

Fórum de Fretamento discute tributação, leis trabalhistas e futuro do setor
A Rádio Ônibus acompanhou o evento e trouxe entrevistas com líderes do setor, advogados e empresários.
O 1º Fórum de Fretamento realizado em São Paulo reuniu empresários, advogados, sindicatos e especialistas para discutir os principais desafios e oportunidades do setor. Entre os temas abordados estiveram a reforma tributária, a legislação trabalhista, a segurança operacional e a representatividade política do segmento.
O presidente do Sindicato Transfretur, Jorge Miguel, destacou que o fretamento enfrenta dificuldades significativas, principalmente por conta da falta de representatividade em Brasília. Ele reforçou a importância de iniciativas como o comitê tributário mensal e os plantões de atendimento online do sindicato, que buscam orientar empresas e minimizar impactos. Jorge também apontou problemas operacionais, como o aumento nos casos de roubo de tacógrafos, que prejudicam a operação das empresas.
Em seguida, o presidente da Fresp, Milton Zanca, ressaltou a relevância do fórum como espaço de diálogo entre empresários, sindicatos e poder público. Zanca destacou que a reforma tributária trará custos adicionais para o setor e reforçou a necessidade de conscientização e união das empresas para enfrentar os desafios.
Os advogados Roxeli Martins e Maurício Stefani, especialistas em tributação, explicaram que o fretamento pode sofrer aumentos significativos na carga tributária e alertaram para a importância de avaliar cuidadosamente fornecedores e créditos fiscais. Eles indicaram estratégias jurídicas e políticas para reduzir impactos da reforma e recomendam planejamento estratégico para garantir a sustentabilidade financeira das empresas.
O advogado Joel, especialista em legislação trabalhista, comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal relativa ao intervalo interjornada e como ela afeta o fretamento. Ele enfatizou que o setor precisa negociar coletivamente regras adaptadas às suas operações, garantindo segurança jurídica e respeito à realidade do transporte privado de passageiros.
O diretor da empresa de turismo do Rio de Janeiro, Jailson Medeiros, recém-ingressado no fretamento, destacou a importância do fórum para compreender o segmento, trocar experiências e se preparar para os impactos da reforma tributária e da legislação trabalhista.
Por fim, o advogado Adilson, assessor jurídico da CNTTT e FTTRESP, trouxe a perspectiva dos motoristas. Ele ressaltou a necessidade de garantir a saúde e a segurança dos profissionais, alertando para os riscos de patologias psicossociais e defendendo soluções negociadas entre trabalhadores, empresas e Judiciário.
O evento mostrou que o fretamento é um segmento estratégico para a mobilidade urbana e corporativa, mas que precisa de união, planejamento e representatividade para enfrentar os desafios tributários, trabalhistas e operacionais que se apresentam.


Volkswagen 18.320 SH: eficiência, conforto e baixo custo operacional

Liminar protege operadoras irregulares contra resolução da ANTT, que aumenta penalidades para o transporte clandestino, 4 dias depois de acidente deixar 11 mortos

Marcopolo encerra Lat.Bus 2026 com mais de 300 ônibus comercializados e foco em soluções para a mobilidade

Volvo amplia linha elétrica com BZR 6x2 para ônibus de até 15 metros

Marcopolo Motorhome promove road show NOMADE On The Road em Porto Alegre

Massey Ferguson apresenta novo trator na Expointer voltado aos pequenos e médios produtores

Eletra reforça aposta na eletrificação com R$ 270 milhões em investimentos

