Grupo JCA reforça a importância do uso do cinto de segurança em campanha do Maio Amarelo

18/05/2023

Para incentivar um trânsito mais seguro em sua campanha Maio Amarelo, as Viações Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, que são ad! ministradas pelo Grupo JCA e consideradas algumas das principais companhias de transporte rodoviário de passageiros do país, estão distribuindo pílulas de conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança por todos, de motorista a passageiros, durante as viagens de ônibus. As mensagens estão em todos os canais de comunicação internos e externos das companhias, e são reforçadas ao longo do Diálogo Diário de Segurança, treinamento realizado junto aos motoristas.

"Nossos motoristas são orientados todos os dias do ano sobre os protocolos de segurança e essas recomendações são repassadas aos passageiros antes do início de cada viagem. Nesta edição do Maio Amarelo, reforçaremos que o uso do cinto de segurança não é apenas obrigatório, como também indispensável durante todo o trajeto. Mesmo quando o passageiro estiver dormindo, é importante que faça uso deste item. Parece algo simples, mas faz uma diferença enorme na segurança das viagens e é um movimento capaz de salvar vidas em casos de acidentes", explica Leandro Zulião, diretor Comercial e Operacional do Grupo JCA.

Investimento em tecnologias inteligentes e em capacitação torna viagens mais seguras

A tecnologia é uma grande aliada nas operações dos veículos do Grupo JCA. Vale destacar o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) - um conjunto de equipamentos que auxiliam o motorista durante a condução. Um bom exemplo é o de frenagem automática. Por meio de sensores, câmeras e radares, é possível identificar a presença de objetos, pessoas e animais no meio da estrada. Caso o motorista não tome nenhuma atitude para reduzir a velocidade, o ônibus começa a frear de maneira autônoma para evitar uma colisão. Também faz parte do ADAS o alerta de correção de saída de faixa do veículo.

Apesar da série de equipamentos tecnológicos contribuírem para uma condução mais segura, eles têm o objetivo apenas de auxiliar o motorista a ter um desempenho ainda melhor ao volante. Investir na capacitação desses profissionais, trazendo novas percepções em relação à direção e ampliar suas habilidades, são fatores fundamentais, que o Grupo JCA investe constantemente, para uma condução ainda mais segura, que incrementam a experiência dos clientes.

Outro ponto importante do Grupo JCA é a infraestrutura oferecida aos profissionais. Pensando em empresas regulares, o motorista possui uma carga horária definida, com paradas obrigatórias e garagens com estrutura para descanso, bem-estar e saúde.

Movimento Maio Amarelo completa 10 anos

O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito do Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito. Além de mobilizar toda a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano. A campanha completa 10 anos em 2023 e a edição deste ano tem como mote "No trânsito, escolha a vida".


google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU