

Híbrido elétrico-etanol da Volare: no dia em que celebrou 75 anos de operação, a Marcopolo revelou uma das grandes novidades da Volare: o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O veículo está em fase de testes, mas começará a ser produzido em 2025, com comercialização prevista para 2026. O modelo está equipado com um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender, que permite recarregar as baterias por meio de um grupo gerador com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol.

Ônibus conceito elétrico da Iveco Bus: o chassi conceito 17-E BEV flexível, que pode ter carroceria de 10m a 12,50 metros e a eDaily Minibus na configuração 5,7 metros e teto baixo. O chassi conceito 17-E BEV tem desenvolvimento 100% nacional – com baterias e e-motor fornecido por parceiro –, e é focado para a realidade da operação brasileira. O modelo é derivado do chassi de 17 toneladas, que além da opção a gás, agora conta com a versão eletrificada.

Volksvagen destacou o e-Volksbus: o veículo elétrico utiliza arquitetura modular, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros, configuração que permite dividir o veículo em três módulos: frontal, central e traseiro. A autonomia do e-Volksbus é de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Ônibus elétrico Volvo BZR: o ônibus elétrico piso alto modelo padron BZR (Bus, Zero Emission, Rear), lançado recentemente na Europa, complementa a sua plataforma de ônibus urbanos elétricos para suprir a demanda do mercado brasileiro e da América Latina – o outro modelo é o BZL (Bus, Zero Emission, Low) com piso baixo lançado na última Lat.Bus.

Família NB1 da Busscar: Além dos modelos Vissta Buss 345 e Vissta Buss 365, da família NB1, a Busscar apresentou o Panorâmico DD da família NB1. Busscar anunciou que vai iniciar a produção do seu novo ônibus rodoviário, no primeiro trimestre de 2025.

Irizar i6s Efficient: o modelo rodoviário Irizar i6S Efficient, lançado no mercado latino-americano, foi desenvolvido especialmente para as condições de operação da região. Com o novo modelo, o consumo e as emissões foram reduzidos em até 13% e o coeficiente aerodinâmico em 30%.

Ônibus elétrico Scania: o chassi elétrico 4×2 que será oferecido em duas versões: com quatro pacotes de bateria, sendo três na dianteira e um na traseira, que garante 416 kWh. E outro modelo com cinco pacotes de bateria, quatro na dianteira e um na traseira, chegando a 520 kWh. O motor EMC 1-2 do tem 238 quilos e torque de um motor diesel de 400 cv de potência. A autonomia deste ônibus é de 300 km em condições severas: com ar-condicionado ligado, máximo de capacidade e operação em terreno irregular.