GOVERNADOR DO PARÁ VISITA ELETRA E CONHECE FUTUROS ÔNIBUS ELÉTRICOS DO BRT DE BELÉM
40 e-Bus serão entregues no segundo semestre
O governador do Pará Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan
visitaram a fábrica da Eletra, na sexta (2/02), para conhecer os ônibus
elétricos que atenderão a região metropolitana de Belém.Serão 40 e-Bus 100% brasileiros da Eletra, que integrarão o BRT da
região metropolitana da capital paraense. Eles têm 12,1m (Básico), piso
alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de
até 250km.Os veículos são zero emissão de poluentes, silenciosos, confortáveis, com ar-condicionado, wi-fi e USB para carregar celulares.Durante uma viagem no e-Bus, dirigido pela presidente da Eletra, Milena
Romano, o governador e sua vice puderam experimentar o veículo."Estou aqui, com a vice-governadora Hana, visitando a fábrica da Eletra,
fábrica 100% nacional, que produz ônibus elétrico 100% brasileiro,
indústria brasileira, que gera empregos no país", disse o governador."Aqui nós compramos os ônibus do BRT, os primeiros ônibus elétricos zero
emissão, que atenderão os municípios da região metropolitana: Belém,
Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do
Pará"."Já no início segundo semestre, nossos ônibus começarão a chegar ao BRT
Metropolitano promovendo a integração do transporte e proporcionando
qualidade na mobilidade.""Belém está se preparando, com sustentabilidade, para a COP30, em 2025.
Em respeito às pessoas, estamos cuidando do transporte coletivo na
região metropolitana", completou Barbalho.Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra,
carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas
empresas brasileiras – e chassis Mercedes Benz, fabricados em
São Bernardo do Campo (SP).LINHA COMPLETA
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha
de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com
tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes
características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e
latino-americanas.E mais o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede
aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT
(bus Rapid Transit).Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com
algumas das principais empresas de transporte público sustentável no
Brasil.
- 10m – Midi (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).
- 12,1m – Básico (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 12,5m (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 12,8m – Padron (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 15m (chassi Scania, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG);
- 21,5m – Articulado (chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio, motores elétricos e baterias WEG).